Logo Passei Direto
Buscar

ATIVIDADE 1 - LGEO - HIDROGEOGRAFIA - 2020D

User badge image
Elias Mateus

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Analise o excerto e a figura abaixo: O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), visando o aprimoramento da Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil, promulgou a Resolução 32/2003 na qual estabelece as doze Regiões Hidrográficas. Essa Resolução define Região Hidrográfica como sendo “o espaço territorial brasileiro compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas, com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares, com vistas a orientar o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos”.
Diante do excerto e com base nas letras contidas na figura acima, analise as afirmativas a seguir:
I – A região A corresponde a Região Hidrográfica Tocantins-Araguaia. Nessa região existem várias usinas hidroelétricas, atividades de exploração mineral significativas, abrigando, por exemplo, o programa Grande Carajás. Possui, também, grande potencial turístico: pesca esportiva, turismo ecológico, praias fluviais (Ilha do Bananal), o Parque Estadual do Jalapão (TO) e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO).
II – A Região Hidrográfica do Atlântico Leste, representada pela letra B, está situada, em grande parte, numa região semiárida, que possui períodos de prolongadas estiagens. Essa região hidrográfica abriga rios de pequena extensão, com destaque para os rios Pardo, Salinas, Jequitinhonha, entre outros. A utilização econômica da bacia apresenta sérios problemas de poluição, onde as atividades industriais lançam nos corpos de água substâncias nocivas ao meio ambiente.
III – A Região Hidrográfica do Paraná, caracterizada pela letra C, abrange parte dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. É a região mais populosa e de maior desenvolvimento econômico do país, possuindo, assim, as maiores demandas por recursos hídricos, onde se destaca o uso industrial. É também a região com o maior aproveitamento do potencial hidráulico disponível.
IV – A região D corresponde a Região Hidrográfica Atlântico Sudeste. Essa região possui grande relevância nacional devido ao grande contingente populacional e da dinâmica da economia, baseada no comércio, nos serviços, na indústria e na agropecuária. Observa-se nessa região a presença de vegetação de cerrado. Parte dessa vegetação se encontra bastante alterada por causa das atividades agroindustriais, voltadas, então, para a exportação.
Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: II e III, apenas.
Alternativa 3: I, II e III, apenas.
Alternativa 4: I, II, e IV, apenas.
Alternativa 5: II, III e IV, apenas.

O processo de implantação de políticas de recursos hídricos nos estados acelerou a tramitação do Projeto de Lei, no âmbito do Congresso Nacional. Assim, foi promulgada, em 1997, a Lei nº. 9.433, instituindo a Política Nacional de Recursos Hídricos e estabelecendo a bacia hidrográfica, como a base territorial de planejamento e gestão da água, bem como prevendo a criação de comitês de bacia.
Nesse contexto, é possível afirma que o Comitê de Bacias Hidrográficas
Alternativa 1: tem uma atuação delimitada por limites que demarcam um Município e não extrapola esses limites de intervenção.
Alternativa 2: tem a competência de promover o debate acerca dos recursos hídricos relacionados às bacias hidrográficas, cabendo apenas à União.
Alternativa 3: deve ser composto somente por integrantes de órgãos e entidades públicas, no que diz respeito à gestão, proteção, controle e uso dos recursos hídricos.
Alternativa 4: são formados por representantes da União, dos Estados e Municípios, cujos territórios se situam, ainda que parcialmente, em suas respectivas áreas de atuação.
Alternativa 5: trata da resolução de conflitos que ocorrem na bacia hidrográfica, sendo de responsabilidade somente do comitê, que atua em uma terceira instância político-administrativa.

Os modelos de análise da fragilidade servem como subsídio ao planejamento estratégico ambiental. Os mapeamentos das fragilidades ambientais identificam as áreas, em função de seus diferentes níveis de fragilidade. Por meio desses documentos, torna-se possível apontar as áreas onde os graus de fragilidades são mais baixos, favorecendo, então, determinados tipos de manejo, assim como áreas mais frágeis, onde são necessárias ações tecnicamente mais adequadas a essas condições.
De acordo com as informações do mapa e do texto acima, é possível assegurar que:
Alternativa 1: A ocorrência de áreas de forte pressão ambiental se restringe aos limites inferiores da bacia, próximo à sua foz.
Alternativa 2: Ao longo de toda a área da bacia fica vetada a ocupação humana, devido às elevações topográficas que inviabilizam sua ocupação.
Alternativa 3: As áreas aptas para a ocupação e uso da terra dominam a maior parte da bacia, que se apresenta entre a classe de média e baixa vulnerabilidade.
Alternativa 4: Devido à formação topográfica e de solos, nas áreas externas à bacia, com presença de vertentes mais íngremes, a vulnerabilidade é caracterizada como baixa.
Alternativa 5: Os parâmetros de vulnerabilidade ambiental, que se apresentam nas áreas de baixa declividade da bacia e superfície mais aplainada, estão na cor vermelha, configurando essa região como imprópria à ocupação humana.

