Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

AD2 – IMUNOLOGIA 2021.1
QUESTÃO 1
Descreva, resumidamente, o envolvimento das citocinas na definição dos padrões de resposta Th1 e Th2. Cite 3 componentes derivados de linfócitos ativados em cada um dos padrões de ativação de linfócitos T CD4. Escolha uma das citocinas produzidas no padrão Th1, citada por você anteriormente, e descreva qual célula a produz e qual o seu efeito biológico. 
Quando há a produção de citocinas de padrão Th1 pelos linfócitos T, uma resposta predominantemente do tipo celular, caracterizada por uma infiltração rica em linfócitos, macrófagos, neutrófilos polimorfonucleares e pela formação de granulomas é induzida. Já quando há a produção de padrão Th2, a resposta induzida é humoral, sendo caracterizada pela indução da síntese de IgE e anticorpos pela célula B.
Depois de ativadas, as Th1 produzem citocinas relacionadas com a defesa, como o Interferon-gama (IFN-g), a Interleocina-2 (IL-2) e o Fator de Necrose Tumoral Alfa (TNF-a). Já as Th2 secretam citocinas relacionadas com a produção de anticorpos IgE e reações imunes, como a IL-4, a IL-5 e a IL-10. 
O Interferon-gama (IFN-g) é produzido por células imunes, como as T auxiliares, T citotóxicas e as células NK, quando estimuladas por citocinas. Seu efeito é baseado na regulação do sistema imune, regulação do ciclo celular, crescimento celular e transição da imunidade inata para a imunidade adaptativa. 
QUESTÃO 2
 Considere as reações de hipersensibilidade tipo I e tipo IV. Descreva duas diferenças que caracterizam as duas reações de hipersensibilidade.
A reação de hipersensibilidade tipo I se caracteriza pela produção exagerada de anticorpos IgE devido a exposições repetidas ou contínuas ao antígeno alergênico e suas manifestações incluem anafilaxia sistêmica ou localizada, como a asma, alergia alimentar, etc. Já a reação de hipersensibilidade tipo IV não depende de anticorpos, e se caracteriza pela migração de células T CD4 ativadas para os tecidos e, subsequente ativação de macrófagos ou células T CD8 que induzem a lesão tecidual local e suas manifestações incluem a rejeição de enxertos, lesões granulomatosas, etc.

Mais conteúdos dessa disciplina