GUERRA FRIA
A Guerra Fria foi um período em que houve tensão geopolítica entre os Estados Unidos e a União Soviética. Tudo começou após o fim da Segunda Guerra Mundial, que teve a derrota da e a vitória dos EUA e da Rússia (União Soviética). Os Estados Unidos foi um país que lucrou muito com a vitória e se tornou uma grande potência econômica e a Rússia, por ter seu território poupado durante a guerra, se tornou uma grande área de influência na Europa.
O marco do conflito se deu com a Doutrina Truman, que era um conjunto de medidas políticas que buscavam afastar a União Soviética economicamente e reduzir a sua influência global. A URSS então criou as próprias medidas para driblar a situação, como o Comecon e o Kuominform.
A Guerra Fria também foi marcada pelo desenvolvimento de blocos e alianças militares e econômicas. Em maior parte, foi os EUA quem o fez para tentar frear a expansão do socialismo. O bloco mais importante que foi criado foi a OTAN em 1949 e em resposta foi criado pela URSS o Pacto de Varsóvia.
O fim da Guerra Fria foi acontecendo aos poucos. A URSS já apresentava sinais de fraqueza tanto pelos conflitos internos como pelo gasto militar para tentar se equiparar com os EUA. O fim começou a aparecem em 1985 quando Mikhail Gorbachev subiu ao poder e implementou reformas na economia do país que não agradou muito a população, mas entenderam ser o melhor.
Dessa forma, depois da queda do Muro de Berlim em 1989 e a assinatura do Acordo de Minsk em 1991 a Guerra Fria chegou ao fim.