O relevo é um aspecto da natureza e constituinte do espaço físico que exerce grande fascínio sobre os olhares atentos à paisagem. Seu significado ultrapassa a beleza, a imponência ou a monotonia de suas formas e diz muito sobre as influências que o espaço físico exerce nas relações dos homens com a natureza. Cabe à geomorfologia – ramo da ciência geográfica que tem no relevo seu objeto de investigação – o estudo do relevo comprometido não apenas às denominações dos diferentes modelados da superfície terrestre, mas, também, em reconhecer de que maneira sua influência se manifesta na organização sócio espacial.
Diante do exposto, considere V para as afirmacoes verdadeiras e F para as falsas.
( ) Planaltos são relevos com altitudes variáveis, onde grande parte é localizada em altitudes superiores a 300 metros acima do nível do mar. Eles constituem uma superfície mais ou menos plana, geralmente devido aos processos erosivos.
( ) Planícies são superfícies planas de baixas altitudes e comumente recebem sedimentos de superfícies mais elevadas.
( ) Depressões são caracterizadas pelo rebaixamento do relevo, ou seja, correspondem a áreas com altitude mais baixa que as áreas que as circundam. Podem ser classificadas como absoluta (abaixo do nível do mar) ou relativa (acima do nível do mar).
Alternativa 1: V, V, V.
Alternativa 2: V, F, V.
Alternativa 3: V, F, F.
Alternativa 4: F, V, V.
Alternativa 5: F, F, F.

O desenvolvimento do potencial hidrelétrico no Brasil é recente, teve início há pouco mais de um século. No início do processo, os investimentos eram feitos por capital privado, frequentemente internacional. Assim sendo, analise as afirmativas abaixo, considerando V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
A sequência que contempla corretamente as afirmativas é:
( ) No Brasil, a associação entre água e energia têm uma forte interdependência no que se refere ao desenvolvimento econômico e energético do país.
( ) Com o governo de Juscelino Kubitschek, o processo de industrialização nacional desenvolveu-se de forma exponencial, estimulando o aproveitamento do potencial hidrelétrico.
( ) Nos últimos anos, no Brasil, o setor energético tem se ampliado com a combinação entre investimentos do Estado, do setor privado e, por vezes, associados.
( ) As restrições socioeconômicas e ambientais indicam que a energia hidráulica será a fonte geradora de energia menos expressiva do Brasil.
Alternativa 1: V, V, V, V.
Alternativa 2: V, V, V, F.
Alternativa 3: V, V, F, V.
Alternativa 4: F, V, V, V.
Alternativa 5: F, F, V, F.

Analise o fenômeno abaixo: Muitas teorias tentam explicar como surgiu a água no planeta. Uma das mais aceitas pelos cientistas afirma que esse recurso natural teria se originado, durante o processo de formação da Terra. Segundo essa teoria, há mais de 3 bilhões de anos, as rochas que estavam se consolidando na superfície da Terra liberaram uma grande quantidade de gases. A combinação destes gases teria originado vapor d’água, que sucessivamente transformava-se em chuva e novamente em vapor. Ou seja, a água da chuva evaporava em função das altas temperaturas, antes mesmo de chegar ao solo extremamente quente.
Considerando o fenômeno supracitado, podemos afirmar que a origem da água desencadeou processos que
Alternativa 1: liberaram nos ambientes naturais, em processos contínuos e linear, inúmeros elementos físicos e biológicos.
Alternativa 2: foram provenientes das precipitações em forma de dilúvio, as quais se concentraram nas partes mais altas do relevo.
Alternativa 3: desencadearam o processo de intemperismo químico, o qual desagregou as rochas, formando e dando origem aos solos.
Alternativa 4: estavam restritos, inicialmente, apenas às áreas de maior altitude, pois, quanto mais próximo das nuvens, mais águas a superfície recebia.
Alternativa 5: representam uma mudança no ambiente natural, pois o ciclo de evaporação e precipitação potencializou dilúvios pontuais e ativos atualmente.

O aquífero precisa ser uma formação rochosa capaz de permitir o armazenamento natural da água; caso contrário, esta água evaporaria ou tomaria outros rumos. Ele, em geral, se mede por grandes ou pequenas extensões em quilômetros quadrados. Além de servir como uma grande cisterna natural, o aquífero precisa ainda ter facilidade de transmitir a água nele depositada.
Com base no exposto e nos estudos sobre Águas Subterrâneas, assinale a alternativa correta.
Alternativa 1: As zonas saturadas apresentam ocorrência de rochas com pouca permeabilidade e absorção de água.
Alternativa 2: O nível freático sofre mudanças de profundidade ao longo do ano, devido às alternâncias ou variações geomorfológicas.
Alternativa 3: Em regiões de clima semiárido ou árido o processo de evaporação é menor do que em áreas consideradas mais chuvosas.
Alternativa 4: Um fato fundamental no que se refere à recarga da água subterrânea é o modo como se distribuem as chuvas ao longo do ano.
Alternativa 5: Nas áreas localizadas entre as zonas saturadas e não saturadas do subsolo ocorre a presença de uma linha muito pequena chamada de aquífero suspenso.

Os padrões de drenagem apresentam-se em função do tipo de rocha e das estruturas geológicas presentes numa determinada área, sendo assim, composta por um conjunto de canais de escoamento que são influenciados por atividades morfogenéticas, de acordo com a disposição das camadas rochosas, pela resistência litológica variável e também pelo estágio evolutivo do relevo.
Considerando o excerto acima, analise os principais padrões de drenagem e associe-os corretamente às suas respectivas definições:
1) Dendrítico
2) Paralelo
3) Radial
4) Treliça
5) Retangular

Considerando o excerto acima, analise os principais padrões de drenagem e associe-os corretamente às suas respectivas definições:
A sequência correta dessa associação é:
( ) Esse padrão de drenagem possui talvegues que se dispõe radialmente a uma estrutura ou região mais elevada. Ocorre em estruturas vulcânicas, em áreas sedimentares soerguidas por domos salinos e em áreas onde afloram plutões ígneos, que devido à erosão diferencial são realçados na topografia.
( ) Esse padrão de drenagem tem ocorrência associada a terrenos planos com declividade de média a fraca, sendo típico de regiões onde houve falhamento intenso em uma única direção ou em camadas sedimentares levemente inclinadas em regiões de topografia suave, onde os contatos geológicos se apresentam mais ou menos retilíneos.
( ) Esse padrão de drenagem é típico de áreas cobertas por rochas horizontais não fraturadas e isotrópicas em relação à erosão. Constitui um padrão onde os talvegues têm comprimentos variados e não possuem nenhuma orientação preferencial, sendo comum em rochas sedimentares horizontais, podendo também ocorrer em rochas de baixo grau metamórfico, horizontais ou sub-horizontais.
( ) Esse padrão de drenagem apresenta-se essencialmente em terrenos com grandes quantidades de fraturas no material de origem, onde os cursos d’água se encontram em ângulos retos. Ocorre em rochas que foram submetidas a processos de diaclasamentos e falhamentos. A drenagem é condicionada pelas estruturas das rochas, podendo ocorrer em arenitos, rochas ígneas plutônicas ou mesmo em rochas metamórficas submetidas a falhamentos e fraturamentos.
( ) Esse padrão de drenagem é característico de morros com declividades bem acentuadas, sendo descrito pela existência de cursos d’água longos com um conjunto de tributários curtos que desembocam em ângulos retos no curso maior. É um padrão que se desenvolve em regiões dobradas.

As águas cobrem cerca de 70% de toda a superfície do planeta Terra. Desse montante, aproximadamente 97,5% é água salgada e apenas 2,5% doce. Do total de água doce, cerca de 1% está disponível ao consumo humano e o restante se encontra em geleiras, nas neves eternas das montanhas e em subsolos congelados. Porém, a utilização desse recurso não é igual em todo o planeta. Deste modo, analise as figuras abaixo:
Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativa 1: O Brasil é possuidor de 12% da reserva de água doce do planeta e sua distribuição é feita de forma equilibrada em todo o território.
Alternativa 2: Por se tratar de uma unidade territorial de dimensões continentais, o território brasileiro sofre com o estresse hídrico, principalmente a região Norte.
Alternativa 3: Alguns continentes se encontram em regiões muito secas e desprovidas de fontes suficientes de recursos hídricos, como é o caso do continente europeu e do continente asiático.
Alternativa 4: A cidade de São Paulo e região metropolitana contém aproximadamente 10% da população brasileira e, nos últimos anos, a crise hídrica nessa região está em processo de declínio.
Alternativa 5: Com o crescimento da população mundial, com o aumento do processo de urbanização e da atividade econômica em geral, o abastecimento de água doce no planeta fica comprometido.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Analise o excerto e a figura abaixo: O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), visando o aprimoramento da Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil, promulgou a Resolução 32/2003 na qual estabelece as doze Regiões Hidrográficas. Essa Resolução define Região Hidrográfica como sendo “o espaço territorial brasileiro compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas, com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares, com vistas a orientar o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos”.
Diante do excerto e com base nas letras contidas na figura acima, analise as afirmativas a seguir:
I – A região A corresponde a Região Hidrográfica Tocantins-Araguaia. Nessa região existem várias usinas hidroelétricas, atividades de exploração mineral significativas, abrigando, por exemplo, o programa Grande Carajás. Possui, também, grande potencial turístico: pesca esportiva, turismo ecológico, praias fluviais (Ilha do Bananal), o Parque Estadual do Jalapão (TO) e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO).
II – A Região Hidrográfica do Atlântico Leste, representada pela letra B, está situada, em grande parte, numa região semiárida, que possui períodos de prolongadas estiagens. Essa região hidrográfica abriga rios de pequena extensão, com destaque para os rios Pardo, Salinas, Jequitinhonha, entre outros. A utilização econômica da bacia apresenta sérios problemas de poluição, onde as atividades industriais lançam nos corpos de água substâncias nocivas ao meio ambiente.
III – A Região Hidrográfica do Paraná, caracterizada pela letra C, abrange parte dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. É a região mais populosa e de maior desenvolvimento econômico do país, possuindo, assim, as maiores demandas por recursos hídricos, onde se destaca o uso industrial. É também a região com o maior aproveitamento do potencial hidráulico disponível.
IV – A região D corresponde a Região Hidrográfica Atlântico Sudeste. Essa região possui grande relevância nacional devido ao grande contingente populacional e da dinâmica da economia, baseada no comércio, nos serviços, na indústria e na agropecuária. Observa-se nessa região a presença de vegetação de cerrado. Parte dessa vegetação se encontra bastante alterada por causa das atividades agroindustriais, voltadas, então, para a exportação.
Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: II e III, apenas.
Alternativa 3: I, II e III, apenas.
Alternativa 4: I, II, e IV, apenas.
Alternativa 5: II, III e IV, apenas.

O processo de implantação de políticas de recursos hídricos nos estados acelerou a tramitação do Projeto de Lei, no âmbito do Congresso Nacional. Assim, foi promulgada, em 1997, a Lei nº. 9.433, instituindo a Política Nacional de Recursos Hídricos e estabelecendo a bacia hidrográfica, como a base territorial de planejamento e gestão da água, bem como prevendo a criação de comitês de bacia.
Nesse contexto, é possível afirma que o Comitê de Bacias Hidrográficas
Alternativa 1: tem uma atuação delimitada por limites que demarcam um Município e não extrapola esses limites de intervenção.
Alternativa 2: tem a competência de promover o debate acerca dos recursos hídricos relacionados às bacias hidrográficas, cabendo apenas à União.
Alternativa 3: deve ser composto somente por integrantes de órgãos e entidades públicas, no que diz respeito à gestão, proteção, controle e uso dos recursos hídricos.
Alternativa 4: são formados por representantes da União, dos Estados e Municípios, cujos territórios se situam, ainda que parcialmente, em suas respectivas áreas de atuação.
Alternativa 5: trata da resolução de conflitos que ocorrem na bacia hidrográfica, sendo de responsabilidade somente do comitê, que atua em uma terceira instância político-administrativa.

