A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Sociedade, Tecnologia e Inovação AA4

Pré-visualização | Página 1 de 2

Sociedade, Tecnologia e Inovação - 1º Semestre
Atividades
Atividade Avaliativa 4
Questão 1
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
A globalização vista em uma unidade anterior, mudou a forma das empresas gerirem os seus negócios. Acrescentando-se a isto o avanço das novas tecnologias, em especial as de informação e comunicação (TIC) tornam o ambiente empresarial bastante volátil, de difícil previsão e extremamente competitivo.
Essa nova realidade levou as empresas a trabalharem de forma colaborativa, formando, segundo Castells (2012), uma economia global com capacidade de funcionar como uma unidade em tempo real, em escala planetária; onde a troca de bens é feita em qualquer lugar do planeta ao mesmo tempo em que o dinheiro se tornava virtual.
O trabalho colaborativo entre empresas dá-se o nome de rede de empresas que busca dar condições para que as empresas que dela participem consigam responder mais rapidamente aos deságios e incertezas dessa economia da atual.
De que forma uma rede de empresas pode beneficiar as empresas? Segundo Amato (2005) ela pode dar-se através do:
Ø  Aumento da competitividade via integração tecnológica: reduzindo seus custos em função dos diferentes ramos tecnológicos;
Ø  Construção de competência de classe mundial: a união entre empresas como forma de fixação de marcas;
Ø  Aumento na velocidade de entrada e criação de um produto novo: pois a primeira empresa a introduzir um novo produto no mercado desfruta de uma posição dominante e passa a auferir lucros extraordinários, enquanto essa inovação não se difundir entre os concorrentes.
EaD FATEC GESTÃO EMPRESARIAL. Sociedade, Tecnologia e Inovação Tecnológica / UA 13 Empresas em Rede, p. 4.
 
Com base no tema tratado no texto, avalie as afirmações a seguir.
 
I.       Ao trabalho colaborativo entre as empresas dá-se o nome de rede de empresas.
II.      Com as mudanças econômicas trazidas pela globalização e o avanço tecnológico as empresas passam a desenvolver um trabalho colaborativo.
III.     Uma rede de empresas pode beneficiar as empresas.
IV.     Com o avanço tecnológico e as mudanças econômicas trazidas pela globalização, as empresas passam a desenvolver um trabalho colaborativo criando condições para que possam responder às certezas impostas pela lógica do mercado econômico.
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma opção:
a.
I, II e III.
b.
I, II e IV.
c.
I, III e IV.
d.
I, II, III e IV.
e.
II, III e IV.
Questão 2
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Texto 1
Os empregos e a sociedade de uma maneira geral se modificaram de forma acentuada. Tecnologias são implantadas, assimiladas e descartadas em períodos cada vez menores. Esse contexto faz com que os cidadãos e as organizações tenham de se reinventar a cada instante, não dá mais para seguir o que prega o dito popular: “faz fama e deita na cama”.
Tanto as pessoas como as empresas precisam estar em constante sintonia com o que acontece em seu mercado de atuação e no mundo. O grande desafio está justamente em como manter essa sintonia. Isto é simples, manter-se constantemente atualizado. A resposta, apesar de curta e simples, traz grandes desafios, tais como: no quê e de que formar se atualizar.
 
Texto 2
A forma de nos atualizarmos também parece de resposta fácil, mas não é. As tecnologias e as inovações ocorrem em velocidade tão rápida que as formas tradicionais de atualização já não dão conta, ou não dão conta de maneira adequada, de acompanhá-las.
Então o que fazer?
Muitas alternativas têm sido estudadas e implantadas, porém não há uma “receita de bolo” para isso.
Dois bons exemplos envolvem o Centro Paula Souza, do Estado de São Paulo, com a ampliação de sua rede de escolas de ensino técnico, as ETECs, e de ensino superior tecnológico, as FATECs, do qual este curso faz parte; e os institutos federais de ensino técnico e tecnológico do governo federal, os IFs.
Tanto um quanto o outro procuram preparar mão de obra especializada e trabalhadores para mercados cada vez mais complexos e especializados: mercados que exigem que seus profissionais ou empreendedores tenham uma ampla visão de mundo, uma visão generalista, e sejam extremamente especializados na sua área específica de atuação.
EaD FATEC GESTÃO EMPRESARIAL. Sociedade, Tecnologia e Inovação Tecnológica / UA 14 Manter-se Atualizado, páginas 4 e 5.
 
