Buscar

Aids

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aids
Entre 1967 e 1979 foram diagnosticados apenas dois casos desta infecção. Repentinamente, 5 casos em homossexuais masculinos. Em 1982, cientistas apontaram como causa do aparecimento destas doenças até então raras, a depleção das células CD4. Em 1982 primeiros diagnósticos no Brasil (SP/RJ). O vírus da imunodeficiência humana (HIV) foi reconhecido como o agente causador da Origem do HIV.
Origem do HIV África, chipanzés 
Evidências: semelhanças com SIV (Simian immunodeficiency viruses) isolados de macacos Rhesus. Habitat dos chimpanzés é atual região endêmica .
TRANSMISSÃO 
 Contato com fluidos corporais contaminados (sêmen e secreções vaginais, saliva em menor número), Transfusão de sangue contaminado, Transmissão vertical, Compartilhamento de seringas. 
Fases da Infecção
1. Infecção aguda Vai do tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença. Doença semelhante ao resfriado com febre, dor de garganta, mal estar generalizado que se inicia em 4 semanas após a infecção e dura de uma a duas semanas 
2. Fase assintomática ou latente Esta fase é marcada pela forte interação entre as células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus. Mas não enfraquece o organismo o suficiente para permitir novas doenças. o vírus fica inserido no DNA humano. Esse período pode durar anos. 
3. Fase sintomática inicial Nesta fase, ocorre alta redução dos linfócitos T CD4 que chegam a ficar abaixo de 200 unidades por mm³ de sangue. Um indivíduo saudável tem cerca de 800 a 1.500 células TCD4 por microlitro de sangue. Esta contagem de células é realizada através da técnica de citometria de fluxo. Relação CD4:CD8 maior ou igual a 1. Mas na Aids, essa relação é inversa. 
4. Fase da doença AIDS A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. 
Com isso, atinge-se o estágio mais avançado da doença, a aids. → Infecções oportunistas bactérias, fungos, vírus, protozoários → Neoplasias pouco comuns Sarcoma de Kaposi, câncer cervical → Alterações neurológicas encefalopatias, demência.
TRATAMENTO ANTI-VIRAL 
• Haat: terapia anti-retroviral altamente ativa: 3 agentes 
• Retarda mutações 
• Evita infecção de novas células 
• Queda rápida dos títulos virais 
• Aids: doença crônica 
• Efeitos colaterais 
• Suspensão: ressurgência do vírus

Outros materiais