Buscar

Atividade Reflexiva Unidade 1 - história da educação (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade: pesquise e descreva em até 15 linhas, duas ou três das principais características do movimento iluminista. Cite, caso haja, sua contribuição no campo educacional.
O iluminismo, ocorrido no século XVIII, é caracterizado por uma mudança de paradigma, na qual o progresso era fortemente desejado, e não havia mais espaço para o feudalismo, para a intolerância religiosa, para o absolutismo e para as regulamentações mercantilistas. Além disso, havia uma profunda transformação cultural e científica instaurada em virtude do Renascimento, no qual a razão e a ciência deram lugar à fé a à religião (SANTOS, 2013). 
Assim, o iluminismo é caracterizado pela ascensão da burguesia, pela rejeição da submissão cega à autoridade e ao teocentrismo e, pela análise da sociedade através do uso da razão feita pelos filósofos, economistas e pensadores políticos da época. A sociedade, para ser justa e racional, deveria adotar a igualdade jurídica, a liberdade e a tolerância (SANTOS, 2013). 
Essas ideias convergem para o individualismo e o espírito de liberdade da educação liberal (SANTOS, 2013). Conforme dito no texto da Unidade 2, com o iluminismo, “a escola deveria leiga, livre para todas as classes”. Isso abre precedentes para o surgimento da educação pública no século XIX. 
Fonte: 
SANTOS, M.P. A pedagogia filosófica do movimento iluminista no século XVIII e suas repercussões na educação escolar contemporânea: uma abordagem histórica. Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p. 1-13, 2013. *

Outros materiais