Buscar

Aula 5 - 03-09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 03/09/12 – China
Período de grande caos – período muito importante – balança de poder que foi se estabelecendo. Invasão dos japoneses e as grandes preocupações territoriais em termos de integridade territorial – fundamental no que se diz respeito ao Tibet, a Taiwan e à criação do Estado da Mongólia: que fazia parte do império chinês e também era domínio russo.
Estabelecimento das grandes fronteiras chineses, mesmo que algumas ainda tenham noções ambíguas.
Equilíbrio de poder a nível regional no leste asiático: período em torno da rep. Popular da china: estabelecimento das regras do jogo, que vão se alterando ao longo do tempo, mas que os principais atores vão se afirmando. Taiwan, japão (interdependência crescente).
Relação difícil com a URSS, visita de mao tsé tung fez a moscou no final de 49.
- Vimos a queda da dinastia Qing – estabelecimento da rep. China – estado bastante fragmentado – no final dos anos 20, a figura de “Chiang kai-shek” – nacionalista que se estabeleceu como líder dos nacionalistas e mudou a capital da rep. Chinesa de Pequim para Nanquim – mudaram a capital por 2 fatores:
1) a grande ameaça japonesa- que em temros militares não ficava tão longe de Beijing 
2) presença de núcleos de poder comunista
Em 1931, ocorre a invasão japonesa do nordeste da China (manchúria) – encruzilhada na hist. Comunista da China. – provoca onda de nacionalismo, que no cenário político chinês fomenta uma aliança tênue entre nacionalistas e comunistas. (unem-se contra o inimigo externo comum) – Lutam contra japoneses: 1937-1945 2ª Guerra Sino-Japonesa.
A política japonesa resumia-se no dizer: “matar todos, destruir tudo” – que levou a morte de 20 milhões de chineses. Com o final da 2ª guerra mundial, Taiwan volta pro domínio chinês (estava sob domínio japonês).
A aliança entre comunistas e nacionalistas é quebrada. – Inicia-se uma guerra civil que já havia começado antes, só estava interrompida. 1927-1950. – Os comunistas chamavam essa guerra de guerra de liberação chinesa. 
Uma das grandes consequências da guerra civil foi o estabelecimento de um regime a parte em Taiwan – boa parte dos exércitos, aliados e da liderança nacionalista fugiram dos comunistas e foram se estabelecer a republica da china na ilha de Taiwan – e a fundação da república popular da china na “china”. 
Ambos aderem a ideia da política de uma nação única. Há vários níveis de retórica, mas elas tem em comum a ideia de unificação – unificação será possível de acontecer? 
Nunca houve um armistício entre a china e Taiwan – e não é um status de guerra, nem um status de armistício. O equilíbrio de poder dessa região vai se pautar nessa leitura ambígua. 
O que é útil nesse estado de ambiguidade é útil para os dois: é um arranjo flexível, dependendo do incidente, do interesse, vamos ver a rep. Pop. da china utilizando uma retórica diferente de unificação ou de separação. A retórica de Taiwan também joga com essa ambiguidade.
Mesmo domesticamente, isso tem utilidade – e a nível internacional também. A interdependência econômica e comercial entre as duas é cada vez mais forte. Diplomacia que acontece por debaixo do pano oficial – existe sim uma representação diplomática, mas não à nível estatal –
O equilíbrio de poder ajuda a manter um certo equilíbrio- que é tênue, mas existe. 
A guerra civil chinesa termina em 49 – Mao Tsé-Tung proclama a fundação oficial da rep. Pop. da China. Em 1950, vitória comunista, a ocupação e integração não apenas oficial de uma ilha; 2ª grande vitória territorial chinesa em 1950: a fronteira entre a China e a ìndia coincide com o Himalaia – Tibet faz parte da zona fronteiriça, pequeno caminho entre montanhas indianas. Fuga de Dalai Lama e pequeno contingente: chegaram a Índia – o Dalai Lama foi para lá e seguiu para cidades ao pé do Himalaia.
Há uma aceitação não-oficial da Índia de que o Tibet foi incorporado ao território da rep. Popular da china. O apoio indiano ao Tibet – reivindicações do povo tibetano, que não se vê como parte da china comunista, vão alimentar os questionamentos.
A China e a India lançam uma corrida nuclear nos anos 50. Houve 2 pequenos conflitos: troca de tiros e pequena batalha – uma série de pequenas batalhas que eclodiam na região fronteiriça – Há uma retórica de guerra ao longo da fronteira que tem a ver com a questão do Tibet: a índia não tem ambições territoriais no sentido de anexar o tibet, mas dá o seu apoio diplomático a esse. Buffer zone : entre a índia e a china.
4ª feira retomamos esse toma mais sistematicamente. – vamos tratar da fundação da rep. Pop. da china que introduz uma série de políticas econômicas – as 2 grandes políticas serão o: big push, a reforma agrágria e o salto adiante. Reformas com implicações industriais na cidade e no campo – no plano político de RI veremos a guerra da Coreia, que serve para entender os temas: a relação dos EUA, com o japão e o estabelecimento da rep. Pop. da China como um ator próprio nas RI.

Outros materiais