Buscar

Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Nutrição Materno-Infantil 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) 
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O exame físico nutricional se baseia, basicamente, em uma avaliação mais minuciosa do estado em que se encontra a saúde do paciente. Ele é feito por meio da análise dos sinais presentes no corpo e é realizada de maneira a identificar indícios mais determinantes de problemas, como a desnutrição. Cite e caracterize os procedimentos de exame físico na desnutrição infantil grave.
	Resposta Esperada:
- Cabelos: Opacos, finos e quebradiços.
- Pele: Aspecto adelgaçado, lentidão na cicatrização.
- Mucosas: Pálidas.
- Abdômen: Distendido (hepatomegalia) ou aumento produção de gases (intolerância alimentar secundária).
- Estado geral: Criança apática, sonolenta e indisposta para brincar ou outras atividades físicas.
	2.
	O leite materno é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para crianças, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. Disserte sobre a composição do leite materno/humano maduro.
	Resposta Esperada:
- Valor calórico: 71 kcal/d.
- Proteínas: 1,2 a 1,5g/dL de proteínas em sua composição (mais abundante é a alfa-lactalbumina com 60% do total e a caseína representa 40%), alta concentração do aminoácido não essencial cistina.
- Carboidratos: principal carboidrato encontrado é a lactose com 7,0 g/dL, favorece a absorção de cálcio, fósforo e magnésio, possui pequenas quantidades de galactose, frutose e oligossacarídeos (fator bífido).
- Lipídios: principal fonte energética, média de 3,5 g/dl de lipídios na forma principalmente de triglicerídeos (97%), e pequenas quantidades de fosfolipídios, colesterol e ácidos graxos livres (ácido láurico, mirístico, palmítico, esteárico, palmitoleico, oleico, linoleico, linolênico, araquidônico e docosahexaenoico).
- Micronutrientes: quantidade exata para não causar uma sobrecarga metabólica e mesmo assim atender às demandas do bebê, as quantidades de ferro são consideradas pequenas, porém a sua biodisponibilidade é alta.
Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes