Buscar

Avaliação Final Laboratório de Texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial (Cod.:687595) NOTA 10,0 ( DEZ)
Língua Portuguesa: Laboratório de Texto (LET45) Verde Correta X
1-Ao desejarmos aprimorar a nossa escrita, faz-se necessário o estudo de alguns recursos que podem compor o nosso texto. Dentre os principais tipos de coesão textual, existe a coesão referencial. Esse tipo de coesão se divide em formas remissivas gramaticais presas, formas remissivas gramaticais livres e formas remissivas gramaticais lexicais. A partir do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As nominalizações e expressões sinônimas são formas remissivas gramaticais presas.
( ) As expressões ou grupos nominais definidos e os hiperônimos são formas remissivas gramaticais lexicais.
( ) Os artigos, os pronomes e os numerais são formas remissivas gramaticais presas.
( ) Os pronomes pessoais de terceira pessoa, pronomes substantivos e expressões adverbiais são formas remissivas gramaticais presas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) V - V - F - F. B) F - F - V - F. C) F - V - V - F. D) V - F - V - V.
2-A sequência descritiva possui algumas características. Segundo Adam (2008), ela se faz presente por meio de determinadas operações, de acordo com o plano de texto. Em outras palavras, a sequência descritiva não tem uma estrutura fixa, ela é gerada por operações de base descritivas. Elas possuem força ilocucionária, uma vez que é um sujeito que realiza a descrição, ação que não é independente de um ponto de vista que pretende levar o interlocutor a aderir ao enunciado proferido. Com relação às características das sequências descritivas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É necessário saber qual é o objetivo do texto, para representá-lo com palavras.
( ) Para que haja uma apresentação de ocorrências assincrônicas, uma não pode ser considerada cronologicamente anterior a outra.
( ) Sua função é proporcionar os aspectos e as propriedades de um ser, num determinado estado, num ponto estático do tempo.
( ) A falta de progressão temporal é uma das distinções marcantes das sequências descritivas com relação às narrativas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V - F. B) F - V - V - V. C) V - F - V - V. D) V - F - F - V.
3-(ENADE, 2008) A respeito do processo de elaboração que resultou no folheto apresentado, julgue os itens que se seguem:
I- A combinação entre o tema, o estilo das ilustrações e a escolha do traçado das letras revela crianças, ou público de baixa escolaridade, como o destinatário pretendido para esse texto.
II- Apesar das poucas marcas de coesão, esse texto respeita as características do gênero textual que representa e atinge o objetivo pretendido: convidar para o festival.
III- Coerentemente com o texto visual, que representa bonecos característicos da arte popular, a linguagem do texto verbal reproduz a linguagem popular, no uso de termos como "entrada franca".
Está certo o que se afirma apenas em:
A) I e II. B) II. C) I. D) I e III.
4-Refletir sobre diferentes fatos linguísticos, reconhecer e analisar a variação linguística em suas diferentes dimensões, bem como reconhecer a natureza dominante de um texto, muito auxilia na compreensão textual. Assim, para que haja a compreensão plena de um texto, necessitamos identificar os mecanismos utilizados para que, dessa maneira, a progressão dos sentidos e a manutenção da coerência sejam garantidas. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os articuladores textuais são um recurso linguístico que promove a conexão de parágrafos, períodos, orações, enunciados, entre outras.
II- Somente funcionam como articuladores textuais os advérbios de texto e outras expressões adequadas que estabelecem tipos de relações semânticas.
III- As palavras podem produzir sentidos diferenciados, dependendo da maneira como estas estão dispostas no texto para o leitor. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e III estão corretas. B) Somente a sentença III está correta.
C) As sentenças I e II estão corretas. D) As sentenças I e III estão corretas.
-5Textualidade é tudo aquilo que faz com que um texto seja um texto e não um amontoado de palavras, frases e/ou orações. Dentre os fatores de textualidade, há a coesão e a coerência e há os denominados fatores pragmáticos por estarem relacionados às situações de significação, ao uso da linguagem em contextos reais de produção de sentido, que são: a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade. Partindo do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Situacionalidade. II- Informatividade. III- Intencionalidade. IV- Aceitabilidade.
