Buscar

atividade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME DA INSTITUIÇÃO: Uninassau
NOME DO CURSO:  Pedagogia
NOME DA DISCIPLINA: Fundamentos da Educação e Política e Políticas Públicas 
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR
NOME DO TUTOR
NOME DO ALUNO: Lia Samara de Moura 
 MATRÍCULA: 01429694
     A DIFERENÇA ENTREA EDUCAÇÃO TRADICIONALISTA E A EDUCAÇÃO NOVA
 
     A DIFERENÇA ENTRE A ESCOLA TRADICIONAL E A NOVA
     Na Educação Tradicionalista o professor era o protagonista do ensino, o que ele dizia era o certo e ponto final. O aluno era apenas um receptor passivo. Com o surgimento da Educação Nova o aluno passa a ser o centro do ensino, com direito a questionamentos e voz ativa, pois  já dizia o John Dewey "liberdade é poder agir de acordo com sua escolha".
     A metodologia de ensino tradicional era baseada em memorização de conteúdo, com perguntas e respostas, nada dinâmico, sem interação do aluno. Era um ensino pressentido por intuição, onde pretendia-se despertar o aluno a fazer atividades passadas pelo docente.
Esta forma de ensino pode ser caracterizada pelo método "maieutico", cujo aspecto básico é o professor dirigir a classe a um resultado desejado, através de uma série de perguntas que representavam, por sua vez, passos para se chegar ao objetivo proposto. (Mizujami, 1986. p 17)
      Já na escola nova defende-se a tese que o aluno aprende mais com suas próprias experiências, e liberdade de expressar sua opinião seja acordada com o professor ou não, assim disse John Dewey: "o aprendizado se dá quando compartilhamos nossas experiências, e isso só se é possível num ambiente democrático, onde não haja barreiras ao intercâmbio do pensamento".
      A linha de pensamento na educação moderna é preparar o aluno para viver na sociedade, respeitando a individualidade e o tempo de aprendizagem de cada um, poia "a educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida" (John Dewey).
        Mesmo diante de tudo que foi abordado, pode-se afirmar que a pedagogia tradicional contribuiu significativamente para a moderna, e até hoje algumas de suas características perpetuam nas escolas moderna, exemplo disso são as escolas que preparam o aluno para o vestibular e o enem.

Outros materiais