Buscar

Psicogênese da Escrita.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aquisição da linguagem escrita
Introdução
· Trata-se do estudo do desenvolvimento da escrita e sua relação com os fonemas, processamentos textuais da escrita, aspectos biopsicossociais que podem interferir na aprendizagem da mesma. 
· No contexto histórico, a caça determinava a lateralidade hemisférica de domínio, em destro ou canhoto, para o alcance do alfabeto conhecido por nos hoje em dia, foram cerca de 3 mil anos até o alfabeto com 23 letras.
· Psicogênese da escrita: 
· Para a compreensão dos transtornos de linguagem escrita, deve-se: Considerar a relação da escrita e da fala e suas diferenças quanto ao grau de complexidade e processamento, além de considerar a inter-relação existente entre as modalidades oral e escrita da linguagem e os aspectos que podem torna-las fenômenos independentes.
· Pode-se assim, refletir sobre a construção do discurso escrito, que pressupõe tanto a compreensão do processamento das palavras isoladas, quanto dos aspectos discursivos propriamente ditos.
· Existem condições para a aprendizagem da leitura e da escrita: Coordenação global motora, e coordenação fina, coordenação óculo-manual, esquema corporal, lateralidade hemisférica, noções espaço-temporais, desenvolvimento da capacidade metafonologicas.
· O princípio da dualidade (De Francis), o sistema logográfico, sistema silábico e alfabético, morfemas, sistemas fonográficos, são as necessidades para ler e escrever, tanto na aprendizagem quanto para uma boa escrita.
· Os sistemas de escrita de modos diversos e nem sempre perfeitos, baseiam-se na linguagem oral, fato que tem importante implicações em como a escrita e a ortográfica sendo processos cognitivos humanos gerais funcionam. 
· O sistema escrito se relaciona com o sistema falado com diferenças de: Codificação, que se trata da produção da fala em si (output), envolvendo processos de aquisição de informações das regras de significação da língua, memorias, sintáticas, semânticas, e fonológicas, além de ter como base de aprendizado da ortografia correta das palavras, mesmo sendo estes irregulares. 
· Já a Decodificação trata-se da compreensão da palavra e sua interpretação (INPUT), sendo necessário conhecimento ortográfico, além de associar-se a aquisição de informações dos fonemas da língua.
· Tipos de Ortografia
· A ortografia rasa ou transparente é aquela visível e facilmente entendível pela maioria das pessoas, tendo geralmente o uso de palavras regulares, como: Tinta, lata, batata, da forma que falamos, escrevemos. 
· Já a ortografia profunda ou opaca, trata-se de palavras de um pouco mais difícil entendimento sendo essas palavras irregulares, como: Mecha, exceção, excelente, assessoria. A forma que falamos, varia na forma que escrevemos. A dificuldade das palavras irregulares ou ortografia opaca, trata-se do não conhecimento ou ainda não aprendizado da ortografia correta, esses entendimentos surgirão com a pratica da escrita. 
· A leitura e a escrita partem do ensino formal sendo tratada como uma representação alfabética do caracter abstrato, sendo a fala uma aprendizagem informal, desenvolvida de foram socioculturais, não planejada. Kato defende assim como todos os outros pensadores que a fala e a escrita são isomórficas e monta o sistema de: Fala l – Escrita l – Escrita ll- Fala ll.

Outros materiais