Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA 2- AV 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDAR I
ATIVIDADE AVALIATIVA 2 - AV1
1. A Resolução COFEN-358/2009 dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. De acordo com essa Resolução o Processo de Enfermagem divide-se em cinco etapas. Quais são elas? (1,0 pts)
R: Investigação (coleta de dados e exame físico); Diagnóstico de enfermagem; Planejamento (resultados esperados); Implementação da assistência de enfermagem e Avaliação da assistência de enfermagem.
2. A infecção é descrita como sendo a entrada, multiplicação e permanência de um agente infeccioso nos tecidos de um hospedeiro (BUETTO; SONOBE, 2015), que pode acontecer dentro e fora do hospital. Explique a diferença entre as infecções comunitária e hospitalar:(1,0 pts)
R: infecção comunitária é definida como uma infecção constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital. Ou ainda a infecção que está associada com complicação ou extensão da infecção já presente na admissão, a menos que haja troca de microrganismos com sinais ou sintomas fortemente sugestivos da aquisição de nova infecção; As infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior e 24 horas; e a infecção em recém-nascido é aquela cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, sífilis, HIV/AIDS). Enquanto que a infecção hospitalar é qualquer infecção adquirida após a internação do paciente e que se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. 
3. Cite quais os fatores que podem deixar pacientes internados mais suscetíveis ao desenvolvimento de infecção hospitalar: (1,0 pts)
R: Inúmeros fatores são relacionados em relação a suscetibilidade à infecção: idade; estado de imunidade; tipo de doença; terapêutica.
4. As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes e são reservatórios de diversos microrganismos que compõem as microbiotas transitória e residente. Explique as principais diferenças existentes entre elas: (1,0 pts)
R: microbiota transitória consiste de microrganismos não-patogênicos ou potencialmente patogênicos, tais como bactérias, fungos e vírus, que raramente se multiplicam na pele e o contagio é por contato, enquanto que a microbiota residente, que está aderida às camadas mais profundas da pele é mais resistente à remoção apenas por água e sabonete. As bactérias que compõem esta microbiota (e.g., estafilococos coagulase negativos e bacilos difteróides) são agentes menos prováveis de infecções veiculadas por contato.
5. As infecções hospitalares atingem milhões de pessoas anualmente. Entretanto, algumas medidas conhecidas como Medidas de Precaução-Padrão, devem ser adotadas no cuidado a todo e qualquer paciente para reduzir o risco de transmissão de micro-organismos e prevenir infecções cruzadas. Quais são essas medidas? (1,0 pts)
R: * Higienização das mãos: Deve ser realizada antes e após contato com paciente, e entre dois procedimentos realizados no mesmo paciente. Também é recomendada lavagem de mãos após a retirada das luvas.
* Luvas: Recomenda-se uso de luvas, caso haja contato com sangue ou líquidos potencialmente infectantes.
* Avental: Recomenda-se uso de avental, caso haja possibilidade de contato da pele ou roupas do profissional com sangue ou líquidos potencialmente infectantes.
* Máscara, óculos, protetor facial: Recomenda-se uso de máscara e óculos ou protetor facial, caso haja possibilidade de respingos de sangue ou líquidos potencialmente infectantes atingirem a face do profissional de saúde.
* Prevenção de acidentes com materiais pérfuro-cortantes Deve haver educação quanto ao uso e descarte destes materiais. O reencape é proibido. As caixas de descarte devem ser dispostas em locais visíveis, de fácil acesso. O transporte destes materiais deve ser feito com cuidado, evitando-se acidentes.
* Descontaminação de superfícies: A descontaminação de superfícies deve ser feita caso haja presença de sangue ou líquidos potencialmente infectantes em superfícies.
Boa Sorte!

Outros materiais