Os modelos de análise da fragilidade servem como subsídio ao planejamento estratégico ambiental. Os mapeamentos das fragilidades ambientais identificam as áreas, em função de seus diferentes níveis de fragilidade. Por meio desses documentos, torna-se possível apontar as áreas onde os graus de fragilidades são mais baixos, favorecendo, então, determinados tipos de manejo, assim como áreas mais frágeis, onde são necessárias ações tecnicamente mais adequadas a essas condições.
De acordo com as informações do mapa e do texto acima, é possível assegurar que:
Alternativa 1: A ocorrência de áreas de forte pressão ambiental se restringe aos limites inferiores da bacia, próximo à sua foz.
Alternativa 2: Ao longo de toda a área da bacia fica vetada a ocupação humana, devido às elevações topográficas que inviabilizam sua ocupação.
Alternativa 3: As áreas aptas para a ocupação e uso da terra dominam a maior parte da bacia, que se apresenta entre a classe de média e baixa vulnerabilidade.
Alternativa 4: Devido à formação topográfica e de solos, nas áreas externas à bacia, com presença de vertentes mais íngremes, a vulnerabilidade é caracterizada como baixa.
Alternativa 5: Os parâmetros de vulnerabilidade ambiental, que se apresentam nas áreas de baixa declividade da bacia e superfície mais aplainada, estão na cor vermelha, configurando essa região como imprópria à ocupação humana.

O relevo é um aspecto da natureza e constituinte do espaço físico que exerce grande fascínio sobre os olhares atentos à paisagem. Seu significado ultrapassa a beleza, a imponência ou a monotonia de suas formas e diz muito sobre as influências que o espaço físico exerce nas relações dos homens com a natureza. Cabe à geomorfologia – ramo da ciência geográfica que tem no relevo seu objeto de investigação – o estudo do relevo comprometido não apenas às denominações dos diferentes modelados da superfície terrestre, mas, também, em reconhecer de que maneira sua influência se manifesta na organização sócio espacial.
Diante do exposto, considere V para as afirmacoes verdadeiras e F para as falsas.
( ) Planaltos são relevos com altitudes variáveis, onde grande parte é localizada em altitudes superiores a 300 metros acima do nível do mar. Eles constituem uma superfície mais ou menos plana, geralmente devido aos processos erosivos.
( ) Planícies são superfícies planas de baixas altitudes e comumente recebem sedimentos de superfícies mais elevadas.
( ) Depressões são caracterizadas pelo rebaixamento do relevo, ou seja, correspondem a áreas com altitude mais baixa que as áreas que as circundam. Podem ser classificadas como absoluta (abaixo do nível do mar) ou relativa (acima do nível do mar).
Alternativa 1: V, V, V.
Alternativa 2: V, F, V.
Alternativa 3: V, F, F.
Alternativa 4: F, V, V.
Alternativa 5: F, F, F.

O desenvolvimento do potencial hidrelétrico no Brasil é recente, teve início há pouco mais de um século. No início do processo, os investimentos eram feitos por capital privado, frequentemente internacional. Assim sendo, analise as afirmativas abaixo, considerando V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
A sequência que contempla corretamente as afirmativas é:
( ) No Brasil, a associação entre água e energia têm uma forte interdependência no que se refere ao desenvolvimento econômico e energético do país.
( ) Com o governo de Juscelino Kubitschek, o processo de industrialização nacional desenvolveu-se de forma exponencial, estimulando o aproveitamento do potencial hidrelétrico.
( ) Nos últimos anos, no Brasil, o setor energético tem se ampliado com a combinação entre investimentos do Estado, do setor privado e, por vezes, associados.
( ) As restrições socioeconômicas e ambientais indicam que a energia hidráulica será a fonte geradora de energia menos expressiva do Brasil.
Alternativa 1: V, V, V, V.
Alternativa 2: V, V, V, F.
Alternativa 3: V, V, F, V.
Alternativa 4: F, V, V, V.
Alternativa 5: F, F, V, F.

Analise o fenômeno abaixo: Muitas teorias tentam explicar como surgiu a água no planeta. Uma das mais aceitas pelos cientistas afirma que esse recurso natural teria se originado, durante o processo de formação da Terra. Segundo essa teoria, há mais de 3 bilhões de anos, as rochas que estavam se consolidando na superfície da Terra liberaram uma grande quantidade de gases. A combinação destes gases teria originado vapor d’água, que sucessivamente transformava-se em chuva e novamente em vapor. Ou seja, a água da chuva evaporava em função das altas temperaturas, antes mesmo de chegar ao solo extremamente quente.
Considerando o fenômeno supracitado, podemos afirmar que a origem da água desencadeou processos que
Alternativa 1: liberaram nos ambientes naturais, em processos contínuos e linear, inúmeros elementos físicos e biológicos.
Alternativa 2: foram provenientes das precipitações em forma de dilúvio, as quais se concentraram nas partes mais altas do relevo.
Alternativa 3: desencadearam o processo de intemperismo químico, o qual desagregou as rochas, formando e dando origem aos solos.
Alternativa 4: estavam restritos, inicialmente, apenas às áreas de maior altitude, pois, quanto mais próximo das nuvens, mais águas a superfície recebia.
Alternativa 5: representam uma mudança no ambiente natural, pois o ciclo de evaporação e precipitação potencializou dilúvios pontuais e ativos atualmente.

