Buscar

Problemas de Metalurgia dos Não Ferrosos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Met132 – Metalurgia dos não ferrosos II
Prof. Victor de Alvarenga Oliveira 
DEMET - EM - UFOP
Considerando os componentes principais do ar: nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e argônio (1%). Calcule a densidade do ar seco e do ar com teor de água de 4% à pressão de 105Pa e temperatura de 298K. (Dados: N = 14g, O = 16g e Ar = 40g, R = 8,314)
Quais são os principais tipos de reatores utilizados para a secagem. Quais são utilizados pelas indústrias metalúrgicas.
O que é umidade relativa do ar?
Qual é o valor da pressão de vapor da água à 50oC?
Até quantos gramas de ar podem estar contidos em uma estufa com 1m3 de volume, à 50oC?
Até quantos gramas de água podem ser extraídos de um material úmido por 1m3 de um gás à temperatura de 50oC, porém com umidade relativa de 60%? 
Até quantos gramas de água podem ser extraídos de um material úmido por 1m3 de gás à temperatura de 70oC, porém já com uma umidade relativa de 60%?
Até quantos gramas de água podem ser extraídos de um material úmido por 1m3 de gás à temperatura de 70oC, porém já com uma umidade relativa de 80%?
Utilizando a equação de Tetens, determine a pressão de vapor saturado para a água a temperatura de 10, 20, 30 e 100oC. Utilizando a equação de Clausius-Clapeyron determine a pressão de vapor da água nas mesmas temperaturas. 
A temperatura de bulbo seco e de bulbo úmido de um psicrômetro são 28 e 22oC, respectivamente. A pressão atmosférica é de 0,94(105Pa. Qual é o volume de vapor de água que deve ser evaporado para saturar 1m3 de ar? 
 Em um secador de soleiras múltiplas, à temperatura de 90oC, coloca-se 1 tonelada de um concentrado oxidado de níquel com 10% de umidade. A fase gasosa adicionada no secador possui umidade relativa de 5%. Determine o volume de fase gasosa necessária para secar o material. 
 Um sólido é seco em um secador de bandeja em condições de secagem constantes. Sete horas são necessárias para reduzir o conteúdo de umidade de 35 para 10%. O conteúdo crítico de umidade para o material é de 20% e a umidade no equilíbrio é de 4%. Assumindo que a velocidade de secagem durante o período de queda de velocidade de secagem (falling-rate) é proporcional ao conteúdo de umidade livre, determine o tempo necessário para secar a amostra do mesmo material de 35 para 5%, nas mesmas condições?

Outros materiais