Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
43 pág.
APOL 01 A 05

Pré-visualização | Página 1 de 11

Gestão de Cargos e Salários – APOL 01
Questão 1/10 - Gestão de Cargos e Salários
Existem alguns métodos para a definição dos fatores e graus da avaliação de cargos, lembrando que cada organização deve escolher o método que melhor se adeque ao seu modelo. Os métodos podem ser não quantitativos, por escalonamento ou graus determinados; e podem ser quantitativos, por meio de pontos ou de comparação de fatores. (PONTES, 2011).
Dentre a descrição destes métodos é correto o que se afirma na alternativa:
Nota: 0.0
	
	A
	Escalonamento Simples é o método que não é um método simples, mas também é o que menos tem deficiência devido a subjetividade dos seus avaliadores.
	
	B
	Classificação Predeterminada, neste método são estabelecidas observações e experiências nas diversas situações de trabalho e são definidas por classes ou grupos, classificadas com o maior número de detalhes com relação as funções.
RESPOSTA CORRETA
A resposta correta é a letra b, de acordo com a Aula 2, tema 3. A a está errada porque o Escalonamento simples é o método mais simples, mas também é o que mais tem deficiência devido a subjetividade dos seus avaliadores. A c está errada porque na Comparação de Fatores o método possui as mesmas fases dos demais, onde temos a coleta, análise e descrição dos cargos, além disso, temos que determinar quais são os fatores que teremos que utilizar no processo de comparação. A d está errada porque o Método de Pontos é o método mais utilizado devido ao baixo custo e pouco esforço, a avaliação é feita com fatores comuns a todos os cargos, onde, cada cargo recebe pontos devido a suas peculiaridades. A e está errada porque na Comparação de Fatores, deve-se selecionar os cargos chave que servirão de padrão e depois os fatores para se montar a tabela com as médias da análise de cada classificação.
	
	C
	Comparação de Fatores, este método não possui as mesmas fases dos demais, além disso, temos que determinar quais são os fatores que teremos que utilizar no processo de comparação.
	
	D
	Método de Pontos é o método menos utilizado devido ao alto custo e muito esforço, a avaliação é feita com fatores comuns a todos os cargos, onde, cada cargo recebe pontos devido a suas peculiaridades.
	
	E
	Na Classificação Predeterminada, deve-se selecionar os cargos chave que servirão de padrão e depois os fatores para se montar a tabela com as médias da análise de cada classificação.
Questão 2/10 - Gestão de Cargos e Salários
Ana Clara é gestora de Recursos Humanos da Empresa Beta, ela precisa avaliar os cargos da empresa de que é responsável, ela já acertou o organograma e já realizou a descrição das atividades. Na fase de análise é atribuído valor para cada um dos cargos da organização, de acordo com o grau de relevância, bem como, implantá-los em uma hierarquia, que futuramente orientará a estrutura de salários. (CHIAVENATO, 2010)
Para que Ana Clara consiga avaliar estes cargos é importante que:
Nota: 0.0
	
	A
	Para a avaliação, ainda há as competências para cada um dos cargos, sua legitima atenção pelos ocupantes e os resultados que são esperados.
RESPOSTA CORRETA
A resposta correta é a letra a, de acordo com a Aula 2, tema 3. A b está incorreta porque as competências não podem ser genéricas e precisam estar ordenadas ao perfil dos profissionais e principalmente ao direcionamento proposto no PCS. A c está errada porque a avaliação é do cargo e não da pessoa. A d está errada porque esta avaliação é feita pelo departamento de RH. A e está errada porque cada empresa tem suas próprias peculiaridades, não podendo ser feita de forma genérica.
	
	B
	As competências podem ser genéricas, não precisando estar ordenadas ao perfil dos profissionais e principalmente ao direcionamento proposto no PCS.
	
	C
	A avaliação de cargos basicamente avalia a pessoa que ocupa aquele cargo sem se preocupar com as características do cargo.
	
