Buscar

Estudo dirigido Biofísica Aula 02

Prévia do material em texto

Estudo dirigido Biofísica Aula 02
1) Por que a água é considerada um solvente universal? Por causa das suas características físicas e químicas, como a polaridade, que torna ela capaz de dissolver diversas substâncias, o PF, PE. 
2) Por que o percentual de água no corpo é diferente de acordo com a faixa etária? Pois cada faixa etária, assim como biotipos corpóreos e sexo, possui diferentes metabolismos, além do envelhecimento cutâneo. 
3) Qual é a importância das pontes de hidrogênio para a molécula da água? Fornecem as forças de coesão para a água, tornando mais difícil a mudança de estado físico.
4) O calor específico da água é alto, qual é a importância disso? Faz com que a água seja um bom moderador térmico no nosso corpo, pois evita mudanças bruscas de temperatura.
5) Por que a água é considerada um bom moderador térmico? Pois devido ao seu elevado calor específico, é preciso maios quantidade de energia para variar 1°C, sendo assim ela demora a absorver ou perder calor, mantendo sua temperatura constante por mais tempo.
6) Diferencie a organização e movimento das moléculas da água no estado sólido, líquido e gasoso. No estado sólido há um arranjo hexagonal das moléculas (ocupa um volume maior) e há movimentação mínima das moléculas (não é zero, pois não se trata do Zero Kelvin). No estado líquido, o arranjo hexagonal é desfeito e as ligações de Hidrogênio são enfraquecidas, permitindo uma movimentação intermediária. No estado gasoso ocorre o rompimento das pontes de H, acarretando uma movimentação desordenada das moléculas. 
7) Considerando o valor do calor de vaporização, quantas calorias foram gastas por um indivíduo que se exercita e perspira 800 gramas de água? 800 x 0,58 = 464 cal
8) Por que a quantidade de água ingerida e perdida deve ser igual ou próximas? Para que haja um equilíbrio de solvente nos meios intra e extracelular e assim, os processos biológicos possam ocorrer de forma equilibrada, visando a homeostase corporal. 
9) Por que a membrana é impermeável à maioria dos solutos polares? Pois a membrana celular apresenta na sua constituição uma bicamada fosfolipídica que apresenta características anfipáticas (uma porção é lipofílica/hidrofóbica (“o meio da bicamada”) e a outra é lipofóbica/hidrofílica (faces externa e interna da bicamada)). Os solutos polares conseguem interagir facilmente com a face externa da membrana, onde há afinidade polar (água); no entanto, possuem dificuldade em atravessar o interior hidrofóbico. 
10) Cite e caracterize os transportes mediado e não mediado da Membrana Plasmática. 
Não mediados: * não tem gasto de energia (ATP) Osmose- passagem apenas de solvente Difusão simples: passagem de pequenos íons de soluto Medianos: * mediação da membrana por meio de proteínas específicas Difusão facilitara: * não tem gasto de energia * ocorro a favor do gradiente de concentração * mediação proteínas transportadoras * passagem de soluto Bomba de sódio e potássio * tem gasto de energia (ATP) * contra o gradiente de concentração * proteína transportadora ATPase
11) Caracterize a osmose. Diferencie-a da difusão. A osmose, diferente da difusão, é a passagem de solvente. É a favor do gradiente de concentração e não necessita de gasto de ATP e nem de proteína mediadora
12) Caracterize a bomba de sódio e potássio. Diferencie-a da difusão facilitada. Bomba de sódio e potássio é a passagem, por uma proteína específica, de 3 íons de sódio do meio interno para o externo e de 2 íons de potássio do meio externo para o interno. Diferente da difusão facilitado, - ocorre contra o gradiente de concentração - precisa de gasto de ATP
13) O que é a pressão osmótica? Para quê ela serve? É a pressão externa que se faz sobre a solução mais concentrada para evitar a osmose/quantidade de pressão necessária para romper a osmose
14) Qual é a função do cálculo da osmolalidade plasmática? Determinar o grau de hidratação do paciente.
15) Caracterize as soluções isotônicas, hipotônicas e hipertônicas. Isotônicas: quando as soluções apresentam a mesma concentração de soluto. Hipotônicas: solução com menor quantidade de soluto. Hipertônicas: solução com maior quantidade de soluto.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes