Buscar

Bases moleculares e celulares da regulação fisiológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

@CECATTOVET		Fisiofarmacologia Aula 1 . Laura Cecatto
· Essas regulações que vão ser alvos dos fármacos.
proteínas
· Todas as funções, principalmente a de regulação fisiológica, acontecem por meio de proteínas.
· Função: diretamente relacionada com a estrutura/forma da proteína, pois ligam-se a moléculas específicas ( a proteína não consegue se ligar a duas moléculas diferentes, a não ser que ela mude sua forma para se ligar a outra), essa propriedade de mudança de forma é chamada de alostérica.
· Funções: reação de acoplamento, catálise, transporte, estrutura e sinalização.
· Reação de acoplamento: envolve 2 reações com proteínas, uma com energia espontânea (que libera energia) e outra que precisa de energia para poder acontecer (aproveita a energia liberada), permite usar a energia química para várias funções.
· Catálise: capacidade de proteína aumentar a taxa de reação sem alterar o equilíbrio. A proteína assume o papel de enzima. A energia de ativação necessária para a reação acontecer se torna menor, então a reação acontece mais rápido.
estrutura
· A proteína muda de estrutura em relação a alguns acontecimentos. Por meio de mudanças de estrutura, a proteína vai exercendo funções diferentes.
· O sítio de ligação pode alterar seu formato por meio da fosforilação (ATP vira ADP), dessa forma permitindo que o ligante se ligue a ele.
reação de acoplamento – 2 reações
· Reação de fosforilação: libera energia
· Desfosforilação: energia liberada é reaproveitada para fazer a reação de desfosforilação.
· Está sempre liberando energia em reações espontâneas e essa energia é aproveitada para reações que precisam de energia
Catálise
· Acelera o processo de reação
· EA sem a participação da enzima é mais alta
· EA inicia o processo da reação
· Com catalisador a EA é mais baixa, aumentando a velocidade da reação
transporte celular
· Função da proteína
· Transportar material dentro da célula e vice e versa, do citoplasma para organela e vice e versa.
fluxo de flúido
· Entra e sai do espaço intracelular
· Algumas moléculas passam, porém as proteínas são moléculas grandes que não passam. Percebe-se que há mais proteínas no espaço intracelular que no extracelular. Dessa forma, como há concentração maior dentro da célula, o fluído vai entrar na célula para equilibrar essa concentração. Quando as concentrações estão iguais para de ter fluxo de fluído.
· A diferença de concentração entre o líquido extracelular e o líquido intracelular é chamado de pressão osmótica, que vai movimentar a água ou os íons para dentro ou para fora, sempre do de menor concentração para o de maior concentração.
Se o líquido extracelular está sempre entrando na célula para compensar, ele pode desidratar? 
 É difícil manter o equilíbrio, mas há um mecanismo que compensa o líquido extracelular que é o coração bombeando sangue para os vasos sanguíneos, aumentando a pressão das artérias (PA) que tende a forçar a pressão hidrostática (empurra o líquido de dentro dos vasos para fora).
 Há 2 forças: pressão oncótica colocando o líquido para dentro e a pressão hidrostática colocando o líquido para fora.
- Exemplo das pressões nos vasos sanguíneos que também serve para as células. Entrada de líquido: é de fora pois dentro a concentração protéica é maior.
 Saída de líquido: conforme vai aumentando a pressão dentro da artérias vai empurrando o líquido para fora.
membranas biológicas
· Membranas que vão envolver as células 
· Composta por uma bicamada fosfolipídica, que possui uma cabeça hidrofílica (afinidade com a água) que está para fora, e a cauda que é formada por ácido graxo que é mais oleosa e lipofílica (afinidade com gordura) localizada na parte de dentro. 
· Resumindo: duas camadas, a parte de fora das duas extremidade é hidrofílica e a parte de dentro é hidrofóbica.
· No meio dessas camadas, transitando de um lado para o outro, existem as proteínas, chamadas de proteínas intrínsecas ou proteínas de membrana, formando um mosaico fluido.
· Funções da membrana biológica: separar uma célula das outras células, separa as organelas do citoplasma e de outras organelas, transporte seletivo de proteínas de membrana, transmissão de informação (quando há necessidade de reação internamente, é liberado um 2º mensageiro que também é uma proteína).
· O gradiente/partícula passa do de maior concentração para o de menor concentração (ao contrário do líquido)
fusão de membrana
· Outra forma de transporte
· Exocitose: partículas de dentro vão para fora da célula. As partículas são colocadas em vesículas (formadas pelo mesmo material da membrana), levando as partículas para fora.
· Exemplo: na fenda sináptica e acetilcolina
· Endocitose: partículas de fora entram para a célula se conectando a receptores na membrana que forma uma invaginação, essa que se destaca da membrana e depois forma uma vesícula com as partículas dentro.
· Exemplo: fagocitose
transmissão e transdução
· Função da proteína
· Ocorrem por meio de uma sinalização celular que acontece por meio de uma sequência de causa e efeito. Cada parte dessa sinalização termina uma, começa outra para chegar em uma função final lá na frente.
· Segundo mensageiro: o ligante liga no receptor, acontece uma mudança alostérica na proteína (muda de formato) e abre um canal ativando uma enzima e liberando um outro mensageiro para continuar a função dela.
· Transporte de cálcio: diretamente ligado à sinalização celular por utilizar transporte pela membrana e organelas utilizando o segundo mensageiro para isso, em que em muitas situações o cálcio é o próprio segundo mensageiro. O cálcio pode estar do lado de fora da célula (cálcio mineral, que faz a parte da estrutura óssea) e o cálcio intracelular (sinalizador), então quando o cálcio entra na célula ele passa a ser um sinalizador, um segundo mensageiro. A concentração intracelular de cálcio é normalmente baixa e o aumento dessa concentração é facilmente detectável pelo organismo, que vai utilizar uma ligação de proteína (como por exemplo no músculo) e vai favorecer uma concentração.
· Hormônios esteróides: são lipofílicos (afinidade com gordura), conseguem atravessar a membrana celular com uma certa facilidade, não precisando então de canal de membrana. Como são lipossolúveis também são capazes de difundir dentro da membrana na camada fosfolipídica. Como ele passa direto ele não vai ter necessidade de um segundo mensageiro, ele sozinho vai ativar e cumprir sua função dentro da célula. Esses hormônios possuem funções como desenvolvimento sexual, testosterona, estrógeno, progesterona. Para acontecer esses controles pelo hormônio ele precisa entrar no núcleo da célula para acontecer a transcrição do RNA.

Outros materiais