Buscar

Concepção Alfabética e Ortográfica.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Concepção Alfabética e Ortográfica 
· Trata-se de um novo desafio conhecer o sistema ortográfico da sua língua a partir do momento que vier a compreender as relações básicas entre letras e sons. 
· Partimos da hipótese de que a aprendizagem da língua escrita que pode ser vista em termos de uma aquisição sequencial, caracterizada pela progressão na construção de conhecimento, essa progressão estaria determinada por sua vez, pelos diversos graus de complexidade que caracterizam os diferentes aspectos do objeto a ser conhecido ou seja, a linguagem escrita.
· Princípios do sistema alfabético
· O sistema alfabético de escrita tem relação com a pauta sonora (correspondência grafofônica) e não com as propriedades dos objetos ou conceitos (tamanho, cor ou formato).
· São utilizados símbolos convencionais para a escrita dos textos verbais. 
· Na escrita alfabética, a correspondência entre a escrita e a pauta sonora é realizada predominante entre grafemas e fonemas e não entre grafemas e sílabas.
· A ordem em que as letras aparecem na escrita corresponde a ordem em que os fonemas são pronunciados na pauta sonora. 
· Toda a sílaba contém uma vogal 
· As letras podem representar um mesmo fonema através de letras diferentes.
· A direção predominante da escrita é a horizontal.
· O sentido é da esquerda para direita. 
· Classificação dos erros ortográficos (Zorzi,1998)
· Representação múltipla: Ocorre quando os sons podem ser representados por diversas letras ou uma só letra pode representar mais do que um som. 
· Apoio na oralidade: Escrever palavras do modo como são pronunciadas. (Até a 3° série)
· Omissões: Ausência de letras que deveriam estar compondo as palavras. (2° série)
· Junção-separação indevida de palavras: As crianças usam padrões de oralidade para segmentar a escrita quando não estão seguras a respeito do ponto em que a palavra inicia e do ponto em que termina (1° série- deremte)
· Confusão entre AM x ÃO: Ambas as terminações são pronunciadas da mesma forma, daí a tendência da troca (1° série)
· Generalização: Um conhecimento gerado em uma determinada situação é estendido a outras com as quais a criança vê alguma semelhança.( fugiu- fugio)
· Trocas envolvendo substituições entre letras que representam os fonemas surdos e sonoros: Trocas envolvendo pares mínimos (machucado- machugado, tijolo-ticholu)
· Acréscimos de letras: A criança tende a acrescentar letras que habitualmente não faziam parte da palavra (falava- falalava, vivem- viveim). 
· Inversões: Alterações no que diz respeito a posição das letras. ( p/q – d/b). 
· Confusões entre letras parecidas: A criança manifesta confusões de letras que apresentam traçados semelhantes. ( maça-naça)
· Assim o resultado da pesquisa tem mostrado que os erros fazem parte da aprendizagem, revelando hipóteses que as crianças vão gradativamente construindo para chegar no conhecimento aprofundado sobre a escrita.
· A aprendizagem da ortografia não se dá de modo linear mas podem apresentar sequência da menor para a maior complexidade.
· Apropriação progressiva do sistema ortográfico
· Construção da hipótese alfabética - domínio da posição da letra no espaço gráfico - diferenciação do traçado das letras - noção de tonicidade e sílaba tônica - desenvolvimento de procedimentos de segmentação de blocos sonoros em palavras- Procedimentos de segmentação das palavras- a descoberta que fala e escrita são diferentes – a compreensão da possibilidade de representação múltipla das alternativas da escrita- consciência da letra e seu valo sonoro – correspondência letras/sons deve ser precisa – Consciência fonológica.
· Domínio da posição da letra no espaço gráfico
· Compreensão da posição em que a letra deve ser traçada no papel.
· A direção e linearidade da escrita já estavam dominadas.
· Domínio relativo quanto a posição exata da letra dentro da palavra.

Outros materiais