Buscar

Resenha Psico SUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha crítica: Universalidade, Integralidade e Equidade em Saúde.
	Na constituição de 1988, é assegurado aos brasileiros o direito à saúde em todos os seus aspectos que, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), passa a ser assegurada pelo Estado.
Dentre os princípios do SUS, são destaques: Universalidade, Integralidade e Equidade. Graças a eles, qualquer pessoa pode e deve ter assistência e resolução de seu problema de saúde - independentemente de quão complexa seja sua necessidade – e contar com o amparo necessário à sua condição social e econômica; inclusive, tendo acesso a rede privada, caso o sistema público não contemple a realização dos serviços necessários.
A assistência à saúde proporcionada pelo SUS vai além do atendimento clínico-hospitalar, e perpassa as vigilâncias sanitária, epidemiológica e ambiental; cuidados com portos e aeroportos; tratamento de água; distribuição gratuita de preservativos; construção de praças e academias públicas; serviços ambulatoriais e até mesmo, dentro dos planos de saúde particulares.
O atendimento nas Unidades de Saúde é organizado em três níveis de atenção, respeitando a complexidade do tratamento: Unidades Básicas de Saúde (UBSs – porta de entrada do SUS, atendimentos de baixa complexidade), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs – procedimentos de média complexidade) e os Hospitais de Grande Porte, onde são executadas manobras mais invasivas e de maior risco à vida.
Na área Odontológica, os Cirurgiões-Dentistas integram a Equipe Odontológica com os Auxiliares de Saúde Bucal (ASBs) e os Técnicos em Saúde Bucal (TSBs). Podem estar presentes nos três níveis de assistência, Nas UBSs, com ações de promoção e proteção à saúde; Centros de Especialidades Odontológicas e UPAs, onde são realizados os atendimentos de média complexidade; e o Ambiente Hospitalar, onde serão realizados procedimentos de alta complexidade e promoção e proteção à saúde bucal, bem como prevenção de infecções orais e, consequentemente, sistêmicas de pacientes hospitalizados. Há também a possibilidade do atendimento domiciliar aos pacientes acamados e as Unidades Móveis de Saúde que levam o atendimento odontológico em locais mais acessíveis no dia a dia do cidadão.
Em todas as especialidades, o trabalho de assistir a saúde deve ser feito de forma multidisciplinar, compreendendo o indivíduo como um ser biopsicossocial, bem como a integração dos sistemas corpóreos. Devem ser realizadas ações de acolhimento e escuta qualificada ao paciente a fim de detectar problemas além dos da queixa de saúde e assim, fazer o encaminhamento profissional, caso necessário, para a sua resolução.
Sendo assim, a Universalidade, Integralidade e Equidade, são os fatores que tornam o SUS um sistema Humano e gratuito, o que o referencia e difere de muitos sistemas de saúde ao redor do mundo e que apesar todos os seus problemas, deve ser defendido e mantido. 
@odontocomkarol

Outros materiais

Outros materiais