A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Pensando na necessidade de desenvolvermos a habilidade da descrição

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pensando na necessidade de desenvolvermos a habilidade da descrição, vamos fazer um exercício de descrição por perspectivas diferentes.
Observe, então, a imagem de Salvador Dali e descreva o que consegue ver.
​​​​​​​
Sua resposta
Dependendo do foco adotado como expectador, poderemos ver, em um primeiro plano, um conjunto de cisnes nadando no lago, sob alguns galhos secos de árvores. Apurando um pouco mais o olhar, podemos ver que, refletidos na água, os cisnes se transformam em elefantes. Esta obra pertence ao pintor espanhol Salvador Dali, o mestre do Surrealismo, e se chama "Cisnes refletindo elefantes". Se a nossa perspectiva for mais panorâmica, ainda é possível verificar um homem em pé do lado esquerdo da tela, o qual, segundo os analistas, é um autorretrato do pintor. E se ainda nos autorizarmos brincar com nossa criatividade, poderemos identificar, em cada sombra ou risco, uma imagem diferente. É perceptível que um mesmo objeto, uma mesma pessoa, um mesmo lugar podem ser vistos de maneiras diferentes por diferentes pessoas, ou seja, o sentido não está no texto lido ou no objeto da descrição, mas na interação entre este e o leitor, pois aí está envolvida, também, a bagagem de cada leitor. Liberte-se de preconceitos e experimente reler um texto, rever uma questão! Faça isso de maneira aberta e verá como poderá mudar o seu jeito de ver o mundo.
A leitura é uma das formas que pode potencializar a evolução da sociedade. Por meio dela, as pessoas adquirem mais conhecimento e aprendizado. Para isso, todo profissional necessita compreender o que está lendo.
Observe os textos a seguir e defina o tipo de narrador, podendo ser: narrador-personagem, narrador-observador, narrador-onisciente neutro ou narrador-onisciente seletivo.
Texto I:
Era no verão de 2014, em São Paulo.
O grupo de amigos era bastante diferenciado.
Tinha Larissa, uma menina tímida que - se me permite dizer - precisa de uma sacudida pelos ombros para ver se acorda para a vida, Renato, que embora fosse o mais popular, era muito fofoqueiro (eu mesmo não confiaria nele) e Martina, garota bastante talentosa e íntegra.
Eles levantaram da mesa da lanchonete e foram em direção ao carro de Martina. O sol estava muito forte, todos suavam visivelmente. As roupas de marca de Renato estavam tão encharcadas que parecia que pertenciam a um morador de rua.
Martina, mesmo com sua camiseta velha e todo seu suor, irradiava uma confiança e um poder que só ela conseguia.
Mal sabiam eles que tudo mudaria em apenas alguns segundos.
Texto II:
Eles estavam brigando mais uma vez!
Já era a terceira vez essa semana que Amanda e Bárbara discutiam. Já estavam juntas há mais de quatro anos e ainda viviam feito cão e gato.
Bianca resolveu ficar longe, pois não gostava de se meter quando isso acontecia.
Bianca é a melhor amiga de Amanda, a garota mais popular da história.
Já a Bárbara não gosta tanto assim Bianca. Às vezes, Amanda acha que é ciúme, embora ela já tenha dito mil vezes que não tem nada a ver, que Bianca é totalmente apaixonada por Tomé.
Texto III:
Eu estava assustado. Era meu primeiro dia naquela nova escola.
Entrei, apressadamente, pelos corredores. Tentei manter a cabeça baixa em todo o tempo. Imaginei que se evitasse qualquer contato visual, teria menos riscos de chamar atenção.
Depois de me perder pela escola gigante, cheguei atrasado para a minha primeira aula.
Assim que entrei, olhei para o fundo da sala com esperanças de encontrar um lugar por lá e meus olhos foram direto para os dele: eram de um verde-esmeralda, profundos e misteriosos. Meu coração disparou.
Texto IV:
O dia estava bastante chuvoso. Os garotos estavam todos na sala de estar da família Cortina. No canto, uma pilha de livros abandonados, indicando que o motivo do encontro (fazer o trabalho de ciências), tinha sido deixado de lado por outro motivo, que se podia enxergar bem na frente deles: o videogame.
Antônio sabia que sua mãe lhe colocaria de castigo se soubesse que ele ignorou as tarefas mais uma vez, mas dessa vez ele não se importava, ela não chegaria em casa até de noite. Ele tinha tempo o suficiente para se divertir e depois fazer o que tinha que fazer.
Sofia, mãe de Antônio, estava apenas alguns quarteirões de distância. Sentiu dor de cabeça no trabalho e resolveu ir para casa mais cedo. Pretendia chegar em casa, tomar um banho e não se estressar pelo resto da noite. Mal sabia o que encontraria na sua sala. 
Sua resposta
Texto I: narrador-onisciente seletivo. Texto II: narrador observador. Texto III: narrador personagem. Texto IV: narrador-onisciente neutro. 
Desafio
A coerência textual está ligada a fatores de textualidade, interpretação, compreensão e coesão. Quando pensamos em um texto ou um discurso coerente, estamos nos referindo à necessidade de que ele faça sentido e seja perfeitamente compreensível para o leitor ou interlocutor. Caso não seja, o referido texto ou discurso se torna incoerente e ambíguo, o que pode, inclusive, comprometer a comunicabilidade.
Carlos é candidato a vereador e está visitando um bairro da periferia da sua cidade com o objetivo de divulgar a sua campanha e apresentar as suas propostas. Este foi o diálogo que estabeleceu com um grupo de líderes comunitários:
​​​​​​​
Por que as pessoas ficaram com uma má impressão em relação ao candidato Carlos? O que, no seu discurso, evidenciou despreparo no momento de argumentar com a população da comunidade?
Sua resposta
Carlos apresentou um discurso incoerente quando propôs fazer obras sem ter a verba necessária para tal. Além disso, também foi incoerente ao propor retirar recursos de uma área essencial para a população para investir em outra igualmente importante. Em virtude das propostas incoerentes, o candidato acabou perdendo a credibilidade diante daqueles possíveis eleitores.
Desafio
Leia o texto abaixo quantas vezes forem necessárias. Várias palavras foram inventadas propositalmente. Embora não pareça, seus próprios conhecimentos linguísticos serão suficientes para atribuir um sentido coerente ao texto. Divirta-se!
ELONOMIO FOI PARA A VIRLA
Elonomio era um crode muito delinado com a situação do místiro. Um dia, asterilando pela cidade, ele decidiu que não mais queria xuvarir no Brasil. Rufocou com vários amigos antes de revuar a decisão. Um deles falou sobre as rivales da Itália; outro disse que Portugal seria zimber. Mas, dentre todos os místiros da Virla, Elonomio tinha especial abrunato pela Alemanha. Foi assim que em 1985 ele decidiu ir duvinar lá. Hoje, Elo não é mais um chito delinado. Holeste trabalha como estiro milo numa grande sistia e tem um fito líber salário. Elonomio está envelenido com uma bela crodira e até já é fati de dois crodinhos alemães.
(Fonte: http://nead.uesc.br/arquivos/Letras/ingles_instrumental/modulo_ingles_instrumental.pdf).
Traduza o texto usando palavras que possam torná-lo coerente e compreensível. Boa sorte!
Sua resposta
José era um rapaz/homem muito chateado/preocupado com a situação do Brasil/seu país. Um dia, passeando pela cidade, ele decidiu que não mais queria viver/morar no Brasil. Conversou com vários amigos antes de tomar a decisão. Um deles falou sobre as cidades/belezas da Itália; outro disse que Portugal seria melhor. Mas, dentre todos os países da Europa, José tinha especial preferência/simpatia pela Alemanha. Foi assim que em 1985 ele decidiu ir viver/morar lá. Hoje, José não é mais um rapaz/homem chateado/preocupado. Atualmente/Hoje trabalha como gerente geral/diretor-presidente numa grande empresa/loja/companhia e tem um alto/grande e fixo salário. José está casado com uma bela moça/mulher e até já é pai de dois garotinhos alemães. * Qualquer nome próprio poderá ser utilizado. 
Quando os assuntos são a escrita cotidiana e a escrita acadêmica, é vital considerar as questões relativas ao contexto. Uma não é mais importante do que a outra; elas se propõem a ações distintas. Sempre que alguém escreve, age no mundo com um determinado objetivo e deve corresponder a ele.
Da mesma forma que haverá uma liberdade muito grande na escrita

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.