Buscar

APOL 01 BOMBEIRO E DEFESA CIVIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Gestão de Sistemas de Informação
Em relação às regras de circulação das informações, os fluxos podem ocorrer de maneira formal ou informal. Os fluxos formais são aqueles que seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização. 
Fonte: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015.
De acordo com o texto acima e com os conceitos abordados no livro base da disciplina, esse tipo de fluxo é a base de qual gestão?
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Gestão da informação.
Você acertou!
Esse tipo de fluxo é a base da gestão da informação, pois reflete as regras de circulação e proteção das informações. Um exemplo de fluxo formal é o envio de um relatório pelo gestor de um projeto a todos os seus participantes, como previsto no termo de abertura e em conformidade com a política de comunicação da organização.
 
Referência: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015, p. 19.
	
	B
	Gestão da organização.
	
	C
	Gestão competitiva.
	
	D
	Gestão do conhecimento.
	
	E
	Gestão estratégica e planejamento.
Questão 2/5 - Gestão de Sistemas de Informação
A capacidade de comunicação entre pessoas e sistemas no mundo virtual é o resultado da incrível interação de computadores, softwares e redes de comunicação, orquestrada por uma espécie de “engrenagem tecnológica” complexa e em constante evolução. 
Fonte: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015.
 
De acordo com o texto acima e com os conceitos abordados no livro base da disciplina, como são chamadas as tecnologias que movem a engrenagem tecnológica?
Assinale a alternativa correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Tecnologia aplicada.
	
	B
	Tecnologia de transmissão de relatórios.
	
	C
	Tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Você acertou!
A capacidade de comunicação entre pessoas e sistemas no mundo virtual é o resultado da incrível interação de computadores, softwares e redes de comunicação, orquestrada por uma espécie de “engrenagem tecnológica” complexa e em constante evolução. As tecnologias que movem essa engrenagem são chamadas de tecnologias da informação e comunicação (TICs), também conhecidas em inglês pela sigla ICT, referente ao termo information and communication technology (Nazareno et al., 2007). Para Laudon e Laudon (2010), as TICs podem ser compreendidas como o conjunto formado por hardware, software, tecnologia de armazenamento e tecnologia de comunicações.
 
Referência: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015, p. 22.
	
	D
	Tecnologia por meio de canais telefônicos.
	
	E
	Tecnologia nas empresas.
Questão 3/5 - Prevenção e Bombeiro Civil
“A Proteção e Defesa Civil constitui tema cada vez mais recorrente para a população mundial, uma vez que desastres, catástrofes e eventos da natureza com potencial de destruição são cada vez mais noticiados pela mídia”
(LINO, Antonio Geraldo Hiller. Proteção e Defesa Civil. Curitiba: InterSaberes, 2018.)
Conforme o livro base da disciplina, qual o significado correto da expressão ‘Proteção e Defesa Civil’ atualmente, conforme entendimento técnico?
Nota: 20.0
	
	A
	É o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.
Você acertou!
Alternativa correta.
É o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.
Referência: LINO, Antonio Geraldo Hiller. Proteção e Defesa Civil. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 19.
	
	B
	É um órgão governamental dotado de instrumentos e de equipes prontas para agir caso aconteça alguma catástrofe, com o uso de embarcações, de helicópteros etc.
	
	C
	É um setor ligado à segurança nacional com o objetivo de realizar serviços de defesa passiva considerando os atentados, principalmente de caráter aéreo.
	
	D
	É entidade regida por um órgão responsável e deve agir de acordo com o seu próprio entendimento quanto às ações a serem realizadas em caso de desastres.
	
	E
	É um conjunto formado por entidades privadas que objetivam a reconstrução de áreas destruídas por desastres e com obrigatoriedade civil de restabelecer a normalidade social.
Questão 4/5 - Prevenção e Bombeiro Civil
Fonte: https://exame.abril.com.br/brasil/prefeitura-do-rio-usara-escolas-como-abrigos-em-caso-de-temporal/ acesso em 14/05/2019 às 12h11m.
Considerando o livro base da disciplina, em um desastre, pessoas podem ser atingidas pelo evento adverso, assim como seus bens materiais e o meio ambiente. Com base nisso, para afirmar que uma pessoa foi atingida por um desastre o que deve ser apresentado?
Analise os itens abaixo e assinale a alternativa que apresenta os itens corretos sobre o assunto:
I. A pessoa atingida por um desastre deve apresentar ter sofrido algum tipo de afetação no próprio corpo, como um ferimento.
II. Ter sofrido privação de algo, como acontece quando a pessoa deve sair de casa e ir a um abrigo.
III. Ainda que momentaneamente a casa tenha perdido as condições de habitabilidade.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	B
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	C
	Os itens I, II e III estão corretos.
Alternativa correta.
Os itens I, II e III estão corretos
I) A pessoa atingida por um desastre deve apresentar ter sofrido algum tipo de afetação no próprio corpo, como um ferimento.
II) Ter sofrido privação de algo, como acontece quando a pessoa deve sair de casa e ir a um abrigo.
III) Ainda que momentaneamente a casa tenha perdido as condições de habitabilidade.
 
Referência: LINO, Antonio Geraldo Hiller. Proteção e Defesa Civil. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 51.
	
	D
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	E
	Apenas o item I está correto.
Questão 5/5 - Gestão de Sistemas de Informação
Leia o texto e responda à questão:
 
As informações organizacionais são tratadas em um processo cíclico envolvendo, antes de qualquer coisa, a identificação da sua necessidade, passando pela sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização (Choo, 2003). A cada etapa em que as informações são manipuladas, elas tendem a circular entre pessoas e sistemas, seguindo os denominados fluxos informacionais. Relativo às regras de circulação das informações, os fluxos podem ocorrer de maneira formal ou informal.
 
Referência: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015.
Assinale os itens que são considerados Verdadeiros com (V), para os fluxos que ocorrem de maneira FORMAL, e com (F) para os que são Falsos:
 
( ) estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações.
( ) iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação.
( ) consistem no envio de um relatório pelo gestor de um projeto aos seus participantes, conforme previsto no termo de abertura e em conformidade com a política de comunicação da organização.
( ) seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização.
( ) são as informações trocadas em ambientes interativos, como as salas de chat online, os fóruns de discussão e os ambientes de relacionamento.
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – V – F – V – F
	
	C
	F – F – V – F – F
	
	D
	V – F – V – V – F
Você acertou!
Fluxos formais são os que seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados
e documentados nas políticas da organização. Os fluxos formais estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações. Apesar disso, uma grande parte das informações seguem os fluxos informais, iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação.
 
Referência: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015, p. 19-20.
	
	E
	F – V – V – V – F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais