A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVAL I Representação descritiva I

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:676287) ( peso.:1,50)
	Prova:
	32767510
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Outros conceitos, técnicas, regras, diretrizes e instrumentos estão envoltos aos processos e procedimentos de gestão e organização da informação e até mesmo de catalogação, como os envoltos na classificação e na indexação da informação. Diante dessa afirmação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Classificação.
II- Indexação.
(    ) Descreve o conteúdo do documento de maneira mais abrangente e pontual por meio da representação da informação em formato de números e símbolos.
(    ) Seu produto é efetivado pela representação de conceitos, ideias e informações organizadas em classes e de uma ordem alfanumérica múltipla.
(    ) Caracteriza-se pela organização dos descritores ou palavras-chave que descrevem ou exprimem o conteúdo do documento.
(    ) A Classificação Decimal Dewey (CDD), a Classificação Decimal Universal (CDU) e a Tabela de Cutter são os instrumentos mais utilizados para esta etapa de organização informacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - I - II.
	 b)
	I - I - I - II.
	 c)
	II - II - I - I.
	 d)
	I - I - II - I.
	2.
	No contexto da produção, armazenamento, organização, disponibilização, recuperação e até mesmo no consumo da informação, as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) se desenvolveram com o objetivo de dar uma condução mais adequada a esse fenômeno de explosão informacional. Tal circunstância impactou de maneira bastante abrangente e significativa as práticas inerentes à Representação Descritiva - Catalogação. Relativo aos novos recursos e procedimentos que permitem organizar e recuperar as informações considerando os impactos trazidos pela tecnologia e pela internet, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os desdobramentos e a complexidade da conversão de dados do catálogo manual para o eletrônico indicam que as informações contidas numa ficha catalográfica não podem simplesmente ser digitadas no computador para gerar um catálogo automatizado.
(    ) A catalogação passa a fazer parte de um processo mais amplo e complexo de gestão da informação.
(    ) O Machine Readable Cataloging - MARC21 -, Dublin Core e Metadata Object Description Standard - MODs - são objetos de interesse da catalogação no contexto tecnológico.
(    ) As informações contidas em uma ficha catalográfica podem, sem nenhuma complexidade acrescida, serem reorganizadas em uma catalogação em fichas eletrônicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	Muitos debates importantes são deliberados para entender e detalhar como a sociedade da informação, em especial caracterizada pela revolução pós-industrial, impactou na forma de se pensar e fazer a Representação Descritiva - Catalogação. No entanto, como alega Darnton (2002), é essencial entender que a sociedade da informação sempre existiu. Na verdade, o que mudou foram os meios e os suportes de comunicação, veiculação e tratamento da informação. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Sociedades da informação essencialmente caracterizadas pelas formas distintas de comunicar e de lidar com a informação surgem mediadas e condicionadas pelos importantes movimentos e eventos históricos da humanidade.  
II- A atuação do bibliotecário está diretamente vinculada à sociedade da informação que, independentemente da maneira como se comunica, o fez ser um dos principais agentes responsáveis por auxiliar o usuário a qualificar a informação que é produzida.
III- A informação é essencial, mas está longe de ser o insumo mais importante e indispensável para o desenvolvimento de todas as esferas sociais e individuais da humanidade.
IV- Após a Revolução Industrial, a sociedade da informação ficou caracterizada por uma menor vinculação com as máquinas e ao movimento operário e produtivo e se configurou pelo advento da tecnologia e de uma produção um pouco mais intelectual.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DARNTON, Robert. An Early Information Society: News and the Media in Eighteenth-Century Paris. American Historical Review, v. 105, n. 1, Feb., 2000. DOI: https://doi.org/10.1086/ahr/105.1.1. Disponível em: https://academic.oup.com/ahr/article/105/1/1/64445. Acesso em 20 jun. 2019.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	A aplicabilidade de conhecimentos teóricos e práticos de coleta, processamento, armazenamento e difusão da informação pode ser considerada uma das competências que dão base à profissão do bibliotecário. Em suma, isto implica em estar qualificado para organizar a informação para que seja possível a sua disseminação. Sobre a organização da informação, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Conjunto de procedimentos que podem ser atribuídos a um documento para a descrição, classificação e indexação de suas informações.
	 b)
	As técnicas para o tratamento e organização da informação surgiram em paralelo com a evolução da própria sociedade que ambiciona compartilhar, decifrar e registrar o conhecimento.
	 c)
	As técnicas empíricas relativas ao tratamento e organização da informação não emergiram da necessidade da sociedade em compartilhar, decifrar e registrar as informação para gerar conhecimento, afinal, a evolução tecnológica tem conseguido atender às especificidades dessas necessidades.
	 d)
	É considerada uma das habilidades mais básicas e essenciais do escopo de atuação técnica do bibliotecário.
	5.
	A Associação de Profissionais da Informação e Biblioteconomia - Association of Library and Information Professionals (ADBS) - elaborou uma série de guias profissionais e definiu os principais domínios de competências e aptidões das diferentes ocupações/grupos especializados em Informação, como: arquivista, bibliotecário, oficial de informação, especialista em monitoramento, entre outros. Esses guias podem dar indícios do perfil ideal no que se refere às competências técnicas e teóricas de um gestor da informação. Diante do elaborado pela ADBS, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Grupo M - Gestão.
II- Grupo I - Informação.
III- Grupo S - Outros conhecimentos científicos.
(    ) Essas competências permitem ao gestor da informação ser interlocutor informativo e ativo de gestão orçamental, marketing, recursos humanos e formação.
(    ) Competências associadas aos serviços para usuários ou com informações ou documentos altamente especializados que precisam ser tratados.
(    ) Esse grupo é o "coração da profissão" dos profissionais da informação.
(    ) Referem-se às competências fundamentais que um profissional da informação deve ter, pelo menos, em um nível moderado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - II.
	 b)
	I - II - III - I.
	 c)
	III - I - II - II.
	 d)
	III - II - I - I.
	6.
	A organização, a disponibilização e a recuperação da informação estão condicionadas pelos conceitos e pelas técnicas, regras e diretrizes de diferentes processos e procedimentos inerentes à gestão da informação, bem como a profissão do bibliotecário, por exemplo, a catalogação, a indexação e a classificação. Referente aos conceitos de Representação Descritiva - Catalogação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Representação Descritiva - Catalogação não se limita à descrição bibliográfica dos documentos, mas também se dedica a representá-los em aspectos formais quanto ao seu conteúdo.
(    ) A catalogação permite a descrição de informações em diversificados tipos de materiais, mas não necessariamente a busca pela padronização

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.