Buscar

questões reflexivas -administração enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Como ter visão integral com um trabalho dividido em tarefas? (para o enfermeiro e equipe de enfermagem)
 2. Quais as consequências da divisão entre pensar e executar o trabalho?
 3. Quais os efeitos da administração rigidamente hierarquizada?
 4. Como o método funcional afeta a qualidade da assistência e a produtividade?
 5.Como superar essas contradições?
Respostas
1. Divisão técnica do trabalho e da sua sistematização realizada por Taylor, conhecida como ‘organização científica do trabalho’ (OCT). Estas se evidenciam quando o mesmo é organizado com base no chamado ‘modelo funcional’, no qual o foco é a realização da tarefa distanciando o trabalhador do controle do seu processo de trabalho e da interação com o sujeito cuidado. O trabalho é mais repetitivo, com pouca autonomia e pouco espaço para ações criativas e para participação no processo decisório do cuidar. Aos enfermeiros e enfermeiras cabe o gerenciamento da assistência de enfermagem, com maior aproximação e controle sobre a concepção e o processo de cuidar; e aos demais trabalhadores que compõem a equipe cabe a execução de tarefas delegadas.
2. A divisão do trabalho, portanto, aumenta a produtividade por conta da redução de tempo que os trabalhadores levam para produzir a mercadoria final. Em contrapartida, na maior parte das vezes, o trabalhador não conhece integralmente o sistema de produção, já que torna-se especialista em apenas uma parte dele.
3. Os efeitos negativos da organização do trabalho taylorista/fordista sobre os trabalhadores destacando-se: a fragmentação do trabalho com separação entre concepção e execução, que associada ao controle gerencial do processo e à hierarquia rígida tem levando a desmotivação e alienação de trabalhadores, bem como a desequilíbrios nas cargas de trabalho.
4. Os hospitais tradicionais, normativos e rotineiros por excelência, super estruturado e verticalizado em sua hierarquia, de organização fechada e por isso pouco participativa, impede o desempenho da enfermeira em níveis mais autônomos. Nessa perspectiva, a motivação para a realização do trabalho parece sofrer um profundo abalo, visto que os fatores que dão sustentação a essa motivação não se encontram presentes. 
5. O cuidado de enfermagem como prática social empreendedora, pode ser evidenciado nos mais diferentes movimentos e espaços de atuação profissional do enfermeiro. Pode ser evidenciado nos espaços múltiplos da organização social do cuidado, na dinâmica organizacional, por meio das competências humano interativas e competências técnico-políticas do enfermeiro, bem como no confronto com as contradições sociais emergentes. Confrontar-se com as contradições sociais emergentes, faz referência à necessidade de "entrar na realidade e indignar-se", isto é, à necessidade de compreender e respeitar a complexidade da realidade da forma como ela se apresenta. Significa descobrir a organização específica de cada indivíduo e comunidade, potencializá-la e apoiar-se nela para promover as práticas de saúde.

Outros materiais