O aquífero precisa ser uma formação rochosa capaz de permitir o armazenamento natural da água; caso contrário, esta água evaporaria ou tomaria outros rumos. Ele, em geral, se mede por grandes ou pequenas extensões em quilômetros quadrados. Além de servir como uma grande cisterna natural, o aquífero precisa ainda ter facilidade de transmitir a água nele depositada.
Com base no exposto e nos estudos sobre Águas Subterrâneas, assinale a alternativa correta.
Alternativa 1: As zonas saturadas apresentam ocorrência de rochas com pouca permeabilidade e absorção de água.
Alternativa 2: O nível freático sofre mudanças de profundidade ao longo do ano, devido às alternâncias ou variações geomorfológicas.
Alternativa 3: Em regiões de clima semiárido ou árido o processo de evaporação é menor do que em áreas consideradas mais chuvosas.
Alternativa 4: Um fato fundamental no que se refere à recarga da água subterrânea é o modo como se distribuem as chuvas ao longo do ano.
Alternativa 5: Nas áreas localizadas entre as zonas saturadas e não saturadas do subsolo ocorre a presença de uma linha muito pequena chamada de aquífero suspenso.

Os padrões de drenagem apresentam-se em função do tipo de rocha e das estruturas geológicas presentes numa determinada área, sendo assim, composta por um conjunto de canais de escoamento que são influenciados por atividades morfogenéticas, de acordo com a disposição das camadas rochosas, pela resistência litológica variável e também pelo estágio evolutivo do relevo.
Considerando o excerto acima, analise os principais padrões de drenagem e associe-os corretamente às suas respectivas definições:
1) Dendrítico
2) Paralelo
3) Radial
4) Treliça
5) Retangular

Considerando o excerto acima, analise os principais padrões de drenagem e associe-os corretamente às suas respectivas definições:
A sequência correta dessa associação é:
( ) Esse padrão de drenagem possui talvegues que se dispõe radialmente a uma estrutura ou região mais elevada. Ocorre em estruturas vulcânicas, em áreas sedimentares soerguidas por domos salinos e em áreas onde afloram plutões ígneos, que devido à erosão diferencial são realçados na topografia.
( ) Esse padrão de drenagem tem ocorrência associada a terrenos planos com declividade de média a fraca, sendo típico de regiões onde houve falhamento intenso em uma única direção ou em camadas sedimentares levemente inclinadas em regiões de topografia suave, onde os contatos geológicos se apresentam mais ou menos retilíneos.
( ) Esse padrão de drenagem é típico de áreas cobertas por rochas horizontais não fraturadas e isotrópicas em relação à erosão. Constitui um padrão onde os talvegues têm comprimentos variados e não possuem nenhuma orientação preferencial, sendo comum em rochas sedimentares horizontais, podendo também ocorrer em rochas de baixo grau metamórfico, horizontais ou sub-horizontais.
( ) Esse padrão de drenagem apresenta-se essencialmente em terrenos com grandes quantidades de fraturas no material de origem, onde os cursos d’água se encontram em ângulos retos. Ocorre em rochas que foram submetidas a processos de diaclasamentos e falhamentos. A drenagem é condicionada pelas estruturas das rochas, podendo ocorrer em arenitos, rochas ígneas plutônicas ou mesmo em rochas metamórficas submetidas a falhamentos e fraturamentos.
( ) Esse padrão de drenagem é característico de morros com declividades bem acentuadas, sendo descrito pela existência de cursos d’água longos com um conjunto de tributários curtos que desembocam em ângulos retos no curso maior. É um padrão que se desenvolve em regiões dobradas.

As águas cobrem cerca de 70% de toda a superfície do planeta Terra. Desse montante, aproximadamente 97,5% é água salgada e apenas 2,5% doce. Do total de água doce, cerca de 1% está disponível ao consumo humano e o restante se encontra em geleiras, nas neves eternas das montanhas e em subsolos congelados. Porém, a utilização desse recurso não é igual em todo o planeta. Deste modo, analise as figuras abaixo:
Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativa 1: O Brasil é possuidor de 12% da reserva de água doce do planeta e sua distribuição é feita de forma equilibrada em todo o território.
Alternativa 2: Por se tratar de uma unidade territorial de dimensões continentais, o território brasileiro sofre com o estresse hídrico, principalmente a região Norte.
Alternativa 3: Alguns continentes se encontram em regiões muito secas e desprovidas de fontes suficientes de recursos hídricos, como é o caso do continente europeu e do continente asiático.
Alternativa 4: A cidade de São Paulo e região metropolitana contém aproximadamente 10% da população brasileira e, nos últimos anos, a crise hídrica nessa região está em processo de declínio.
Alternativa 5: Com o crescimento da população mundial, com o aumento do processo de urbanização e da atividade econômica em geral, o abastecimento de água doce no planeta fica comprometido.

