Buscar

1 DE DIREITO PENAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito Administrativo é o ramo do direito público que disciplina a função administrativa, bem como pessoas e órgãos que a exercem. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A tutela penal da Administração Pública (Título XI da Parte Especial do CP), os efeitos extrapenais da condenação, dentre os quais há a perda do cargo, função ou mandato eletivo (art. 92, I, do CP) e ainda, a pena restritiva de direitos, como a proibição de atividade, cargo ou função pública, bem como mandato eletivo (art. 47, II, do CP).
(    ) O Direito Administrativo também prevê sanções, porém de caráter disciplinar, relacionadas à prática de atos ilícitos na esfera da administração pública.
(    ) A responsabilidade penal e a administrativa não são independentes, uma vez que a condenação penal sempre gera efeitos na esfera administrativa, como perda de cargo ou função.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V.
B
V - F - V.
C
V - V - F.
D
F - V - F.
2O Direito Penal, enquanto saber científico, não é apenas mera contemplação ou memorização das normas penais, mas trata-se do campo de direito dinâmico e permanente inter-relação com outros campos da Ciência Jurídica. Sobre a relação do Direito Penal com os demais ramos do Direito, analise as afirmativas a seguir:
I- O Direito Penal contemporâneo deve ser assentado, portanto, em princípios fundamentais, próprios do Estado Democrático de Direito, e tem como base o expresso na Magna Carta.
II- O Processo Penal é constituído por normas que definem condutas criminosas e cominam as sanções correspondentes, portanto, é o "instrumento" através do qual a pena é imposta.
III- A responsabilidade penal e a administrativa são independentes, não sendo possível a condenação penal gerar efeitos na esfera administrativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a afirmativa II está correta.
B
Somente a afirmativa I está correta.
C
As afirmativas I e III estão corretas.
D
As afirmativas I e II estão corretas.
3A Constituição em um Estado Democrático de Direito se de um lado consagra direitos fundamentais e estabelece limites ao poder político, instituindo princípios básicos de proteção do indivíduo perante o Estado, por outro fixa diretrizes, com a finalidade de promover valores e ações de cunho social. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A Dogmática Penal não possui uma função relevante no Estado Democrático de Direito, pois não contribui na garantia de proteção dos direitos fundamentais do cidadão frente ao poder arbitrário do Estado.
II- Os direitos fundamentais constituem, neste sentido, o núcleo central de legitimação e limite de ação do Estado, que deve obedecer aos princípios políticos e jurídicos da ordem democrática.
III- O Direito Penal contemporâneo deve ser assentado, portanto, em princípios fundamentais, próprios do Estado Democrático de Direito, e tem como base o expresso na Magna Carta.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REALE JÚNIOR, Miguel. Constituição e Direito Penal: vinte anos de desarmonia. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 179, n. 45, p. 333-342, jul. 2008.
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
Somente a sentença III está correta.
4Em suma, a Criminologia contemporânea e a evidência empírica, ou seja, a realidade dos nossos sistemas penais e penitenciários mostra, com uma exuberância tal que beira às raias da alucinação, não apenas a absoluta inutilidade da pena de prisão, mas a duplicação da violência que ela implica com o agravante dos seus altos custos sociais. Tratar a violência do trânsito como violência do sistema penitenciário implica uma duplicação da violência inútil e numa ilusão de solução. Por todos esses motivos é que as Ciências criminais contemporâneas já firmaram a convicção em duas grandes linhas de política criminal: a do minimalismo (sustentando a utilização da prisão como pena em última ratio) e a do abolicionismo penal (sustentando a necessidade de sua abolição), donde o tema emergente das penas alternativas à prisão, quando o Código de Trânsito Brasileiro acaba de adotá-la em prima ratio para
todos os crimes de trânsito. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Criminologia, assim como o Direito Penal, é uma ciência empírica acerca do crime e da sua gênese, fornecendo elementos relacionados às causas do delito e dos fatores relacionados ao delinquente.
(    ) A Criminologia possui um objeto próprio de investigação - o crime na sua complexidade, os sujeitos envolvidos (criminoso, vítima e sociedade) -, métodos de investigação e um sólido conjunto de conhecimentos elaborados ao longo de séculos de investigações e problematizações.
(    ) A tarefa da Criminologia é apenas acumular e divulgar dados ou números sobre o crime, cabe ao Direito Penal obter os dados, discuti-los, sistematizá-los e interpretá-los desde marcos teóricos adequados com a finalidade de contribuir para a construção de políticas criminais adequadas e efetivas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Sistema penal máximo x cidadania mínima: códigos da violência na era da globalização. 2. ed. Porto Alegre: Livraria/Editora do Advogado, 2016.
A
V - V - V.
B
F - V - V.
C
V - V - F.
D
F - V - F.
5A denominação Direito Penal Comum é utilizada para designar o Direito Penal aplicável pela justiça comum, de modo geral, a todas as pessoas, enquanto o Direito Penal Especial é aquele ramo do Direito Penal que se encontra sob a jurisdição especial que rege somente a conduta de um determinado grupo de pessoas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Direito Penal Especial tem como fundamento o Código Penal e as diversas leis penais extravagantes, como a Lei Antidrogas (Lei no 11.343/2006), Código de Trânsito (Lei no 10.826/2003), Lei Maria da Penha (Lei no 11.340/2006), entre outras.
(    ) O Direito Penal Especial é aquele que se encontra sob a responsabilidade de justiça especializada. Em nosso ordenamento é o caso da chamada justiça castrense ou militar, a qual se incumbe de aplicar as normas previstas no Código Penal Militar (Decreto-Lei no 1.001/1969).
(    ) Direito Penal Comum tem como fundamento o Código Penal e as diversas leis penais extravagantes, como a Lei Antidrogas (Lei no 11.343/2006), Código de Trânsito (Lei no 10.826/2003), Lei Maria da Penha (Lei no 11.340/2006), entre outras.
(    ) O Direito Penal Especial constitui-se na Parte Especial do Direito Penal, que é aquela referenciada no próprio Código Penal, como o Direito Penal Econômico, Direito Penal Empresarial, Direito Penal do Consumidor etc.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - V - F - V.
C
V - V - F - F.
D
F - V - V - F.
6Como Direito Público, sua atuação independe da vontade do ofendido, constituindo dever e função do Estado intervir e impor sanção, cabendo somente ao Estado a penalização. Sobre as características do Direito Penal, assinale a alternativa CORRETA:
A
É valorativo e imperativo, ou seja, valora condutas e impõe ao agente a obrigação de fazer ou deixar de fazer algo.
B
Possui caráter secundário ou acessório e autônomo e não meramente sancionatório.
C
Sendo ramo do Direito Público, o Direito Penal tutela valores que interessam à coletividade e são disponíveis.
D
É de caráter positivo, sendo sua principal fonte o Direito Consuetudinário.
7Embora o princípio da dignidade humana não seja exclusivamente penal, este é o princípio que ocupa posição privilegiada no ordenamento jurídico, considerado fundamento primeiro da ordem política e jurídica brasileira, ao lado de outros princípios anunciados no art. 1o da Magna Carta. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A dignidade humana é uma qualidade ou atributo inerente a todo ser humano e, portanto, credor derespeito e consideração por parte de seus semelhantes.
(    ) No período pós-guerra, as dramáticas experiências de extermínio de seres humanos pelos regimes totalitários, a dignidade humana tornou-se a finalidade maior e fundamento do Estado.
(    ) A origem do princípio da dignidade da pessoa humana relaciona-se à Charta Magna Libertatum, imposta em 1215 ao Rei João Sem Terra, que se tornou um documento histórico.
(    ) Consagrado na fórmula nullum crimen, nulla poena sine lege, frase clássica do Direito Penal moderno, serviu de inspiração ao constituinte brasileiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - V - F - F.
C
F - V - F - V.
D
V - V - F - V.
8A denominação Direito Penal Comum é utilizada para designar o Direito Penal aplicável pela justiça comum, de modo geral, a todas as pessoas, enquanto o Direito Penal Especial é aquele ramo do Direito Penal que se encontra sob a jurisdição especial que rege somente a conduta de um determinado grupo de pessoas. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
O Direito Penal Comum é aquele que se encontra sob a responsabilidade de justiça especializada.
B
Dentro do ordenamento jurídico brasileiro tem-se que a Justiça Militar compõe o Direito Penal Comum.
C
O Direito Penal Especial encontra-se referenciado e elencado no que chamamos de Parte Especial do Código Penal.
D
O Direito Penal Comum tem como fundamento o Código Penal e as diversas leis penais extravagantes.
9A norma jurídica difere-se da norma moral ou religiosa, uma vez que as normas ou preceitos jurídicos possuem uma natureza coercitiva - impõem-se obrigatoriamente aos sujeitos - e são elaboradas a partir das relações sociopolíticas e culturais. Sobre princípios e regras, analise as afirmativas a seguir:
I- A norma jurídica ainda que um produto histórico não deve ser considerada um produto político, pois se concretiza pela interpretação diante do caso concreto e não se confunde com texto legal, com enunciado jurídico, uma vez que a norma é a afirmação do direito cujo sentido exprime valores.
II- Pode-se afirmar que as normas jurídicas são significações construídas a partir dos textos positivados e estruturados, das necessidades e valores humanos e dos bens protegidos juridicamente.
III- As normas jurídicas se expressam por meio de regras e princípios e, em assim sendo, o sistema normativo deve ser compreendido como um conjunto de regras e princípios, sendo estes o fundamento daquelas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I e II estão corretas.
B
As afirmativas I e III estão corretas.
C
Somente a afirmativa III está correta.
D
As afirmativas II e III estão corretas.
10O Direito Penal não é apenas mera contemplação ou memorização das normas penais, mas trata-se do campo de direito dinâmico e permanente inter-relação com outros campos da Ciência Jurídica. Sobre os campos específicos do Direito e sua relação com o Direito Penal, analise as afirmativas a seguir:
I- O Direito Constitucional condiciona e norteia todos os ramos do Direito e, em particular, o Direito Penal, pois os bens jurídicos tutelados encontram-se insculpidos na Magna Carta como Direitos Fundamentais, cabendo ao Estado a tarefa de protegê-los.
II- A íntima e vital relação entre Direito Penal e Direito Constitucional é o que permite a funcionalidade axiológica do sistema normativo, uma vez que as normas penais apenas possuem validade.
III- O Direito Penal se constitui através das normas e princípios que regulam a aplicação jurisdicional do Direito Processual Penal, possibilitando a sistematização dos órgãos de jurisdição e respectivos auxiliares, bem como a persecução penal.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a afirmativa III está correta.
B
As afirmativas I e III estão corretas.
C
As afirmativas I e II estão corretas.
D
As afirmativas II e III estão corretas.

Outros materiais