A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
EADmodulo3-slide-Raimunda-Braga

Pré-visualização | Página 1 de 1

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO CEARÁ (CED)
RAIMUNDA RODRIGUES BRAGA 
 Curso De Aperfeiçoamento Em Didática E Metodologia Para Formação De Tutores De Ead
As habilidades necessárias para uma tutoria atuante e promissora.
O tutor é um agente cujo papel efetiva-se mediante o exercício da docência em ambientes virtuais de aprendizagem. 
Para uma melhor compreensão da atuação tutorial, optamos por organizar as competências que delineiam a ação do tutor na EAD em 4 grupos:
Competência Pedagógica: que envolve o aspecto pedagógico, os métodos de ensino-aprendizagem, que contribuem para o aprendizado do grupo e individual. 
Competências Sócio-Afetivas: que envolvem os aspectos interpessoais, a comunicação individual, a criatividade e a socialização contribuindo para um ambiente agradável. Competência Tecnológica: que envolve os aspectos técnicos do ambiente, o domínio das tecnologias de informação a orientação técnica visando um melhor aproveitamento do AVAs. 
Competência Auto-avaliativa: que envolve a compreensão do tutor sob sua própria atuação buscando a análise e a melhoria de seu trabalho.
O tutor é um educador à distância. Aquele que coordena a seleção de conteúdos, que discute as estratégias de aprendizagem, que suscita a criação de percursos acadêmicos, que problematiza o conhecimento, que estabelece o diálogo com o aluno, que media problemas de aprendizagem, sugere, instiga, acolhe. Enfim, um professor no espaço virtual, exercendo a sua função de formar o aluno (BARROS, 2005). 
Em suma, a atuação tutorial na Educação a Distancia é imprescindível, já que coopera no processo de integração, inserção e respeito por todos os setores da comunidade educativa. 
Referências
Azevedo Borges Fabiana. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS AO TRABALHO TUTORIAL: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. 
Disponível em www.seer.ufrgs.br/renote/article/download/13912/7819 acessado em 20/09/2016
BARROS, Regina L. A importância do tutor no processo de aprendizagem a distância. Revista Iberoamericana de Educación. 25/06/05.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.