Buscar

DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA

Prévia do material em texto

DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA
1. A AMÉRICA FOI DESCOBERTA por Cristóvão Colombo no dia 12 de outubro d 1492. 
- COLOMBO nasceu em Gênova, na Itália, em 1451, mas esteve muitos anos em Portugal, onde estudou a arte da navegação; com 20 anos entrou nas expedições portuguesas como marinheiro; casou-se em Portugal com uma filha do grande navegador Perestrelo, governador da ilha da Madeira. 
COLOMBO desejava chegar às Índias, viajando pelo Ocidente, pois acreditava ser a terra redonda. Sabia que os portugueses procuravam o caminho marítimo para Ásia, mas ignorava seus feitos nas Costas da África e no Atlântico. 
2. ELE ERA POBRE e por isso pediu ajuda de Portugal; não foi atendido, pois D. João II já sabia que a maneira de chegar às Índias era costeando a África, pois Bartolomeu Dias já o havia provado. 
O GRANDE GENOVÊS dirigiu-se aos reis católicos da Espanha, D. Fernando e dona Isabel, conseguindo o auxilio desejado. 
3. A EXPEDIÇÃO DE CRISTÓVÃO COLOMBO compunha-se de três caravela: Santa Maria, Pinta e Ninã. A primeira era comandada por Cristóvão Colombo, e as outras, pelos irmãos Martim e Vicente Yanez Pinzon.
COLOMBO partiu de Palos a 3 de agosto de 1492 e em viagem teve que lutar contra o desanimo dos marinheiros revoltados. 
4. POR VARIAS VEZES, conseguiu ele acalmar a tripulação até que, vecendo todas as dificuldades, ouviu afinal o grito de terra, em 12 de outubro de 1492, dado a bordo no navio Pinta, que ia à frente. 
Colombo avistou a ilha de Guanaani, mais tarde chamada São Salvador, pertencente ao arquipélago das Bahamas ou Lucaias; explorou ainda as ilhas de Cuba e Haiti, regressando a Espanha, onde foi recebido com grandes festas. 
5. Fez ele mais três viagens à América; na segunda , descobriu as ilhas de Porto Rico, Jamaica e as pequenas Antilhas, e na terceira chegou as terras do continente. Nesta viagem sofreu perseguições por parte de seus inimigos, principalmente de Francisco Bobadilha; foi preso, acorrentado e levado para a Espanha.
Reconhecida a inocência de Colombo, fez ele a quarta e última viagem ao Novo Mundo; de volta à Espanha, por ter morrido sua protetora dona Isabel, foi desprezado pelo rei. Morreu na miséria, na cidade de Valadolid, em 1506, certo de que havia descoberto as Índias Ocidentais. Seus restos mortais acham-se na Cidade de São Domingos, Capital da República Dominicana.
6. AS TERRAS DESCOBERTAS receberam o nome de América e não Colômbia, porque foi o piloto florentino Américo Vespúcio que provou ter Cristóvão Colombo descoberto o novo continente, que foi encontrado por acaso, pois sabe-se que o genovês desejava era chegar às Índias. 
7. DEPOIS DA VIAGEM de Colombo, em 1492, estabeleceu-se um tratado entre Portugal e Espanha, sobre as terras descobertas no Novo Mundo. 
Esse acordo foi assinado em Tordesilhas, na Espanha, a 7 de junho de 1494. Portugal EXIGIU que a linha traçada de Norte a Sul num planisfério, passasse a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. 
As terras situadas a oeste dessa linha seriam da Espanha e as que ficassem a leste seriam de Portugal. 
Como representante de Portugal assinou esse tratado e geografo português Duarte Pacheco Pereira, que em 1498 veio localizar geograficamente as terras de Portugal, no Novo Mundo. 
Foi quem conduziu a esquadra de Cabral, de Lisboa a Porto Seguro. 
RESUMO
	O DESCOBRIDOR DA AMÉRICA
	- Cristóvão Colombo nasceu em Genova – Itália
-Afirmava ser a terra redonda
-queria chegar às índias pelo Oeste 
- Estudou a arte da navegação.
	COLOMBO PEDIU AUXLIO A...
	-Portugal, que lhe negou.
- Itália, que também lhe recusou auxílio.
- Espanha, que lhe deu a ajuda necessária. 
	REIS QUE AJUDARAM COLOMBO
	- D. Fernando e D. Isabel
- Foram dadas três caravelas
- Santa Maria, Pinta e Ninã.
	TRATADO DE TORDESILHAS 
	- Tordesilhas, nome de uma cidade espanhola.
- Nessa cidade assinou-se um acordo
- Portugal deveria ficar com as terras a leste
-Espanha ficaria com as terras a oeste 
- Para isso traçou-se uma linha imaginaria dividindo as terras.

Continue navegando