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 - LGEO - HIDROGEOGRAFIA - 2020D
QUESTÃO 1
· 
Analise o excerto e a figura abaixo:
O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), visando o aprimoramento da Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil, promulgou a Resolução 32/2003 na qual estabelece as doze Regiões Hidrográficas. Essa Resolução define Região Hidrográfica como sendo “o espaço territorial brasileiro compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas, com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares, com vistas a orientar o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos”.
Disponível em: <https://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/panorama-das-aguas/copy_of_divisoes-hidrograficas>. Acesso em: 20 jun. 2018.
Regiões Hidrográficas do Brasil. Adaptado de: <http://www2.ana.gov.br/Paginas/imprensa/noticia.aspx?List=ccb75a86-bd5a-4853-8c76-cc46b7dc89a1&ID=12001>. Acesso em: 20 jun. 2018. 
Diante do excerto e com base nas letras contidas na figura acima, analise as afirmativas a seguir:
I – A região A corresponde a Região Hidrográfica Tocantins-Araguaia. Nessa região existem várias usinas hidroelétricas, atividades de exploração mineral significativas, abrigando, por exemplo, o programa Grande Carajás. Possui, também, grande potencial turístico: pesca esportiva, turismo ecológico, praias fluviais (Ilha do Bananal), o Parque Estadual do Jalapão (TO) e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO).
II – A Região Hidrográfica do Atlântico Leste, representada pela letra B, está situada, em grande parte, numa região semiárida, que possui períodos de prolongadas estiagens. Essa região hidrográfica abriga rios de pequena extensão, com destaque para os rios Pardo, Salinas, Jequitinhonha, entre outros. A utilização econômica da bacia apresenta sérios problemas de poluição, onde as atividades industriais lançam nos corpos de água substâncias nocivas ao meio ambiente.
III – A Região Hidrográfica do Paraná, caracterizada pela letra C, abrange parte dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. É a região mais populosa e de maior desenvolvimento econômico do país, possuindo, assim, as maiores demandas por recursos hídricos, onde se destaca o uso industrial. É também a região com o maior aproveitamento do potencial hidráulico disponível.
IV – A região D corresponde a Região Hidrográfica Atlântico Sudeste. Essa região possui grande relevância nacional devido ao grande contingente populacional e da dinâmica da economia, baseada no comércio, nos serviços, na indústria e na agropecuária. Observa-se nessa região a presença de vegetação de cerrado. Parte dessa vegetação se encontra bastante alterada por causa das atividades agroindustriais, voltadas, então, para a exportação.
É correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II, e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 2
· 
O processo de implantação de políticas de recursos hídricos nos estados acelerou a tramitação do Projeto de Lei, no âmbito do Congresso Nacional. Assim, foi promulgada, em 1997, a Lei nº. 9.433, instituindo a Política Nacional de Recursos Hídricos e estabelecendo a bacia hidrográfica, como a base territorial de planejamento e gestão da água, bem como prevendo a criação de comitês de bacia.
MMA. Comitê de Bacia Hidrográfica: O que é e o que faz. Brasília. 2011. p.24.
 
Nesse contexto, é possível afirma que o Comitê de Bacias Hidrográficas
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
tem uma atuação delimitada por limites que demarcam um Município e não extrapola esses limites de intervenção.
Alternativa 2:
tem a competência de promover o debate acerca dos recursos hídricos relacionados às bacias hidrográficas, cabendo apenas à União.
Alternativa 3:
deve ser composto somente por integrantes de órgãos e entidades públicas, no que diz respeito à gestão, proteção, controle e uso dos recursos hídricos.
Alternativa 4:
são formados por representantes da União, dos Estados e Municípios, cujos territórios se situam, ainda que parcialmente, em suas respectivas áreas de atuação.
Alternativa 5:
trata da resolução de conflitos que ocorrem na bacia hidrográfica, sendo de responsabilidade somente do comitê, que atua em uma terceira instância político-administrativa.
____________________________________________________________________________________________________
Os modelos de análise da fragilidade servem como subsídio ao planejamento estratégico ambiental. Os mapeamentos das fragilidades ambientais identificam as áreas, em função de seus diferentes níveis de fragilidade. Por meio desses documentos, torna-se possível apontar as áreas onde os graus de fragilidades são mais baixos, favorecendo, então, determinados tipos de manejo, assim como áreas mais frágeis, onde são necessárias ações tecnicamente mais adequadas a essas condições.
 
Nesse sentido, analise a seguir o mapa de vulnerabilidade ambiental.
Disponível em: <http://www.pge.uem.br/documentos-para-publicacao/dissertacoes-1/defesas-2012-pdfs/RodrigoBatistadeOliveria.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2018.
 
De acordo com as informações do mapa e do texto acima, é possível assegurar que:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
A ocorrência de áreas de forte pressão ambiental se restringe aos limites inferiores da bacia, próximo à sua foz.
Alternativa 2:
Ao longo de toda a área da bacia fica vetada a ocupação humana, devido às elevações topográficas que inviabilizam sua ocupação.
Alternativa 3:
As áreas aptas para a ocupação e uso da terra dominam a maior parte da bacia, que se apresenta entre a classe de média e baixa vulnerabilidade.
Alternativa 4:
Devido à formação topográfica e de solos, nas áreas externas à bacia, com presença de vertentes mais íngremes, a vulnerabilidade é caracterizada como baixa.
Alternativa 5:
Os parâmetros de vulnerabilidade ambiental, que se apresentam nas áreas de baixa declividade da bacia e superfície mais aplainada, estão na cor vermelha, configurando essa região como imprópria à ocupação humana.
QUESTÃO 4
· 
O relevo é um aspecto da natureza e constituinte do espaço físico que exerce grande fascínio sobre os olhares atentos à paisagem. Seu significado ultrapassa a beleza, a imponência ou a monotonia de suas formas e diz muito sobre as influências que o espaço físico exerce nas relações dos homens com a natureza. Cabe à geomorfologia – ramo da ciência geográfica que tem no relevo seu objeto de investigação – o estudo do relevo comprometido não apenas às denominações dos diferentes modelados da superfície terrestre, mas, também, em reconhecer de que maneira sua influência se manifesta na organização sócio espacial.
 
