A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
ADG1 - Gestão do Projeto Educativo A

Pré-visualização | Página 1 de 1

ADG 1 - Gestão
1) Percebe-se que existem quatro concepções de organização e gestão, todas com finalidades sociais e políticas da educação. Tais concepções possibilitam análises da estrutura e da dinâmica da escola, embora raramente se apresentam de forma pura em situações concretas. Também pode acontecer, que a equipe gestora escolha uma determinada concepção e, na prática acabem reproduzindo formas de organização e gestão mais convencionais do tipo burocrático.
A partir desse contexto, analise as afirmações a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) A concepção técnico-científica visa a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.Também conhecida como administração empresarial.
( ) A concepção autogestionária baseia-se na participação direta de todos os membros da instituição, sem autoritarismo. Valoriza a capacidade do trabalho coletivo.
( ) A concepção interpretativa privilegia mais o ato de organizar e menos a ação organizadora. Possui rigidez normativa de caráter formal e estrutural.
( ) A concepção democrático-participativa baseia-se na relação entre a gestão e a comunidade escolar. Acentua o trabalho coletivo, sem desobrigar as obrigações individuais.
Agora assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) F - F - V - F. 
b) V - V - F - V. Alternativa assinalada
c) V - F - F - V. 
d) F- V - F - F. 
e) F - V - V - V.
 
2) No contexto de gestão escolar atual, conforme Libânio (2015, p.16) "(...) os educadores defrontam-se diariamente com decisões que precisam ser tomadas, orientações a serem dadas, não podendo contentar-se apenas em fazer a crítica da situação. As escolas são organizações educativas que tem tarefas sociais e éticas peculiares, com um caráter profundamente democrático. Para atingir seus objetivos sociopolíticos, precisam dispor de meios operacionais, isto é, criar e desenvolver uma estrutura organizacional (setores, cargos, atribuições, normas), uma tecnologia, uma cultura organizacional, processos de gestão e tomada de decisões, assim como a análise dos resultados que contribuem para o processo formativo e para o aperfeiçoamento da gestão". (Fonte: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Herccus Editora, 2015).
 Com base no contexto atual de gestão escolar, complete as lacunas a seguir. 
A ____________ e o ____________ são indispensáveis para a gestão escolar. Nesse sentido, para superar os desafios diários é preciso que a ____________ seja determinada, disciplinada e tenha ____________ para conduzir o ____________ bem como a tomada de decisões.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas:
a) Direção, colegiado, pedagoga, curso superior, conteúdo.
b) Equipe gestora, planejamento, autonomia, organização, projeto educativo. Alternativa assinalada
c) Autonomia, projeto educativo, equipe gestora, organização, planejamento.
d) Organização, planejamento, equipe gestora, autonomia, projeto educativo.
e) Organização, projeto educativo, direção autonomia, saldo em caixa, calendário.
3) A direção e coordenação são funções típicas dos profissionais que respondem por uma área ou setor da escola tanto no âmbito administrativo quanto no âmbito pedagógico. Dirigir e coordenar são tarefas que canalizam o esforço coletivo das pessoas para os objetivos e metas estabelecidos.
Nesse sentido, exercer a função da direção e coordenação depende de alguns fatores, tais como:
Alternativas:
a) autonomia, formação adequada, autoritarismo e capacidade de decisão.
b) disciplina, formação adequada, autonomia e capacidade de decisão. Alternativa assinalada
c) curso superior, burocratização, pró atividade, didática.
d) didática, autonomia, capacidade de decisão e autoritarismo.
e) organização, autoritarismo, capacidade de decisão e formação adequada.
4) A partir das discussões que culminaram na década de 1980, o setor pedagógico compreende as atividades de coordenação pedagógica e orientação educacional. Apesar das mudanças, as funções e nomenclaturas dos cargos podem variar conforme a legislação estadual e municipal, inclusive, em muitos lugares as atribuições ora são unificadas em apenas uma pessoa, ora são desempenhadas por professores.
Antes da década de 1980, antes das reformas educacionais, as atividades ou funções da equipe pedagógica eram basicamente:
Alternativas:
a) fazer acompanhamento dos alunos. 
b) punir os alunos e democratizar a escola. 
c) vigiar, inspecionar e cobrar professores. Alternativa assinalada
d) desburocratizar a escola.
e) vigiar os professores e apoiá-los nas dificuldades.