Buscar

ava etno raciais ll

Prévia do material em texto

UNIP
CONTEÚDOS ACADÊMICOS
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
REL ETNICO-RACIAIS NO BRASIL 
Iniciado	25/08/21 03:34
Enviado	25/08/21 03:43
Status	Completada
Resultado da tentativa	5 em 5 pontos 
Tempo decorrido	9 minutos
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
Correta	Quais medidas protetivas de direitos fundamentais foram adotadas após a Constituição de 1988? Aponte a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
a. Foram adotadas medidas específicas para proteção de segmentos sociais que têm seus direitos fundamentais relegados na sociedade brasileira: crianças e adolescentes, idosos, negros e indígenas.
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Correta	Qual a amplitude da legislação brasileira contra discriminação racial? Escolha a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
d. Pune toda discriminação racial como restrição ao direito constitucional de isonomia de tratamento.
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
Correta	Quais recursos e dispositivos institucionais e legais são disponíveis para promoção de uma política brasileira de igualdade racial? Escolha a alternativa que for correta e mais completa:
Resposta Selecionada:	
d. O EIR, o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), além de medidas legais regulatórias e portarias administrativas.
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
Correta	A Constituição de 1988 alterou em algum aspecto a política brasileira relacionada aos povos indígenas? Escolha a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
e. Sim, foi abandonada a postura integracionista, admitido o direito de preservação da cultura, e de representação em juízo na defesa de interesses e direitos.
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
Correta	Por que trabalho produtivo e rendimento são aspectos críticos nas relações contraditórias entre modo de vida dos povos indígenas e modo de vida da população brasileira não indígena? Escolha a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
b. Enquanto para o povo não indígena, o trabalho é mercadoria (com valor de troca) cuja alienação constitui base do rendimento auferido, o trabalho indígena só tem valor de uso: sua contribuição para a comunidade; o conflito está na coexistência dos modelos de relação econômica: capitalista e não capitalista.
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
Correta	Por que a demarcação de terras indígenas é processo complexo, demorado e cheio de conflitos, se o negócio imobiliário, mesmo em área rural, é realizado com relativa facilidade, mesmo em áreas distantes? Escolha a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
c. Porque a terra, para a cultura indígena, é parte da constituição identitária, (diz-se até que o indígena pertence à terra), enquanto que para a cultura ocidental a terra é bem patrimonial passível de venda.
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
Correta	Tendo em vista a modernidade das leis brasileiras e a radical defesa de direitos que essa legislação democrática representa, como se explica a persistência de problemas e desigualdades que caracterizam a vida social brasileira?
Resposta Selecionada:	
a. Trata-se de uma “modernidade formal ou normativa”, ou seja, a norma é moderna, democrática racional, mas as práticas sociais não observam essas normas, elas reiteram nas diferenciações sociais.
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
Correta	Qual o sentido de “jeitinho brasileiro” como categoria de análise crítica da vida social?
Resposta Selecionada:	
b. Jeitinho brasileiro significa a prática de contornar a norma, obedecendo-a pelo avesso.
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
Correta	As origens africanas distintas correspondem, ou espelham, o que se entende por “africanidades” no Brasil atual?
Resposta Selecionada:	
c. Sim: na cultura brasileira as heranças de África estão presentes, impregnadas na música, poesia, modo de ver, de sentir e de falar, são africanidades.
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
Correta	Diz-se que o povo brasileiro é pacífico e comodista; seriam esses traços culturais incorporados dos aportes populacionais que formaram o povo brasileiro, índios e negros?
Resposta Selecionada:	
b. O brasileiro não é pacifista nem comodista, mas a história oficial não costuma registrar as lutas do povo brasileiro, os movimentos em defesa do petróleo, da democracia, dentre outros.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes