Buscar

AS III - Direito do Consumidor 100%

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. MG: 14 pessoas que beberam cerveja Belorizontina correm risco de morte Os 14 pacientes internados com suspeita de intoxicação por dietilenoglicol depois de beberem a cerveja Belorizontina, da Backer, estão em estado grave e correm risco de morte, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Todos estão internados na rede privada hospitalar de Belo Horizonte. Até o momento, são 18 notificações de possível intoxicação pela substância, com quatro mortes, sendo três suspeitas e uma confirmada. (fonte: https://istoe.com.br/mg-14-pessoas-que-beberam-cerveja-belorizontina-correm-risco-de-morte/ , acesso em: 7 mai. 2020). Diante da situação acima, em se tratando de responsabilidade civil pelo fato do produto, o prazo para propositura de ação indenizatória é:
a.
15 anos, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.
b.
5 anos, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.
c.
10 anos, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.
d.
3 anos, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.
e.
2 anos, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.
0,175 pontos   
PERGUNTA 2
1. João adquiriu, na Padaria Pão do Amanhecer Ltda., uma garrafa de água mineral com a designação diet, sendo fabricante a Indústria de Bebidas Bela Água Ltda., conforme informado na garrafa. Ao consumir o produto, João passou muito mal e teve que ser levado ao Hospital, onde ficou internado por aproximadamente 10 dias. Verificou-se que a água estava contaminada. Tendo como referência a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta acerca das normas do CDC:
a.
A responsabilidade é solidária entre o consumidor e a padaria.
b.
A responsabilidade é solidária entre a Padaria Pão do Amanhecer Ltda. e o fabricante,  Indústria de Bebidas Bela Água Ltda.
c.
A responsabilidade é exclusiva da Padaria Pão do Amanhecer Ltda.
d.
A responsabilidade é exclusiva do fabricante, Indústria de Bebidas Bela Água Ltda. 
e.
A responsabilidade não é da Padaria Pão do Amanhecer Ltda. e nem do   fabricante, Indústria de Bebidas Bela Água Ltda.
0,175 pontos   
PERGUNTA 3
1. Maria foi ao Supermercado Compra Legal e comprou 250 gramas de presunto, pesados na hora. Quando chegou a casa, Maria desconfiou da quantidade e pesou novamente na balança que tinha. Para sua surpresa, na embalagem, continha somente 180 gramas. Maria, ao retornar ao Supermercado Compra Legal, poderá exigir, alternativamente:
a.
I - a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível; II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço.
b.
apenas:   I - o abatimento proporcional do preço; II - complementação do peso ou medida;
c.
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;         II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;  III - o abatimento proporcional do preço.
d.
I - a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível; II - complementação do peso ou medida; III - a substituição do produto por outro da mesma espécie, marca ou modelo, sem os aludidos vícios;    IV - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.
e.
I - o abatimento proporcional do preço; II - complementação do peso ou medida; III - a substituição do produto por outro da mesma espécie, marca ou modelo, sem os aludidos vícios;        IV - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.
0,175 pontos   
PERGUNTA 4
1. Em janeiro do presente ano, Soraia, 33 anos, perdeu a visão do olho direito em decorrência de explosão do seu aparelho de televisão, que atingiu superaquecimento após permanecer 8 horas ligado ininterruptamente. A TV era da marca XV S/A e tinha sido adquirida por Soraia dez dias antes do acidente. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, em se tratando de responsabilidade civil pelo fato do produto, o fabricante só não será responsabilizado quando provar:
a.
que o defeito inexiste, única excludente da responsabilidade permitida pelo CDC.
b.
que não colocou o produto no mercado; que, embora haja colocado o produto no mercado, o defeito inexiste;  a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.
c.
culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro, únicas excludentes da responsabilidade permitidas pelo CDC.
d.
que não colocou o produto no mercado, única excludente da responsabilidade permitida pelo CDC.
e.
a ignorância  sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços.

Outros materiais