	D
	Essa avaliação pode ser feita apenas pelo próprio funcionário e repassada ao departamento de Recursos Humanos.
	
	E
	O grau de complexidade do cargo pode ser encontrado em sites de busca, não precisando focar apenas na complexidade da empresa.
Questão 3/10 - Gestão de Cargos e Salários
Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo. Esta palavra pode abranger muitas áreas diferentes. O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. (https://www.significados.com.br/planejamento)
De acordo com o texto sobre planejamento e sobre as aulas sobre o Plano de Cargos e Salários é correto o que se afirma sobre as etapas deste plano na alternativa:
Nota: 0.0
	
	A
	É importante organizar e planejar as informações acerca da empresa, tais como os salários, políticas de promoção, procedimentos, disposições sindicais e conversar com os gestores.
RESPOSTA CORRETA
A resposta correta é a letra a. É importante organizar e planejar as informações acerca da empresa, tais como os salários, políticas de promoção, procedimentos, disposições sindicais e conversar com os gestores. Esta é a primeira etapa no Plano de Cargos e Salários e para que seja realmente efetiva deve ser executada de maneira correta.
	
	B
	Não é necessário divulgar o plano, pois os funcionários apenas devem acatá-lo. Já que no Plano de cargos e salários os funcionários não se envolvem no seu planejamento.
	
	C
	Todos os funcionários sabem as suas atribuições e descrições dos seus cargos, não sendo necessária a utilização de questionários, observações ou entrevistas com os funcionários.
	
	D
	A análise das competências, habilidades e atitudes nem sempre são efetuadas devido ao alto grau de complexidade e o alto custo para a organização.
	
	E
	Pesquisa salarial, esta não é uma parte importante do processo, pois a empresa pode praticar o salário que quiser, independendo dos valores praticados pelos concorrentes da região e de mesmo porte.
Questão 4/10 - Gestão de Cargos e Salários
Já identificamos que o RH está mudado, é um dos departamentos que sofreu as transformações da sociedade. Se o mercado muda, a forma de se trabalhar também muda, o que é produzido, como é produzido e seu valor. Com isso os profissionais e o próprio departamento precisam participar ativamente destas atualizações. Dentro destas mudanças podemos citar a valorização do capital humano e a descoberta de novas maneiras de gestão, além do mapeamento do perfil comportamental e do plano de cargos e salários.
Com base nas mudanças ocorridas no RH nos últimos anos, podemos afirmar que:
I. O RH atualmente é digital, ágil e inteligente.
II. Abandonou toneladas de papéis pela comodidade de softwares, ferramentas e salva os documentos na nuvem.
III. As plataformas tornaram os processos ágeis e a inteligência artificial tornou o RH inteligente, por meio de cruzamento de informações.
IV. Uma estratégia efetiva de Cargos e Salários faz com que os funcionários não saiam da organização.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II apenas
	
	B
	I, III apenas
	
	C
	I, II e III apenas
RESPOSTA CORRETA
A resposta correta é a letra c. O item incorreto é o IV (Uma estratégia efetiva de Cargos e Salários faz com que os funcionários não saiam da organização), nenhuma estratégia garante que o funcionário não saia da organização, nem mesmo um PCS bem elaborado. (Rota 01- Tema 01)
	
	D
	I, III e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 5/10 - Gestão de Cargos e Salários
Uma equipe motivada é o diferencial de toda empresa e isso é essencial para se obter os melhores resultados. Estamos em um mercado muito competitivo e contar com os melhores profissionais, faz com que sua marca se destaque no mercado. Um fator que comprovadamente melhora a produtividade dos colaboradores são os benefícios.
Podemos dividir os benefícios em alguns tipos, de acordo com suas características é correto o que se afirma em:
I. Benefícios Legais, podemos citar: 13º salário; férias remuneradas;
Página123456789...11