Buscar

Questões de Epidemiologia- Vigilância em Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Departamento de Enfermagem 
www.uern.br 
EPIDEMIOLOGIA E ENFERMAGEM 2020.1
EXERCÍCIO VIGILÂNCIA
DISCENTE: ANA BEATRIZ MARQUES FONSECA
1. (Instituto Excelência/Prefeitura de Monte Azul Paulista SP/2016) - São consideradas áreas de Vigilância em Saúde: 
a) Observação e análise permanentes da situação de saúde da população. 
b) Monitoramento e avaliação integrada. 
c) Promoção, prevenção e controle de doenças e agravos em saúde. 
d) Nenhuma das alternativas.
2. (Instituto Quadrix - 2018 - Conselho Regional de Enfermagem - RS (COREN/RS) - Assistente Técnico) - O conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos, denomina‐se
a) vigilância sanitária.
b) vigilância epidemiológica.
c) saúde do trabalhador.
d) saneamento básico.
e) assistência terapêutica integral.
3. A operacionalização da vigilância epidemiológica compreende um ciclo de funções específicas e intercomplementares, desenvolvidas de modo contínuo, permitindo conhecer, a cada momento, o comportamento da doença ou agravo selecionado como alvo das ações, para que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia. Não constitui função da vigilância epidemiológica a(o) 
a) auditoria dos custos dos pacientes através do fluxo na rede de atenção à saúde. 
b) recomendação das medidas de prevenção de agravos e controle apropriadas. 
c) processamento de dados coletados. 
d) avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas. 
e) divulgação de informações pertinentes.
4. (Fundação Municipal de Saúde do Piauí - PI (FMS/PI) 2017) - A vigilância em saúde está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador. Assinale a alternativa que contém informação INCORRETA sobre os tipos de vigilância em saúde:
a) Vigilância em saúde do trabalhador - caracteriza-se como um conjunto de atividades destinadas à promoção e proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
b) Vigilância epidemiológica - conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde.
c) Vigilância sanitária - abrange desde o controle de bens de consumo direta ou indiretamente relacionados à saúde (incluindo as etapas e processos da produção ao consumo) até o controle da prestação de serviços direta ou indiretamente relacionados à saúde.
d) Vigilância epidemiológica - conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva.
e) Vigilância em saúde ambiental - monitora fatores que podem interferir na saúde humana como: água para consumo humano, ar, solo, desastre naturais, substâncias químicas, acidentes com produtos perigosos e fatores físicos.
5. (Prefeitura de Guarani - MG 2019) - A formulação, o acompanhamento e a avaliação da Política Nacional de Vigilância Sanitária e das diretrizes gerais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária são competências da União, sendo exercidas pelo(a)
a) Ministério da Saúde.
b) Sistema Único de Saúde.
c) Fundação Nacional de Saúde.
d) Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
6. (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - CREMERJ - RJ (CREMERJ/RJ) 2019) - São características da Vigilância Sanitária as atividades educativas e repressivas, em relação ao seu objeto de ação, isto é, em relação aos prestadores ou produtores. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. A atividade educativa deve ser exercida apenas por meio das fiscalizações;
II. A atividade repressiva, inerente ao seu poder de polícia, deve ser exercida durante as fiscalizações quando forem constatadas irregularidades que possam gerar danos à saúde dos indivíduos ou da comunidade;
III. Em relação às infrações, é considerada uma circunstância agravante ter o infrator sofrido coação, a que podia resistir, para a prática do ato; 
IV. Para a imposição da pena e a sua graduação, a autoridade sanitária levará em conta: as circunstâncias atenuantes e agravantes; a gravidade do fato, tendo em vista as suas consequências para a saúde pública e os antecedentes do infrator quanto às normas sanitárias.
Estão corretas:
a) Apenas as afirmativas I e IV
b) Apenas as afirmativas II e III;
c) Apenas as afirmativas I, II e III;
d) Apenas as afirmativas II e IV.
7. (Instituto Lauro de Souza Lima - SP (ILSL/SP) 2013) - Entende-se por vigilância sanitária:
a) as ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.
b) entidades que representam os entes municipais, no âmbito estadual, para tratar de matérias referentes à saúde, desde que vinculados institucionalmente ao Conasems, na forma que dispuserem seus estatutos.
c) o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
d) a universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
8. (Prefeitura de Criciúma - SC 2014) - A Investigação epidemiológica, realizada a partir de casos notificados e seus contatos, tem por principais objetivos:
1. Identificar o agente etiológico causador da doença.
2. Observar dados sobre a frequência usual da doença, relacionados a pessoas, lugar e tempo, no intuito de confirmar a existência de um surto ou epidemia.
3. Conhecer o modo de transmissão, incluindo veículos e vetores que possam estar envolvidos no processo de transmissão da doença.
4. Identificar a população susceptível que esteja em maior risco de exposição ao agente para proceder às medidas específicas de controle e à estratégia para a sua aplicação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) É correta apenas a afirmativa 1.
b) É correta apenas a afirmativa 2.
c) São o corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
d) São o corretas apenas as afirmativas 1,3 e 4.
e) São o corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Leia a notícia abaixo e responda as questões 9 e 10.
Mais de mil pessoas em todo o Japão afirmaram ter ficado doentes por consumir alimentos congelados contaminados com pesticidas, anunciou nesta quarta-feira (8) uma agência de notícias do país. Até terça-feira foram registrados 360 casos, mas desde que a imprensa divulgou a notícia foram feitas novas denúncias e o número de vítimas cresceu rapidamente. No fim de dezembro, a filial Aqlifoods do grupo japonês Maruha Nichiro Holdings apontou a presença inexplicada de um pesticida chamado Malathion em diversos produtos congelados confeccionados em uma fábrica da cidade de Gunma, a noroeste de Tóquio. Vários clientes detectaram um odor estranho em alimentos, sobretudo em croquetes e pizzas, e avisaram a empresa. Os alimentos foram retirados da venda, mas pessoas que os ingeriram foram afetadas. Um bebê de nove meses precisou ser hospitalizado de urgência depois de ter comido os croquetes contaminados. No total, mais de 1.000 pessoas de quase todas as cidades do Japão apresentaram sinais de diarreia, vômito e outros transtornos.(G1, 2014).9. Considerando a importância do trabalho da vigilância em saúde, de acordo com a situação apresentada na notícia que setor (vigilância) deve ser acionado. 
a) Vigilância sanitária
b) Vigilância epidemiológica
c) Vigilância ambiental
d) Vigilância em saúde do trabalhador
10. É possível articular os diferentes setores da vigilância em saúde diante de uma situação como apresentada na notícia. Quais vigilâncias estariam articuladas nesse caso? 
a) Vigilância sanitária e Vigilância ambiental
b) Vigilância epidemiológica e Vigilância sanitária
c) Vigilância ambiental e Vigilância epidemiológica
d) Vigilância em saúde do trabalhador e Vigilância sanitária
e) Todas as vigilâncias

Outros materiais