Buscar

Atividade I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA – UEPB
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – EAD
ALUNO: Reginaldo Ribeiro da Silva
Atividade I
1) Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.
Ex:. de Competição: disputa entre os três servidores pelo melhor computador da sala; Ex.: de Cooperação: montagem do equipamento multimídia (notbook, Datashow e estabilizador) em sala de aula; Ex.: de Conflito: as atividades são divididas por dois servidores.
Sou servidor da UFPB e trabalho com mais duas pessoas, a competição lá existente, foi parcialmente solucionada pela instalação de um computador com melhores configurações, em comparação ao que foi substituído, e um dos funcionários leva seu notbook, pois no local de trabalho tem apenas dois computadores. 
Os momentos de cooperação são vivenciados pela ajuda dada um ao outro na montagem dos equipamentos multimídias.
O conflito existente está relacionado a falta de atitude e pro-atividade de um dos servidores, pois é necessário alguém está pedindo para ele ajudar ou fazer alguma coisa enquanto os outros estão ocupados.
2) O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?
Não, as ações desenvolvidas por empresas privadas são chamadas de ações privadas de interesse público, pois apesar de beneficiar uma coletividade, estas estão sujeitas a normas e regulamentos do Estado.
Como as políticas públicas tem por finalidade o beneficio da coletividade, suas decisões decorrem do poder imperativo que só o Estado possui, ou seja, da autoridade soberano do poder público, dado pela sociedade.
3) Elabore uma rápida definição de análise de políticas e envie por e-mail aos seus colegas. Peça a eles que critiquem essa definição. Redija uma lista de críticas recebida e peça ao seu tutor pra comentá-las.
A análise de política é realizada para identificar os problemas existentes para a elaboração de políticas públicas e auxiliar na sua resolução. 
Dos colegas que consegui enviar, 03 (três) deram o feedback:
· Boa resposta, Breve e objetivo; (Cybelle Macedo)
· Ok! Anderson vc sintetizou a análise em seus pontos principais; (Adriana rangel Pereira) e 
· Definição suscinta, clara e bjetiva. (Elaine Carvalho)
4) Identifique, na área de política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.
De acordo com alguns textos lidos na internet a diferença entre inputs e withinputs é o local onde surge a demanda, assim sendo, no primeiro a demanda surge no meio ambiente, e o segundo tem origem no interior do sistema político.
Como exemplo de withinput de demanda posso citar a campanha de combate ao sarampo, pois não houve nenhuma demanda vinda da sociedade, mas sim do próprio meio politico devido a possibilidade de um suto de epidemia da doença. E o withinput de apoio pode ser exemplificado pela adesão da população a campanha, ou seja, a busca pela vacinação nos posto de atendimento.
5) Indique um output na área da política de educação. Descreva que feedback ele gerou, ou seja, qual o seu impacto sobre o sistema e seus inputs. 
Um recente output na política educacional foi a implantação das modalidades de cursos de graduação e pós-graduação à distância, ou seja, a política de educação à distância (EAD). O feedback gerado por esta ação entre outras foi o perfil dos alunos e os motivos que levaram o aluno a procurar um curso à distância ao invés do curso presencial.
O impacto gerado foi a inclusão de uma maior contingente de pessoas com acesso a estes cursos, no qual o aluno pode conciliar estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional, cultural e familiar. Nesta modalidade o aluno passa a ser, de certa forma, autodidata em sua formação e construção do conhecimento.
Um inputs desta política foram as crescentes demandas para acesso a cursos de graduação e pós-graduação, exigências mínimas para ingresso no mercado de trabalho, devido a pouca oferta de vagas nos cursos presenciais. Um inputs de apoio seria a participação dos alunos na realização das atividades 
6) Leia o texto Conflito no Pará aguarda ação do governo. Cresce tensão na gleba Nova Olinda, onde omissão dos governos acirra atritos entre comunidades, madeireiros e grileiros. Até quando? Disponível em: http://tinyurl.com/y8vzsyp. Identifique e caracterize os atores envolvidos, conforme o quadro a seguir: 
	ATOR
	PREFERÊNCIA
	RECURSOS DE PODER
	Madeireiros
	Extração ilegal da floresta
	Instalação com autorização do governo; dinheiro e poder
	Grileiros
	Grilagem de terras
	Dinheiro e poder
	Comunidade ribeirinha
	criação de unidades de conservação ou projetos de assentamentos agroextrativistas que visam garantir o direito à terra e o uso responsável dos recursos naturais 
	Denúncia a diferentes órgãos estaduais e federais 
	Governo
	
	Fiscalização e normatização
7) Faça um levantamento dos conceitos que foram novidade para você nessa Unidade. Faça uma síntese deles. Discuta com seus colegas de turma e com seu tutor.
Os conceitos que foram novidades para mim foram:
· Análise de politicas;
· Ações privadas de interesse público;
· Withinput de demanda e de apoio;

Outros materiais

Outros materiais