Buscar

Atividade Reflexiva didática 1 (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Escreva um texto reflexivo, de até 20 linhas, sobre a “dinâmica da situação didática” que permite entender essa disciplina em toda sua amplitude, não atribuindo à mesma apenas um caráter técnico e teórico, desvinculado das práticas pedagógicas.
	A didática é prática, e é somente pela prática que a didática alcançará o seu objetivo, que é a aprendizagem. Dito isso, e, recorrendo a um dicionário, encontramos que a dinâmica está relacionada com o movimento. O dicionário Michaelis (2020) traz uma definição interessante: a dinâmica é a “modificação interior, determinada por estímulo, que provoca evolução em alguma coisa”. Não poderíamos encontrar definições melhores. A didática se faz com a prática pedagógica, a prática é movimento e o movimento das práticas pedagógicas de uma aula levam à evolução da construção do conhecimento. 
	Libâneo afirma que a didática estuda “os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula” (2002, p.5), e que a atividade do professor é “planejar, selecionar e organizar os conteúdos, programar tarefas” (2002, p.6) e tornar os alunos sujeitos ativos na sua aprendizagem. Assim, o ensino e a aprendizagem se movem em torno dos conteúdos. O movimento é permanente durante a aula: o professor propõe problemas, desafios e perguntas e os alunos mobilizam sua atividade mental (LIBÂNEO, 2002). Ou seja, o processo de ensino e aprendizagem é movimento.
	Ainda e não menos importante, a tratativa dos cursos de didática também devem se dar com movimento, ou seja, com a prática sendo realizada de fato, ainda que de forma simulada entre os colegas de turma. Dessa forma, é possível estudar a teoria na prática. 
Fontes: 
LIBÂNEO. Didática: velhos e novos temas. São Paulo: Cortez, 2002. Disponível em: https://pt.slideshare.net/stellasorg/libneo-didatica-velhos-e-novos-temas. Acesso em: 09 jun. 2020. 
MICHAELIS. Dinâmica. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=K8BW. Acesso em: 09 jun. 2020.

Outros materiais