Buscar

Estudo Dirigido Ressonância Magnética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)O hidrogênio é o átomo mais importante para a ressonância porque ele corresponde a mais de 2/3 do número de átomos encontrados em nosso corpo, e também é altamente magnético, o que o torna extremamente sensível a RM. 
2)Qual é a importância do valor do campo magnético do equipamento?
O equipamento de ressonância magnética deve possuir um valor muito superior ao da superfície terrestre e, desta forma, ele consegue realizar o alinhamento dos átomos do nosso corpo. A importância do valor do campo magnético do equipamento é estar situado junto com o eixo Z, em que ocorre o alinhamento dos spins e o movimento de precessão 
3)a) mudança de direção do elétron do átomo, causada por um campo magnético. b) movimento dos átomos em forma de um pião **? c) B0 é o valor do campo magnético inicial. d) M0 é ** e Mxy é **? e) ***? 
4)A formação de T1 e T2 ocorre a partir da diferença entre M0 – campo magnético dentro do corpo do paciente - e entre Mxy – retorno ao eixo de menor energia após a retirada do pulso de radiofrequência. Com isso, tem-se que T1 ocorre quando se tem 63% de M0 e 37% de Mxy, sendo que a forma de T1 e T2 é a “resposta” da RM. Além disso, é válido pontuar que T1 aparece escuro e T2 aparece claro. 
5)T1: a gordura aparece clara (com hiper sinal)e o líquido escuro (com hipo sinal). T2: a gordura aparece mais cinza (com hipo sinal) e o líquido claro (com hiper sinal 
6)Na ressonância, o paciente é analisado em fatias. Os gradientes codificam o sinal de corte, codificação de fase e codificação de frequência 
7)
8)O espaço K é um conceito abstrato, onde cada linha desta matriz é preenchida por um eco adquirido na sequência de pulsos. A cada ponto da matriz corresponde uma intensidade de sinal e uma posição no tempo (e correspondentemente um tom de cinzento), sendo que cada posição representa a amplitude do sinal recebido num determinado instante. 
9)O contraste á base de gadolínio é uma substância paramagnética que possui um momento paramagnético grande. Quando é introduzido no corpo, sua presença provoca aumento das flutuações nos campos magnéticos dos prótons da água de modo que ele se movem próximo a frequência de Larmor. Como resultado disso existe uma transferência de energia para o meio (lattice) circundante e há redução dos tempos de relaxamento de T1, assim como de T2. Visto que o relaxamento do T2 é muito menor do que o de T1, uma concentração elevada do agente é necessário para provocar um encurtamento significativo de T2. Todavia doses bem menores efetivamente reduzem o tempo de relaxamento da T1 dos prótons de água e, assim aumentam a intensidade do sinal nas imagens ponderadas em T1. O gadolínio é, portanto, conhecido como um agente de realce para T1. O gadolínio é um metal pesado e se liga a determinados elementos no corpo, como nas membranas e a matriz óssea. Assim, o gadolínio não pode ser excretado, a menos que esteja ligado á um quelato. Esse quelato circunda o íon gadolínio e permite sua excreção, principalmente pelos rins. 
Metal utilizado no corpo para contraste é o gadolínio, mas, antes de injetar, torna-se este átomo estável para que ele não reaja com o corpo do paciente. Pacientes que possuem algumas alergias como a camarão, amendoim, geralmente possuem alergia ao gadolínio. Desta forma, para a realização da ressonância, é injetado um medicamento anteriormente ao contraste 
10)Por que os pacientes com tatuagem, maquiagem definitiva ou clip de aneurisma não podem realizar ressonância magnética?
Tatuagens e maquiagem definitiva contém ingredientes (como os pigmentos) na tinta que podem conduzir eletricidade e, consequentemente, circuitos de corrente serão induzidos durante o processo de formação de imagem. Esse fluxo de corrente pode esquentar o metal presente na tinta e provocar queimaduras, além de deformar a tatuagem. Já os clipes de aneurismas podem se mover ou ser desalojados sob a força do campo magnético.
11)
12) A ressonância magnética funcional explora as propriedades magnéticas dos tecidos do corpo, uma vez que o próton de hidrogênio existente na molécula de água é tido como o “contraste” para o aparelho de RM.
13)
14) A ressonância magnética é um exame que não envolve radiação ionizante, pois parte da aplicação de um campo magnético e de ondas eletromagnéticas.
15)Explique blindagem em Ressonância Magnética? Explique.
	A blindagem magnética ocorre para que sejam mantidas as especificações das imagens. O isolamento dos campos eletromagnéticos em baixas frequências é necessário para conter os campos, impedindo-os de interferir em aparelhos eletrônicos, tais como computadores, marca-passos, dentre outros.

Outros materiais