Disponível em: <https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v5/pdf-v5/TD_V-a3.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2018.
 
Diante do exposto, considere V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
 
(    ) Planaltos são relevos com altitudes variáveis, onde grande parte é localizada em altitudes superiores a 300 metros acima do nível do mar. Eles constituem uma superfície mais ou menos plana, geralmente devido aos processos erosivos.
(    ) Planícies são superfícies planas de baixas altitudes e comumente recebem sedimentos de superfícies mais elevadas.
(    ) Depressões são caracterizadas pelo rebaixamento do relevo, ou seja, correspondem a áreas com altitude mais baixa que as áreas que as circundam. Podem ser classificadas como absoluta (abaixo do nível do mar) ou relativa (acima do nível do mar).
 
A sequência que contempla corretamente as afirmativas é:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.
Alternativa 2:
V, F, V.
Alternativa 3:
V, F, F.
Alternativa 4:
F, V, V.
Alternativa 5:
F, F, F.
QUESTÃO 5
· 
O desenvolvimento do potencial hidrelétrico no Brasil é recente, teve início há pouco mais de um século. No início do processo, os investimentoseram feitos por capital privado, frequentemente internacional. Assim sendo, analise as afirmativas abaixo, considerando V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
 
(    ) No Brasil, a associação entre água e energia têm uma forte interdependência no que se refere ao desenvolvimento econômico e energético do país.
(    ) Com o governo de Juscelino Kubitschek, o processo de industrialização nacional desenvolveu-se de forma exponencial, estimulando o aproveitamento do potencial hidrelétrico.
(    ) Nos últimos anos, no Brasil, o setor energético tem se ampliado com a combinação entre investimentos do Estado, do setor privado e, por vezes, associados.
(    ) As restrições socioeconômicas e ambientais indicam que a energia hidráulica será a fonte geradora de energia menos expressiva do Brasil.
A sequência que contempla corretamente as afirmativas é:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, V.
Alternativa 2:
V, V, V, F.
Alternativa 3:
V, V, F, V.
Alternativa 4:
F, V, V, V.
Alternativa 5:
F, F, V, F.
QUESTÃO 6
· 
Analise o fenômeno abaixo:
Muitas teorias tentam explicar como surgiu a água no planeta. Uma das mais aceitas pelos cientistas afirma que esse recurso natural teria se originado, durante o processo de formação da Terra. Segundo essa teoria, há mais de 3 bilhões de anos, as rochas que estavam se consolidando na superfície da Terra liberaram uma grande quantidade de gases. A combinação destes gases teria originado vapor d’água, que sucessivamente transformava-se em chuva e novamente em vapor. Ou seja, a água da chuva evaporava em função das altas temperaturas, antes mesmo de chegar ao solo extremamente quente.
Considerando o fenômeno supracitado, podemos afirmar que a origem da água desencadeou processos que
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
liberaram nos ambientes naturais, em processos contínuos e linear, inúmeros elementos físicos e biológicos.
Alternativa 2:
foram provenientes das precipitações em forma de dilúvio, as quais se concentraram nas partes mais altas do relevo.
Alternativa 3:
desencadearam o processo de intemperismo químico, o qual desagregou as rochas, formando e dando origem aos solos.
Alternativa 4:
estavam restritos, inicialmente, apenas às áreas de maior altitude, pois, quanto mais próximo das nuvens, mais águas a superfície recebia.
Alternativa 5:
representam uma mudança no ambiente natural, pois o ciclo de evaporação e precipitação potencializou dilúvios pontuais e ativos atualmente.
QUESTÃO 7
· 
“O aquífero precisa ser uma formação rochosa capaz de permitir o armazenamento natural da água; caso contrário, esta água evaporaria ou tomaria outros rumos. Ele, em geral, se mede por grandes ou pequenas extensões em quilômetros quadrados. Além de servir como uma grande cisterna natural, o aquífero precisa ainda ter facilidade de transmitir a água nele depositada. [...] a constituição geológica só será aquífera se, além de ter seus poros saturados (cheios) de águas, permitir a fácil transmissão da água armazenada”.
SILVA P. C. A. Reserva hídrica: Aquífero Guarani e seu uso sustentável. Brasília. 2011.
 
Com base no exposto e nos estudos sobre Águas Subterrâneas, assinale a alternativa correta.
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
As zonas saturadas apresentam ocorrência de rochas com pouca permeabilidade e absorção de água.
Alternativa 2:
O nível freático sofre mudanças de profundidade ao longo do ano, devido às alternâncias ou variações geomorfológicas.
Alternativa 3:
Em regiões de clima semiárido ou árido o processo de evaporação é menor do que em áreas consideradas mais chuvosas.
Alternativa 4:
Um fato fundamental no que se refere à recarga da água subterrânea é o modo como se distribuem as chuvas ao longo do ano.
Alternativa 5:
Nas áreas localizadas entre as zonas saturadas e não saturadas do subsolo ocorre a presença de uma linha muito pequena chamada de aquífero suspenso.
QUESTÃO 8
· 
Os padrões de drenagem apresentam-se em função do tipo de rocha e das estruturas geológicas presentes numa determinada área, sendo assim, composta por um conjunto de canais de escoamento que são influenciados por atividades morfogenéticas, de acordo com a disposição das camadas rochosas, pela resistência litológica variável e também pelo estágio evolutivo do relevo. Assim, a organização espacial dos rios é influenciada e controlada pelas características morfológicas e estruturas geológicas da bacia hidrográfica, consolidando o tipo de padrão de drenagem e sua densidade na região de estudo.
Os Desafios da Geografia Física na fronteira do conhecimento. Unicamp, 2017. Disponível em: <encurtador.com.br/gxDLZ>. Acesso em: 10 maio 2019.
 
