Buscar

Avaliação I - Individual FLEX Auditoria e Controle no Setor Público

Prévia do material em texto

1Diante do cenário governamental, para executar as atividades dentro de uma política sólida e eficaz, são necessárias ferramentas que possibilitem tais resultados. A controladoria, dentro da contabilidade gerencial, disponibiliza recursos que resultam na produtividade e organização de determinado setor, a sua aplicação no setor governamental e suas respectivas funções. A controladoria, aliada ao planejamento de leis orçamentárias, como consta na Constituição Federal, é capaz de direcionar e propor a tomada de decisão em ações emergenciais dentro do campo de atuação. Desta forma, o profissional controller é capaz de analisar todas as ações executadas e mostrar através das demonstrações contábeis as amostras para a estruturação e a implementação de projetos no setor público. Sobre a função de controller, assinale a alternativa CORRETA:
A
É responsável pelas contas do setor público e encaminhar relatórios ao Tribunal de Contas da União.
B
É responsável pelo planejamento e ações do setor público.
C
É responsável, independentemente das leis, pelas demonstrações contábeis e sua execução.
D
É responsável pelo controle das ações, avaliação e sugestão de melhorias e correções.
2Na Administração pública, a Constituição Federal adotou dois sistemas de controle, o interno e o externo. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, o sistema de controle interno. Qual a finalidade do sistema de controle interno?
A
Representar ao poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados, a partir da realização de auditoria nos órgãos públicos.
B
Denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Ministério Público, quando constatadas nas transações realizadas por entidades da Administração pública.
C
Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
D
Prestar as informações solicitadas pelo Poder Legislativo, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas.
3A metodologia da controladoria é baseada no processo de controle, através de padrões de qualidade previamente estabelecidos, focado no planejamento e orçamento traçados pela organização. No entanto, todos os membros da organização devem estar envolvidos, desde os níveis mais altos até os operacionais. Desta forma, a controladoria presta contribuições importantes ao progresso organizacional, possibilitando o equilíbrio da organização diante das dificuldades existentes no seu ambiente operacional. Para tanto, os princípios da controladoria formam a base principal para sustentar as ações que conduzem os trabalhos de controle. Dessa maneira, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Iniciativa.
II- Visão econômica.
III- Visão para o futuro.
IV- Oportunidade.
V- Liderança.
(    ) Antecipa e prevê problemas no âmbito da gestão econômica global, fornecendo a gestão informações necessárias nas áreas de interesse.
(    ) Apreende os efeitos econômicos das atividades exercidas em qualquer área. Sugere alterações que otimizem o resultado econômico global.
(    ) Analisa o desempenho e resultados passados para implementar novas ações.
(    ) Fornece informações em tempo hábil a realizar alterações de planos ou padrões.
(    ) Conduz a realização de tarefas de forma eficiente e eficaz para que a organização atinja seus objetivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/afinal-o-que-e-controladoria/45660/. Acesso em: 6 nov. 2018.
A
II - I - IV - V - III.
B
I - II - III - IV - V.
C
V - II - III - I - IV.
D
IV - V - I - III - II.
4Para o exercício da profissão contábil, é necessário observar o código de ética, cujo objetivo é fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas. Sobre uma situação demonstrativa de um comportamento ético do contador, assinale a alternativa CORRETA:
A
Renunciar às suas funções, ao perceber a ocorrência de desconfiança, por parte de seu cliente, sem prejudicá-lo.
B
Emitir parecer favorável de auditoria a uma empresa, sem a realização de testes suficientes para fundamentar a sua opinião.
C
Publicar, no sítio do seu escritório de contabilidade, artigo técnico, sem citar a fonte consultada.
D
Assinar os balanços de uma empresa, elaborados por profissional não habilitado, sem orientar, sem supervisionar e sem fiscalizar sua preparação.
5Apesar de a controladoria possuir uma abrangência maior e menos específica que a auditoria, ela é um grande elemento de ajuda à gestão. Por meio de seus métodos de controle, permite apresentar um olhar mais amplo da gestão e da organização. Considerando as principais funções da controladoria como elemento de ajuda, assinale a alternativa CORRETA:
A
A ferramenta de planejamento de controladoria é peça-chave na análise estratégica das execuções dos processos e operações de uma organização.
B
Por meio de uma adequada coordenação, a controladoria consegue ser um grande elemento de articulação de informações e relatórios necessários à execução orçamentária.
C
Por meio de um adequado acompanhamento e verificação de atividades, a controladoria consegue que a organização possa atingir seus objetivos determinados no planejamento organizacional.
D
Por meio da avaliação, a controladoria faz interpretação de dados, informações e relatórios, objetivando a avaliação e a análise dos resultados.
6A auditoria aborda áreas de atuação que, muitas vezes, ultrapassam os limites das Ciências Contábeis. Deste modo, a auditoria tornou-se extensa demais para que não seja segmentada, apresentando uma série de especializações. Sobre essas especializações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Auditoria interna.
II- Auditoria externa ou independente.
III- Auditoria governamental.
IV- Auditoria operacional.
(    ) Esta auditoria avalia as execuções e os fatos realizados pelas entidades dentro da gestão pública.
(    ) Esta auditoria analisa os objetivos institucionais em função das questões econômicas, de eficiência, de eficácia e de efetividade da execução operativa das entidades.
(    ) Esta auditoria avalia as execuções e os fatos por meio de profissionais liberais ou instituição independente da organização auditada.
(    ) Esta auditoria avalia as execuções e os fatos que já aconteceram dentro de uma entidade; isto é feito por meio de funcionários auditores da mesma entidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
IV - II - III - I.
B
III - I - IV - II.
C
III - IV - II - I.
D
I - III - II - IV.
7Parte do trabalho da controladoria no âmbito público refere-se aos procedimentos de controle dos serviços públicos e dos gastos respectivos na execução destes. Para que este controle interno possa ser executado, é necessário ter componentes de controle tanto contábil como operacional. Sobre os controles contábeis, analise as sentenças a seguir:
I- Faz parte destes controles os sistemas de revisão, aprovação e execução dos registros de vendas e gastos.
II- Faz parte destes controles toda classificação por níveis de funções e graus de responsabilidade dos funcionários das entidades públicas.
III- Deve-se ter um sistema de controle físico sobre os ativos das entidades públicas.
IV- Deve-se ter um planejamento de execução da gestão dos inventários, a se realizar durante o período fiscal.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
Somente a sentença IV está correta.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
As sentenças I e IV estão corretas.
8Attie (2011) apresenta três atitudes da auditoria que formam o pilar da profissão de auditor, que muito embora pode ser predominante em um ou outro auditor, mais complementares em si, e fundamentalmente, habilidades a serem desenvolvidas para eficiência do trabalho e avaliação da auditoria. Com base no conhecimento das três atitudesna auditoria, analise as sentenças a seguir:
(    ) A atitude preventiva se refere a concentração de informações, controles, documentos, que permitem a prevenção ou repressão de erros e ajustes futuros.
(    ) A atitude mental se refere ao conhecimento técnico para análise teórica de fatos e mapeamento de erros e acertos.
(    ) A atitude profissional é o conhecimento técnico e a capacidade de atualização permanente.
(    ) A atitude intelectual é a capacidade de análise crítica e tomada de decisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicações. 6. ed. São Paulo. Atlas, 2011.
A
V - F - V - F.
B
F - F - V - V.
C
V - V - V - V.
D
F - V - F - F.
9Cabe ao auditor e ao administrador estabelecerem um consenso para verificar qual o melhor trabalho de auditoria a ser executado e a sua forma de realização. Contudo, a auditoria divide-se em dois grandes grupos: a auditoria interna e a externa. Sobre a auditoria interna, assinale a alternativa CORRETA:
A
Este tipo de auditoria estabelece o controle das políticas e formas de pagamento às necessidades operativas das entidades.
B
Este tipo de auditoria revisa tanto o cumprimento das normas técnicas como a consecução dos objetivos, assim como acompanha as políticas a serem executadas pela administração da entidade.
C
Este tipo de auditoria estabelece o controle das políticas e formas de relacionamentos com as fontes de financiamentos das entidades, seja este tipo de financiamento vindo pelo orçamento geral ou diretamente dos investidores.
D
Este tipo de auditoria analisa e confere os sistemas de controle das entidades e da administração como um todo, com o intuito de ajudar no aprimoramento normativo das entidades.
10Cabe ao auditor e ao administrador estabelecerem um consenso para verificar qual o melhor trabalho de auditoria a ser executado e a sua forma de realização. Contudo, a auditoria divide-se em dois grandes grupos: a auditoria interna e a externa. Sobre a auditoria externa, assinale a alternativa CORRETA:
A
Neste tipo de auditoria, o grau de independência do auditor é menor, pois só pode observar questões da atividade operativa externa das entidades.
B
Neste tipo de auditoria, o auditor externo desenvolve o trabalho para cada área da entidade a ser auditada que termina em sugestões vinculantes.
C
Neste tipo de auditoria, o grau de independência do auditor é extenso, assim como ela é executada com vigília das normas internacionais.
D
Este tipo de auditoria dá pareceres às atividades e aos objetivos executados durante o período fiscal.

Continue navegando