Buscar

Alcance e preensão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Sergipe
Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho 
Tópicos especiais em Terapia Ocupacional
Alberto Gonçalves Matos Júnior
Turma VIII
09/12/2020
Alcance, preensão e manipulação
O membro superior é responsável por inúmeras funções, no entanto, as três funções básicas são a, preensão e liberação, transferência de objetos e manipulação durante a preensão, sendo assim, para a realização destas funções, temos a relação entre os sistemas corpóreos, então temos a chegada de informações aferentes, quanto a quantidade de força, a quantidade de movimento para alcançar o objetivo, após a interpretação, temos a contração muscular, que transmite força para o tendão e por fim, temos a movimentação óssea. 
Para termos o conhecimento do funcionamento destas funções, é preciso ter o conhecimento do processo que antecede esta realização, de inicio temos a visão, que é responsável pela localização do objeto, e percepção do campo visual, por conseguinte, temos o alcance, tem como objetivo o transporte do braço e da mão no espaço, a preensão inclui desde o processo de moldar a mão para se adaptar ao objeto, pega-lo e por fim soltar, já as habilidades manipuladoras manuais, são as habilidades de movimento seja ele de grande ou pequeno porte para a exploração do objeto. 
Como percebido, para a realização destas funções, é necessário a junção dos componentes msuculoesqueleticos e neurais, como o movimento articular, flexibilidade da coluna, relações biomecânicas, em relação a coordenação das fases de transporte, de preensão, de alcance. Quanto a preensão, temos a adaptação do membro de acordo com o objeto, sendo assim, os tipos de preensão vão se classificar de acordo com a utilização das articulações da mão e o objeto, temos a preensão cilíndrica, a de gancho, a lateral, estática e entre outras. Vale ressaltar que existem muito mais tipos de preensão, no entanto essas são as principais e mais estudadas. Neste viés, e se relacionando com a Terapia Ocupacional, temos a importância dos membros superiores e essas habilidades na realização das AVD´s. 
Sendo assim, para a realização de todas essas habilidades, o nosso membro superior é organizado pelo esqueleto apendicular, dando início com a cintura escapular, onde os ossos que a compõe fazem a ligação do esqueleto apendicular com o axial, composto pela escápula, clavícula, e a parte superior do úmero. Posteriormente temos o rádio e a ulna e os ossos do carpo, metacarpo e as falanges (proximais, médias e distais).

Continue navegando