Considerando o excerto acima, analise os principais padrões de drenagem e associe-os corretamente às suas respectivas definições:
1) Dendrítico
2) Paralelo
3) Radial
4) Treliça
5) Retangular
(   ) Esse padrão de drenagem possui talvegues que se dispõe radialmente a uma estrutura ou região mais elevada. Ocorre em estruturas vulcânicas, em áreas sedimentares soerguidas por domos salinos e em áreas onde afloram plutões ígneos, que devido à erosão diferencial são realçados na topografia.
(   ) Esse padrão de drenagem tem ocorrência associada a terrenos planos com declividade de média a fraca, sendo típico de regiões onde houve falhamento intenso em uma única direção ou em camadas sedimentares levemente inclinadas em regiões de topografia suave, onde os contatos geológicos se apresentam mais ou menos retilíneos.
(   ) Esse padrão de drenagem é típico de áreas cobertas por rochas horizontais não fraturadas e isotrópicas em relação à erosão. Constitui um padrão onde os talvegues têm comprimentos variados e não possuem nenhuma orientação preferencial, sendo comum em rochas sedimentares horizontais, podendo também ocorrer em rochas de baixo grau metamórfico, horizontais ou sub-horizontais.
(   ) Esse padrão de drenagem apresenta-se essencialmente em terrenos com grandes quantidades de fraturas no material de origem, onde os cursos d’água se encontram em ângulos retos. Ocorre em rochas que foram submetidas a processos de diaclasamentos e falhamentos. A drenagem é condicionada pelas estruturas das rochas, podendo ocorrer em arenitos, rochas ígneas plutônicas ou mesmo em rochas metamórficas submetidas a falhamentos e fraturamentos.
(   ) Esse padrão de drenagem é característico de morros com declividades bem acentuadas, sendo descrito pela existência de cursos d’água longos com um conjunto de tributários curtos que desembocam em ângulos retos no curso maior. É um padrão que se desenvolve em regiões dobradas.
 
A sequência correta dessa associação é:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
2; 1; 3; 5; 4.
Alternativa 2:
3; 2; 1; 5; 4.
Alternativa 3:
3; 4; 2; 1; 5.
Alternativa 4:
4; 2; 3; 1; 5.
Alternativa 5:
5; 4; 2; 3; 1.
QUESTÃO 9
· 
A bacia hidrográfica é o conjunto de terras limitadas por divisões de águas (interflúvios) que se encontram nas regiões mais elevadas do relevo. As bacias são drenadas por um rio principal, canal fluvial, e por todos os seus afluentes, também chamados de tributários. Geralmente, a bacia hidrográfica recebe o nome do rio principal, como a Bacia do Rio São Francisco. [...] Bacia hidrográfica é a região compreendida por um território e por diversos cursos d’água. Da chuva que cai no interior da bacia, parte escoa pela superfície e parte infiltra no solo.
ANA. O Comitê de Bacia Hidrográfica: o que é e o que faz? Brasília. 2011.
 
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I - A rede fluvial de uma bacia hidrográfica é responsável pela coleta e distribuição da água e dos sedimentos de uma área para outra, dentro de uma determinada região.
II - A bacia hidrográfica é formada por elementos que determinam a quantidade de água e de sedimentos que alcançam os canais fluviais.
III - No perímetro de uma bacia hidrográfica, pode conter diferentes tipos de ocupação humana. Essa ocupação determina a qualidade daságuas.
IV - A gestão de bacias hidrográficas ultrapassa os limites administrativos, como os municípios, abrangendo também os estados da federação.
V - As mudanças ocorridas na dinâmica de uma bacia hidrográfica ocasionam interferências nos rios que a compõe.
É correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, III e V, apenas.
Alternativa 4:
II, III e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 10
· 
As águas cobrem cerca de 70% de toda a superfície do planeta Terra. Desse montante, aproximadamente 97,5% é água salgada e apenas 2,5% doce. Do total de água doce, cerca de 1% está disponível ao consumo humano e o restante se encontra em geleiras, nas neves eternas das montanhas e em subsolos congelados. Porém, a utilização desse recurso não é igual em todo o planeta. Deste modo, analise as figuras abaixo:
Figura 1
Figura 2
ANA. Fatos e tendências: Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil.  Brasília. 2009.
 
Os dados apontados mostram diretamente como se distribui a água doce no Brasil e no Mundo. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
O Brasil é possuidor de 12% da reserva de água doce do planeta e sua distribuição é feita de forma equilibrada em todo o território.
Alternativa 2:
Por se tratar de uma unidade territorial de dimensões continentais, o território brasileiro sofre com o estresse hídrico, principalmente a região Norte.
Alternativa 3:
Alguns continentes se encontram em regiões muito secas e desprovidas de fontes suficientes de recursos hídricos, como é o caso do continente europeu e do continente asiático.
Alternativa 4:
A cidade de São Paulo e região metropolitana contém aproximadamente 10% da população brasileira e, nos últimos anos, a crise hídrica nessa região está em processo de declínio.
Alternativa 5:
Com o crescimento da população mundial, com o aumento do processo de urbanização e da atividade econômica em geral, o abastecimento de água doce no planeta fica comprometido.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina