Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
1ª GUERRA MUNDIAL

Pré-visualização|Página 1 de 1

1ª GUERRA MUNDIAL

A Primeira Guerra Mundial foi um marco no século XX e foi um conflito bélico global centrado na Europa que começou em 1914 e durou até 1918. A guerra teve a participação de grande potências. As causas envolvem uma série de acontecimentos que vinham desde o século XIX como rivalidades econômicas, tensões nacionalistas, alianças e etc.

Com esse quadro de tensões e rivalidades, as nações se dividiram entre Tríplice Entente formada por Rússia, Grã Bretanha e França, e a Tríplice Aliança formada por Alemanha, Áustria Húngara, Império Otomano e Itália. Após o estopim da guerra, a Itália resolveu se retirar da Tríplice Aliança e aderiu a Tríplice Entente em 1915. Além desses países, muitos outros participaram, como o Brasil e Estados Unidos ao lado da Tríplice Entente e da Bulgária ao lado da Tríplice Aliança.

Os combates da guerra aconteceram em sua maior parte no continente europeu mas também tiveram batalhas no Oriente Médio.

A guerra foi dividida em duas fases, a primeira em 1914 como Guerra de Movimento e a segunda de 1915 a 1918 como Guerra de Trincheiras. A Primeira Guerra se encerrou com a derrota das tropas da Tríplice Aliança.  


Quer ver o material completo? Crie agora seu perfil grátis e acesse sem restrições!