Buscar

Atividade Reflexiva 1políticaeducacional (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pesquise e responda: O que significa dizer que o “ensino obrigatório e gratuito é um direito público e subjetivo”
Segundo Duarte (2004) o direito público e subjetivo está diretamente relacionado à capacidade de um cidadão de colocar em movimento normas jurídicas no interesse individual, ou seja, cada indivíduo pode transformar uma norma jurídica em seu direito. Dessa forma, no âmbito educacional, o cidadão pode cobrar o Estado para o que o ensino seja obrigatório e gratuito. 
Cabe a nós, sociedade, cobrar do Estado o direto à educação, não somente em se tratando de educação básica, mas que ela venha a formar cidadãos intelectuais, preocupados com a saúde do corpo, do espírito, da moral, que sejam criativos e sociáveis, além é claro de adquirir capacidades para o mercado de trabalho. 
Fonte: 
DUARTE, C.S. Direito público subjetivo e políticas educacionais. São Paulo Em Perspectiva, v. 18, n.2, p. 113-118, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v18n2/a12v18n2.pdf . Acesso em: 02 abr. 2020.
Entrevista Cury: 
Não se tem democracia sem direitos. E um dos direitos importantes é a educação, pois o conhecimento é muito importante para a vida social e profissional, e ela forja a cidadania, uma vez que o indivíduo sai do meio familiar para viver em sociedade pela escola, e assim se tornar crítico e atuante. 
Duas forças estarão presentes: uma de maior inclusão e ampliação do direito x outra conservadora, reacionária que quer precarizar uma conquista ou impedir outra.

Outros materiais