Buscar

Importância do estud do SUS na Medicina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Uma grande parcela de indivíduos brasileiros já ouviram, pelo menos uma vez, falar do Sistema Único de Saúde, alguns até arriscam dar palpite e dizer que o SUS não funciona, ou que suas ideias não saem do papel.
É nesse raciocínio que surge a necessidade de estudar e entender esse sistema, sobretudo na Medicina, uma vez que o SUS está intimamente ligado com a área. Além de representar o ambiente de trabalho dos futuros médicos em formação, o estudo garantirá um maior conhecimento e, portanto, um melhor uso do SUS em toda sua extensão, assim, o profissional poderá prestar um serviço de qualidade, tendo conhecimento e de todos os benefícios desse sistema.
Torna-se fulcral o entendimento de que o SUS vai muito além de postos de saúde ou campanhas de vacinação, uma vez que ele existe desde a vigilância de água e alimentos, até mesmo a viabilização de aeroportos, ciclovias e entre tantas outros benefícios que vão muito além da burocracia conhecida por uma maioria.
O estudo do Sistema Único de Saúde na graduação de medicina, garantirá que o médico saiba, com clareza, recomendar e guiar os pacientes entre todas as áreas disponibilizadas pelo SUS, bem como tratamentos, medicamentos ou exames.
Um exemplo claro da ação benéfica do SUS, que somente foi possível devido ao conhecimento do médico e, em seguida, a recomendação aos pacientes, é o caso de casais que não podem, por variados motivos, ter filhos, podem recorrer ao programa de fertilização in vitro, inseminação intrauterina, indução de ovulação, injeção intracitoplasmática de espermatozoide, dentre outros tratamentos de reprodução assistida disponibilizado gratuitamente pelo sistema, como foi o caso das mães Mariana e Erika Oliveira - https://www.hypeness.com.br/2020/01/casal-lgbt-celebra-nascimento-de-gemeos-apos-inseminacao-artificial-no-sus/.
Em última análise, o profissional que conhece os benefícios do SUS, pode disponibilizar aos pacientes tratamentos da maneira mais eficaz e benéfica e, portanto, seu estudo se torna essencial na Medicina.

Outros materiais