Buscar

Exame ginecológico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SEMIOLOGIA GINECOLÓGICA
Exame físico das mamas
· Inspeção estática: Deve ser feita com a paciente sentada, deve observar: simetria, volume, se pêndulas, aspecto da pele, aréolas, mamilos e áreas inflamatórias. 
· Inspeção dinâmica: Deve-se observar a mobilidade das mamas em relação aos planos profundos. O examinador pede para a paciente levantar os braços, apertar, colocar a mão na cintura, para ela fazer a contração do grande peitoral, observa-se se não tem abaulamentos, nem retração.
· Deve-se palpar as axilas da base ao ápice, observa-se se não tem abaulamentos, nem retração. Deve-se palpar as axilas da base ao ápice, procurando linfonodos (na axila a palpação é contralateral). Palpa-se todas as cadeias ganglionares, dando maior importância para as cadeias claviculares e axilares.
· Palpação: A paciente vai estar deitada, com as mãos atrás da cabeça, descrever o parênquima, densidade, se presença de nódulos. Sempre é bom examinar à direita da paciente. Faz uma palpação superficial com a porção hipotenar das mãos (VELPEAU) e depois uma palpação profunda, com as polpas digitais (GOOD BLOOD) sempre no sentido horário).
· Expressão: Para ver se tem descarga papilar. A descarga láctea, serosa e bilateral não tem problema. A descarga deve ser investigada quando é unilateral, sai por um único ducto (água de rocha) de coloração esverdeada, amarelada, escura, sanguinolenta. A descarga amarelada, bilateral: pede-se a dosagem de prolactina. 
Exame ginecológico 
· Inspeção estática/dinâmica: Paciente colocado em posição ginecológica. Examina implantação dos pelos, simetria dos lábios, uretra, clítoris, hímen, óstio das glândulas parauretrais e Bartolini. Observar o períneo, se íntegro ou roto, presença de úlceras, condilomas, vulvites, áreas esbranquiçadas. Observar as paredes vaginais, pede-se a mulher para tossir (manobra de valsava), para ver se ela não tem cistocele, retocele e se não tem incontinência urinaria. Palpa-se a procura de gânglios na região inguinal. Observar a coloração da úlcera, se tem hipertrofia dos pequenos lábios. 
· Exame especular
- Paredes vaginais: Pregueamento, coloração, lubrificação, tonicidade.
- Colo uterino: Se tem áreas tumorais, pólipos, úlceras, colpite. Mulheres nulíparas tem orifício puntiforme. Orifício em fenda, na maioria das vezes está presente em mulheres que já tiveram parte normal. 
- Coleta de citologia
- Testes: Ácido acético e de Schiller
· Toque: É bidigital, e é fundamental para o diagnóstico de endometriose de fundo de saco posterior. Quando a mulher te doença inflamatória pélvica (DIP), nós chamamos de grito de Douglas: mobiliza o colo e a mulher grita.

Outros materiais