Com base no tema tratado nos textos, avalie as afirmações a seguir.
 
I.              Empresas e pessoas precisam estar em sintonia com o que acontece no mundo e no seu mercado de atuação.
II.             O diploma universitário garante o emprego na atual conjuntura econômica.
III.            Manter-se atualizado é algo fundamental para atender às exigências dos mercados cada vez mais complexos e atualizados.
IV.           Uma das exigências dos mercados cada vez mais complexos e especializados é que os profissionais tenham uma ampla visão de mundo.
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma opção:
a.
I, II, III e IV.
b.
I, III e IV.
c.
I, II e IV.
d.
II e IV.
e.
I, II e III.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Com o avanço tecnológico e as possibilidades de comércio eletrônico, ampliou-se muito o número de transações comerciais online. Para que as transações sejam seguras existe a necessidade de proteção dos dados que circulam nas redes. Há necessidade de proteção sobretudo dos ataques de hackers, os inimigos virtuais, que roubam informações para causar danos ou roubos.
 Segurança da informação é qualquer sistema criado a fim de garantir a proteção da informação contra ameaças. Deve fundamentar-se em três princípios, que garantam:
 → Confiabilidade: garantir que os dados sigam o seu destino de maneira segura e sigilosa, sem que pessoas não autorizadas interceptem as informações;
→ Integridade: os dados devem percorrer o meio virtual sem alterações, sejam acidentais ou intencionais;
→ Disponibilidade: os dados devem ser acessados de maneira segura.
EaD FATEC GESTÃO EMPRESARIAL. Sociedade, Tecnologia e Inovação Tecnológica / UA 15 A Segurança no Mundo em Redes, p. 4.
Com base no tema tratado no texto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a.
Com a ampliação do comércio físico tem se buscado a segurança da informação para garantir confiabilidade, integridade e disponibilidade.
b.
O comércio eletrônico tem se ampliado muito nos últimos anos. Para evitar problemas de danos ou roubos, tem se buscado a segurança da informação para garantir confiabilidade, integridade e disponibilidade.
c.
A segurança da informação é uma medida importante para o comércio eletrônico facilitar a ação dos hackers.
d.
O avanço tecnológico tem criado uma série de empecilhos para as vendas do comércio.
e.
Os ataques dos hackers têm propiciado o aumento das compras online.
Questão 4
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Texto 1
“Democracia é uma palavra de origem grega que significa “governo do povo”.
 Regime político que se funda na soberania popular, na liberdade eleitoral, na divisão de poderes e no controle de autoridade, sistemas de relações estabelecidas no interior de uma instituição, de um grupo etc., que leva em consideração, em seus diversos níveis hierárquicos, as opiniões de todos os responsáveis pelas tarefas a cumprir. A democracia pode ser:
 → Direta: sistema político no qual o povo exerce sua soberania sem o intermédio de um órgão representativo;
→ Representativa: sistema político no qual o povo exerce sua soberania por intermédio de órgãos representativos;
→ Social: sistema político no qual o povo exerce sua soberania tanto no domínio econômico e social como no domínio político (LAROUSSE CULTURAL, 1998, p.5433)”.
 
Texto 2
Para Bobbio (2015), a democracia surgiu com a esperança de eliminar o poder invisível e dar vida a um governo cujas ações deveriam ser desenvolvidas publicamente, nas sociedades humanas. Porém, o que acontece é que as grandes decisões políticas acabam sendo tomadas em gabinetes, longe dos olhares indiscretos do

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.