( ) Todo texto necessita conter informações e/ou dados acerca do assunto abordado. Por exemplo: se falo sobre o aborto, certamente necessito informar alguns dados aos leitores sobre o assunto. Caso não isso não aconteça, não é texto.
( ) É essencial ao receptor ou ao leitor do texto. Se minha escrita diz que tiro leite de uma ave e você acha que isso é coerente por algum motivo, está aceitando o meu escrito como um texto. Se você não concorda, o meu escrito, pragmaticamente falando, não é um texto.
( ) Um bom exemplo deste fator é quando um professor indica um tema, o aluno demonstra na sua produção a intenção de elaborar um conteúdo dentro da temática solicitada. Nenhum texto é puro, todos têm uma intenção.
( ) O contexto sociocomunicativo é um fato muito importante para a elaboração da textualidade de um escrito. Por exemplo: preciso escrever sobre a situação política no Brasil. Se meus escritos indicam que vivemos em uma ditadura militar, no momento, estarei escrevendo uma falácia a respeito do assunto, pois nosso processo político subordina-se a uma democracia. Quando escrevo uma mentira que contraria a situação em que a temática textual se insere, meu escrito está, dentro da pragmática, falhando como texto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) I - II - III - IV. B) I - III - IV - II. C) II - IV - III - I. D) IV - II - III - I.
6Para considerar um texto coerente, deve-se, entre outras, recorrer aos seus conhecimentos de mundo, verificando se são compatíveis com o texto apresentado. Além disso, é necessário saber o fator textualidade, a fim de perceber se sua ocorrência afeta a produção de sentido. Dentre os fatores de textualidade estudados, analise as sentenças a seguir:
I- A informatividade relaciona-se com o grau de previsibilidade das informações que constam em um texto.
II- A intertextualidade é a relação que um determinado texto estabelece com outros textos, produzidos em outras situações comunicacionais.
III- A situacionalidade está relacionada com as pretensões do autor/produtor/emissor, com o que ele pretende com aquele texto.
IV- A intencionalidade está relacionada com a cooperação entre o produtor e o receptor do texto, ou seja, com o esforço feito por ambos para garantir sentido ao texto.
V- A aceitabilidade é formada por fatores que tornam um texto relevante para determinada situação de comunicação. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças III e V estão corretas. B) As sentenças I, III e V estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas. D) As sentenças II e IV estão corretas.
7(ENADE, 2012) OS RESISTENTES Não sucumbi ao telefone celular. Não tenho e nunca terei um telefone celular. Quando preciso usar um, uso o da minha mulher. Mas segurando-o como se fosse um grande inseto, possivelmente venenoso, desconhecido da minha tribo. Eu não saberia escolher a musiquinha que o identifica. Aquela que, quando toca, a pessoa diz "É o meu!", e passa a procurá-lo freneticamente, depois o coloca no ouvido, diz "alô" várias vezes, aperta botões errado, desiste e desliga, pararepetir toda a função quando a musiquinha toca outra vez. Não sei, a gente escolhe a musiquinha quando compra o celular? Sei que alguns celulares ronronam e vibram, discretamente, em vez de desandarem a chamar seus donos com música. Infelizmente, os donos nem sempre mostram a mesma discrição. Não é raro você ser obrigado a ouvir alguém tratando de detalhes da sua intimidade ou dos furúnculos da tia Djalmira a céu aberto, por assim dizer. É como o que nos fazem os fumantes, só que em vez do nosso espaço aéreo ser invadido por fumaça indesejada, é invadido pela vida alheia. Que também pode ser tóxica. FONTE: VERÍSSIMO, L. F. Disponível em: <http://www.estadao.com.br>. Acesso em: 12 jul. 2012. Considerando as características do texto acima, infere-se que a crônica
I- É uma composição breve relacionada à atualidade.
II- Realiza uma tradução livre da realidade, frequentemente com humor e ironia.
III- É um gênero literário mais ficcional que opinativo.
IV- É um gênero jornalístico relacionado com os gêneros literários clássicos.
É correto apenas o que se afirma em: A) I e III. B) I e II. C) I, II e IV. D) II e IV.
8Todo discurso é uma prática social. O discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre são tipos de discursos que se inserem no texto narrativo, variando de acordo com a intenção do narrador. A respeito do discurso direto, indireto e indireto livre, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O discurso direto reporta as palavras como foram faladas pela personagem, ou seja, neste tipo de discurso as personagens ganham voz.
