Buscar

Prós e contras da Pena de morte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A pena de morte ou pena capital é a condenação à morte de alguém que cometeu um crime.
A execução era realizada num curto espaço de tempo, deveria ser pública e causar o máximo de sofrimento possível ao condenado. Assim, os assistentes ficariam aterrorizados e não tentariam cometer o mesmo erro.
As execuções poderiam ser realizadas por enforcamento, degola, garrote, guilhotina, desmembramento, fogueira, etc. Mais tarde, com a criação da espingarda, o exército adotou a tática do fuzilamento que foi incorporada pela justiça comum.
Contra 
Existem aquelas pessoas que são contra a existência da pena de morte como uma forma viável de punição de crimes. Esse pode ser um grupo mais heterogêneo e seus argumentos podem ter o objetivo de refutar as afirmações daqueles que defendem a pena capital.
· A vida é um direito inalienável e intransferível que a pessoa humana possui e não deve ser tirado por ninguém, especialmente pela justiça.
· A capacidade humana de julgar é ilimitada e imperfeita e muitos inocentes podem ser condenados erroneamente.
· A pena de morte não diminuiu a criminalidade nos países onde foi adotada.
· Numa sociedade civilizada, este tipo de condenação é inadmissível, pois se conhecem quais são suas limitações e se deveria propor penas alternativas.
· O fato de alguém morrer não mudaria em nada o sentimento da família, pois não traria a vítima de volta.
A favor 
Existem alguns setores da sociedade que levantam a bandeira da defesa da pena de morte. Seja pela permanência desta forma de punição ou pela implementação dela, diversos argumentos (válidos ou não) podem ser levantados. Veja a seguir alguns discursos mais comuns nos debates públicos a favor da pena capital.
· Seria eliminada uma pessoa nociva ao convívio social.
· A sociedade não precisaria pagar pela manutenção de um criminoso e evitaria a superlotação de presídios.
· Serviria de exemplo para que outras pessoas não cometessem aquele crime.
· O criminoso receberia a mesma condenação que infligiu à sua vítima e a família e a sociedade ficariam aliviadas com esta resolução.
· Seria a resposta ideal para criminosos que, por motivos de doença, não vão parar de cometer seus atos e a morte seria a única solução.

Continue navegando

Outros materiais