Buscar

Ancilostomíase - Família Ancylostomatidae

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Família Ancylostomatidae
A Ancilostomíase ou ancilostomose ou popularmente conhecida como amarelão ou a doença do jeca tatu. É causada pelo helminto do gênero Ancylostoma; Necator. E é fruto da pobreza e desigualdade social, atingindo sobretudo populações que não tem serviços básicos de saúde adequado, os mais acometidos são crianças adolescentes e idosos. 
FAMILIA: Ancylostomatidae
GÊNERO: Ancylostoma/ Necator
ESPÉCIE:
· A. Duodenale / A. ceylanicum
· Necator americanos
Esta parasitose possui ampla distribuição geográfica e há estimativa de que cerca de 740 milhões de pessoas no mundo têm ancilostomatídeos principalmente Necator americanos – resultando em 65 mil mortes por ano. No Brasil, a ancilostomíase é causada pelo Necator americanos. 
BIOLOGIA DO PARASITO:
Em ambos os sexos, a cápsula bucal é uma modificação da extremidade anterior, formada pela cutícula, que permite ao parasito aderir, por sucção, à parede do intestino e realizar o hábito hematófago. 
Ancylostoma duodenale/ A. ceylanicum, possuem 2 pares de dentes na capsula bucal e um par de dentes triangulares (lancetas);
Necator americanus, com 2 pares de lâminas cortantes na capsula bucal e duas lancetas triangulares;
Ancylostoma braziliense, com 1 par de dentes grandes e um pequeno.
Ancylostoma caninum, possuem 3 pares de dentes.
A.braziliense e A.caninum induzem o quadro de larva migrans cultânea.
Os adultos possuem dimorfismo sexual, o macho é menor do que a femea, e na extremidade posterior observamos uma bolsa copuladora e dois espículos finos para auxiliar na cópula. Devemos observar uma extremidade pontiagududa e uma bainha que recobre todo o parasita, para diferenciar.
Os ovos possuem uma membrana fina, delicada e transparente, no seu interior observamos o blastômero que sofrerão sucessivas divisões até darem origem as larvas. Os ovos são indistinguíveis entre a família necator e ancylostomatidae. São ovais ou elípticos.
N. americanos libera entre 6 a 11 mil ovos por dia
A. duodenaele: 20 a 30 mil ovos por dia
TRANSMISSÃO: 
· Penetração direta: quando as larvas penetram o tegrimento integro, geralmente demora 30 minutos para que a penetração seja efetivada, evidenciado no caso da infecção pelo n. americanos, duodenale e ceylanium,
· Via oral: Ingestão de alimentos ou água, vetores mecânicos contaminados com a larva L3, porém é apenas observado na infecção pelo duodenale e ceylanium
CICLO BIOLOGICO:
No cilclo biologico é iniciado quando a larva L3 ou por via oral ou por via transcultânea consegue penetrar o hospedeiro, cairá na circuláção venosa ou linfática, atingirá coração e pulmão, de transformará em L4, passando pela traque, laringe até chegar no intestino e se transformar em adulto, passando a copular e liberar ovos que saíra com o bolo fecal.
No meio ambiente por se tratar de um geohelminto, precisa de cracteristicas como solo argiloso, temperaturas elevadas, úmidade e ausencia da exposição direta a luz solar, o blastomero passa a se diferenciar em larva, que é a L1. Esta L1 (rabditoide) eclode depois se transforma em L2 e L3 (filarioide) e fica aguardando o encontro com o novo hospedeiro. 
HABITAT: Os adultos são encontrados a nível do intestino delgado, fixados na mucosa intestinal através do auxilio das capsulas bucais, o hospedeiro passa a desenvolver o quadro atípico que é a alotriofagia (consumo de solo, argila, tijolo, areia, na tentativa de suprir a deficiencia de ferro fruto do intenso hematofagismo). 
DIAGNÓSTICO dos Ancylostomatideos intestinais: não os que causam larva migrans cultânea (A. braziliense e A. caninum), para larva migrans cultânea o diagnóstico é apenas clínico. 
Diagnóstico americanus e duodenalis: 
- Detecção de ovos nas fezes
· Exame direto
· Metodo de Lutz (concentração de ovos por sedimentação em funil)
· Metodo de kato-katz para quantificação de carga parasitária (verifica também se é uma área endemica ou menos endemica, apresnetando quantidade de ovos por grama de fezes, metodo solicitado para observar uma possivel área endemica)
Leucograma: leucositose e eosinofilia (não vai mostrar que o parasito esta na pessoa, mas se haver um aumento de leucócitos e muitos eosinofilos, temos um reforço a hipotese de que o individuo tem a parasitose)
Ancylostoma caninum – Pode-se observar 3 pares de dentes, causa a larva migrans cultânea. – Macho na imagem com a bolsa copuladora
Necator americanus – Possui lâminas cortantes, Adulto fêmea percebe-se pela extremidade caudal afilada. 
O macho possui a extremidade posterior uma bolsa copuladora, com um espículo que o ajuda na cópula. – Não observando a presença de dentes é o necator. 
Ancylostoma duodenale – possui 2 pares de dente
Larva rabditoide (L1 e L2): 
· Cutícula fina e hialina
· Esôfago rabdtóide (1/3 do corpo)
· Intestino termina em ânus
· Vestíbulo bucal longo
· Primórdio genital pouco visível
Larva filarióide (L3 – L5):
· Esôfago tipo filarioide – até metade do corpo
· Terminação de cauda afilada
· Vestíbulo bucal curto
Larva migrans cutânea – A. canium, A. braziliense (não fazem o ciclo de loss, ficam caminhando pela derme)
Anemia crônica – N. americanos, A. duodenale

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes