Buscar

Sociologia e Ética para Engenheiros

Prévia do material em texto

· Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Disciplina: Sociologia e Ética para engenheiros
Orientações para elaboração da atividade:
- A cópia de outros textos ou do próprio, quando não referenciadas, farão com que a atividade seja zerada. Evite plágios, pois, além de ser uma prática antiética, impedem seu crescimento intelectual;
Bom trabalho!
Depois de realizar a leitura das aulas 1, 2, 3 e 4, responda as perguntas abaixo com suas palavras.
ATIVIDADE 1 
1. QUESTÃO REFERENTE A AULA 1
Explique com suas palavras qual o objeto de estudo da Sociologia. O objetivo e estudar as relações sociais e as formas de associação com as situações que ocorrem na vida em sociedade.
2. QUESTÃO REFERENTE A AULA 2
Os processos sociais são as maneiras pelas quais os indivíduos e os grupos agem uns sobre os outros, estabelecendo relações sociais. Assim, com suas palavras explique em que caracteriza o Conflito como processo social dissociativo. Ocorre quando a competição torna-se de elevada tensão. É um processo social básico onde, ao final diversas mudanças sociais poderão ocorrer. Esta assume a forma de rivalidade, podendo implicar violência ou ameaça de violência, tendo como fim a destruição do adversário.
3. QUESTÃO REFERENTE A AULA 3
Estratificação social são formas de dividir uma mesma sociedade por critérios econômicos, sociais ou culturais. Aquela em que “são atribuídos diferentes graus de importância às profissões, assim, é comum que os indivíduos que exerçam trabalho qualificado sejam mais valorizados que os que exercem trabalho não qualificado” se trata da estratificação política.
Referente a afirmação acima, responda se é verdadeira ou falsa e justifique a resposta com suas palavras. A afirmativa e falsa pois a estratificação política- indicada pela interferência dos indivíduos nassociedade. Já a estratificação profissional - são atribuidos diferentes graus de importância às profissões, o individuos que exercem trabalhos qualificado sejam mais valorizados que os que exercem trabalho não qualificado.
4. QUESTÃO REFERENTE A AULA 4
Com suas palavras explique como o Direito se manifesta na Sociedade.O direito se manifesta na sociedade tendo em vista seu caráter humano. Tendo em vista regular as ações sociais e tem como função social assegurar o bem estar entre as pessoas.

Outros materiais