Buscar

AVA - QUESTIONÁRIO 1 TOP DE ATUAÇÃO (ADMINISTRAÇÃO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO 1 – TOP DE ATUAÇÃO (ADMINISTRAÇÃO)
PERGUNTA 1
Leia ao trecho a seguir: “[...] é a trajetória profissional de uma pessoa na área em que ela escolheu atuar, que inclui, além da formação acadêmica, a imagem e a reputação”. Este trecho faz referência à:
Resposta Selecionada: c. Carreira profissional.
PERGUNTA 2
Quando os funcionários estabelecem limites claros entre a sua vida profissional e pessoal, eles são menos propensos a experimentar um conflito entre as duas frentes. Ao desenvolver a sua carreira profissional, em relação à sua vida pessoal, o trabalhador poderá se classificar de duas maneiras:
Resposta Selecionada:	a. Integrador e segmentador.
PERGUNTA 3
Toda empresa deseja que os seus funcionários pensem grande, trabalhem muito, sejam inspirados e, até mesmo, sejam inspiradores. Podemos aplicar a Hierarquia de Necessidades de Maslow para mostrar como os funcionários podem ser apoiados para alcançar os mais altos níveis de autoatualização – permitindo que as empresas atinjam a excelência e o sucesso financeiro. Sobre a relação entre os níveis da Pirâmide de Maslow e a carreira profissional analise as afirmações a seguir:
I. Necessidades fisiológicas: nesta categoria, se encaixa, apenas, o descanso mental e o salário suficiente para suprir os cursos básicos de sobrevivência, tempo suficiente para a alimentação e as pausas durante o expediente para o alívio mental;
II. Necessidades de estima: quando falamos em estima nos remete à ideia de ser reconhecido pelos seus resultados alcançados, ganhar aumentos ou prêmios por reconhecimento, ter a sua opinião e contribuições como profissional respeitadas;
III. Necessidades de segurança: neste estágio da Pirâmide de Maslow, o que o trabalhador busca é a garantia de estabilidade no emprego, bom salário para suprir os seus gastos básicos de sobrevivência e um ambiente de trabalho, seguro e livre de acidentes, durante o exercício da atividade.
Sobre as afirmações anteriores:
Resposta Selecionada:	a. Está correta, apenas, a II.
PERGUNTA 4
Uma âncora de carreira é uma combinação de áreas percebidas de competência, motivos e valores relacionados às escolhas de trabalho profissional. Edgar Schein, citado nos estudos de Markman (2019), identificou oito temas âncora de carreira e mostrou que as pessoas terão preferências priorizadas por eles. Sobre as âncoras de carreira analise as afirmações a seguir:
I. As pessoas serão mais realizadas em suas carreiras se puderem reconhecer as suas âncoras de carreira e procurar empregos que sejam adequados para elas.
PORQUE
II. Entender a sua preferência o ajudará a planejar a sua carreira da maneira que mais lhe agrada.
Sobre as afirmações anteriores:
Resposta Selecionada:	e. As duas afirmações são verdadeiras, e a afirmação II justifica a I.
PERGUNTA 5
O início da carreira profissional não é simples. O mercado está, cada vez mais, competitivo e, desde o início de suas carreiras, os profissionais já são muito exigidos. Existem várias maneiras de entrar no mercado de trabalho. Um recém-graduado em Administração pode entrar no mercado de trabalho da seguinte forma, exceto:
Resposta Selecionada:	a. Estágio.
PERGUNTA 6
O curso de Administração é um dos mais procurados em todo o país e dentre as suas várias vantagens destaca-se o fato de o graduado poder escolher entre várias áreas de atuação profissional. A grade curricular do curso (disciplinas que são cursadas nos oito semestres, mínimos para a conclusão do curso) contempla as Ciências Sociais, como a Sociologia e as Ciências Exatas. Sobre as áreas de atuação do(a) administrador(a) analise as afirmações a seguir:
I. O Conselho Federal de Administração possui oito principais áreas de atuação do profissional;
II. A especialidade de Organização e Métodos/Análise de Sistemas é uma área que se preocupa com a gestão de materiais como uma técnica científica, preocupada com o planejamento, a organização e o controle do fluxo de materiais, desde a compra inicial até o destino;
III. Um especialista em marketing ajuda as empresas e as marcas a entender o que vende, analisando os dados de mercado em nível local, regional ou nacional. Eles determinam o que as pessoas estão comprando, quais lacunas existem no mercado, que tipo de pessoas compram quais produtos e quanto dinheiro as pessoas estão dispostas a gastar nesses produtos.
Resposta Selecionada:	a. Apenas a I e a III estão corretas.
PERGUNTA 7
Empresas juniores são associações criadas pelas universidades para proporcionar aos alunos um contato com a prática empresarial. Estas empresas, normalmente, são geridas pelos professores das Instituições de Ensino Superior e os alunos prestam serviços em troca de bolsas de estágio. As empresas juniores envolvem, principalmente, três públicos que são:
Resposta Selecionada:	b. Alunos, universidades e empresas.
PERGUNTA 8
É muito comum vermos pessoas que iniciaram as suas carreias em níveis mais baixos dentro das empresas e aposentaram 25, 30, 35 anos depois, na mesma organização, em cargos de diretoria. Mas esta não é mais a realidade dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Estes jovens têm outros estilos de vida. Os seus comportamentos mudaram e as suas formas de enxergar o mundo corporativo, também. Sobre esta mudança no mercado de trabalho analise as afirmações a seguir:
I. Esta mudança de perfil do trabalhador deu origem a um novo modelo de carreira chamado de carreira em Y;
II. Carreira em Y significa que, necessariamente, o colaborador busca ser promovido dentro das empresas;
III. O modelo de carreira em Y surge como uma alternativa de desenvolvimento profissional que vai de encontro ao modelo tradicional de gerenciamento da carreira.
Das afirmações anteriores pode-se afirmar que:
Resposta Selecionada:	d. Apenas a I e a III estão corretas.
PERGUNTA 9
Os conselhos profissionais são autarquias regulamentadores das profissões reconhecidas no Brasil e têm, como função principal, legislar a conduta profissional dos graduados em determinadas áreas. Os conselhos profissionais estão divididos em duas categorias hierárquicas: federais (CFA) e regionais (CRA). Sobre estes conselhos assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	c. O CFA tem como principais atividades, julgar em última instância, os recursos de penalidades impostam pelo Conselho Regional de Administração (CRA), votar e alterar o Código de Ética Profissional.
PERGUNTA 10
A carreira profissional que é caracterizada pela autonomia do trabalhador e é mais exercida pelos profissionais autônomos, cujas decisões dependem, apenas, do próprio profissional e o seu crescimento profissional não está vinculado a uma organização, é a carreira:
Resposta Selecionada:	
d. Proteana.

Outros materiais