( ) No indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala das personagens, ou seja, o narrador conta a história e reproduz fala.
( ) No discurso indireto livre, não há o que delimite abertamente a fala do narrador e da personagem, sendo assim é uma mistura dos outros dois tipos de discurso e as duas vozes se fundem.
( ) As marcas do discurso direto são: uso de verbos de dizer, não há sinais de pontuação que indicam a fala da personagem, mas, sim, uma partícula introdutória (a conjunção que ou se).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) F - V - V - F. B) V - F - V - F. C) V - V - V - F. D) V - V - F - V.
9-O gênero textual é a forma como a língua é empregada nos textos em suas diversas situações de comunicação. É importante lembrar que um texto não precisa ter apenas um gênero textual, porém há apenas um que se sobressai. Os textos, tanto orais quanto escritos, que têm o objetivo de estabelecer algum tipo de comunicação, possuem algumas características básicas que fazem com que possamos saber em qual gênero textual o texto se encaixa. Algumas dessas características são: o tipo de assunto abordado, quem está falando, para quem está falando, qual a finalidade do texto, qual o tipo do texto. Sobre as características e a função social dos gêneros mencionados, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Anúncio publicitário. II- Fábula III- Relato autobiográfico.
( ) Pequena narrativa em que os animais são as personagens protagonistas. Apresenta uma crítica ao comportamento humano por meio da atitude de animais. Esse gênero serve como distração e moralização, pois apresenta determinados valores considerados socialmente aceitos.
( ) Texto com linguagem verbal e não verbal, da ordem do descrever/prescrever, com uso de elementos voltados para determinado público-alvo, cujo objetivo é despertar sentidos ou desejos; apresenta predomínio da sugestão sobre a informação.
( ) Texto com as mesmas características básicas da narração, sem, contudo, apresentar conflito. Tem a função social de representar experiências vividas situadas no tempo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) I - II - III. B) II - I - III. C) II - III - I. D) III - I - II.
10-A narração é um texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um fato, e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre um começo, um meio e um fim. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características do gênero narrativo:
A) O gênero narrativo apresenta um enredo, no qual existe uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax e o epílogo. Os elementos que compõem o gênero narrativo são narrador, tempo, lugar, enredo ou situação e as personagens.
B) No gênero narrativo, há sempre um eu que se expressa, elemento que é responsável pelo subjetivismo atribuído a esse tipo de composição.
C) O gênero narrativo faz referência à narrativa feita em forma de versos, contando histórias e fatos grandiosos e heroicos sobre a história de um povo. O narrador fala do passado, o que justifica os verbos sempre empregados no tempo pretérito.
D) O gênero narrativo é marcado pela afetividade e pela emotividade do clima lírico, sempre relacionado com o íntimo e a introspecção.
11-Ao analisarmos textos, alguns elementos são essenciais. A estrutura, a linguagem, a adequação ao contexto, a seleção lexical e de gênero em relação aos objetivos, a clareza, entre outros. Um dos elementos essenciais é a coesão. Com base nos estudos dos elementos de coesão, avalie as seguintes asserções: I- A utilização de elementos de coesão em textos contribui com uma boa compreensão por parte do leitor.
PORQUE
II- Evita que confusões de interpretação por estabelecer relações entre um elemento e algum outro que seja essencial para construção de significados por parte do leitor.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposta falsa.
C) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
12-São variados os conhecimentos colocados em prática ao ler ou ao escrever um texto. Para que haja o processamento do texto, três são os sistemas de conhecimento que entram em ação: o enciclopédico, o linguístico e o interacional. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) O conhecimento enciclopédico refere-se aos conhecimentos advindos do senso comum - aqueles passados de geração em geração.
B) O conhecimento da gramática e do léxico utilizados para a organização do texto por meios coesivos que a língua põe à disposição faz parte do conhecimento enciclopédico.
C) O conhecimento interacional relaciona-se ao conhecimento das ações verbais, aquele que envolve as formas de interação pela linguagem.
D) Os conhecimentos enciclopédico e linguístico são relacionados às palavras ditas ou escritas no texto, ou seja, a experiência, o conhecimento prévio não são parte destes tipos de conhecimento.

Outros materiais