A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Atividade 2 - Nota 10

Pré-visualização | Página 1 de 3

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A formação docente é um assunto que desperta muitas opiniões. O escritor António Nóvoa, com livros publicados em diversos países, especialista nesse tema, defende que a formação docente deve ser pensada “como um dos componentes da mudança, em conexão estreita com outros setores e áreas de intervenção, e não como uma condição prévia de mudança”.
É possível encontrar na LDB uma consistente definição sobre as necessidades de formação de docentes que atuam na EJA, tanto nas licenciaturas quanto nas capacitações ao longo do exercício profissional. Um outro aspecto a ser levado em consideração, nos empenhos em prol da formação docente, é a valorização da própria escola ao estimular cada um dos docentes, oferecendo consistentes formações.
NÓVOA. A. Formação de professores e profissão docente. In : NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação . 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 28.
Entre as opções a seguir, identifique em quais delas configuram-se as qualidades que alcançarão a escola em decorrência dessas desejáveis capacitações docentes .
I. Educativa, social, política.
II. Ética, estética, preservação.
III. Gestorial, comunitária, cultural.    
IV. Cultural, ética, ambiental.
V. Gestorial, educativa, social.    
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
IV e V.
	Resposta Correta:
	 
IV e V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: a relevância da formação docente da EJA, encontra-se nos esforços por zelar e investir nas formações inicial e continuada, segundo o 3º artigo da LDB, a fim de garantir a valorização dos docentes da educação escolar, como um modo de promover as escolas brasileiras. A escola deve ser valorizada com as seguintes qualidades: ambiental, ética, estética, educativa, social, cultural, gestorial.
 
@ Resposta incorreta: no 3º artigo da LDB, são definidos os princípios da educação nacional, ocorrendo uma defesa da valorização dos docentes da educação escolar, entre eles estão configurados os docentes da EJA. Entre as qualidades que não se aplicam estão: política, preservação e comunitária. Já as qualidades que estão relacionadas com a valorização da escola são: gestorial, educativa, social, cultural, ética, estética, ambiental.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) presentes na educação brasileira configuram normas obrigatórias, que orientam os planejamentos curriculares nas mais diversas escolas. As diretrizes passam por um longo período de discussão até serem concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), elas precedem a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e são documentos importantes por trazerem as estruturas essenciais às práticas educativas, cabendo à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) especificar conteúdos e competências esperadas.
Qual é a recomendação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação de jovens e adultos sobre a proporcionalidade?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Utilizar os materiais didáticos semelhantes aos matriculados nas outras modalidades de educação básica.
	Resposta Correta:
	 
Utilizar os materiais didáticos semelhantes aos matriculados nas outras modalidades de educação básica.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: a proporcionalidade significa montar e disponibilizar, de modo racional e justo, os componentes curriculares, diante das necessidades específicas da Educação de Jovens e Adultos, com espaços e tempos apropriados e capazes de alcançar práticas pedagógicas que oportunizem aos estudantes da EJA identidades formativas comuns aos outros estudantes da escolarização básica.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Plano Nacional de Educação (PNE) determina estratégias, metas e diretrizes para a política educacional e trouxe esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação. Sobre os marcos legais que referenciam as práticas da EJA, cabe esclarecer que as ofertas, inclusas nas fases da educação básica, poderão estar contempladas em mais de uma das modalidades de ensino. Exemplificamos que entre as modalidades de ensino, da educação brasileira, configuraram as seguintes: “Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação, Escolar Indígena, Educação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, a educação nos estabelecimentos penais e a educação quilombola”.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica . Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica . Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 35.
Há um marco legal brasileiro que estabelece a EJA como uma das modalidades de ensino, enfatizando a garantia de Ensino Fundamental aos brasileiros impedidos de cursá-lo na idade adequada ou que o abandonaram sem concluir. De que referência legal exatamente estamos falando?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A Lei nº 10.172/2001 orienta que a EJA seja encarada como uma das modalidades de ensino.
	Resposta Correta:
	 
A Lei nº 10.172/2001 orienta que a EJA seja encarada como uma das modalidades de ensino.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: a Lei nº 10.172/2001, relacionada ao Plano Nacional de Educação (PNE), determinou que a EJA deve ser vista como uma das modalidades de ensino, nem mais e nem menos privilegiada que as demais modalidades, recomendando que seja dada prioridade aos que não cursaram o Ensino Fundamental  no momento esperado, ou seja, potenciais alunos da EJA.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	É interessante entender que a oferta de EJA aos jovens e adultos presentes nos estabelecimentos penais deverá incorporar importantes orientações como: “ações complementares de cultura, esporte, inclusão digital, educação profissional, fomento à leitura e a programas de implantação, recuperação e manutenção de bibliotecas destinadas ao atendimento à população privada de liberdade”.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica . Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 334. 
Acerca das garantias de direitos, qual é o marco legal brasileiro que foca nos direitos referentes à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, além da convivência familiar e comunitária ?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Estatuto da Criança e do Adolescente.
	Resposta Correta:
	 
Estatuto da Criança e do Adolescente.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) determina direitos alusivos à saúde, à alimentação, à educação, à vida, à cultura, ao lazer, ao esporte, à profissionalização, ao respeito mútuo, à dignidade, à liberdade, à convivência familiar e comunitária. Os direitos à educação são bastante protegidos aos jovens em reclusão, conferidos pela lei, nas instituições públicas.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um perfil ressignificado de docente contemporâneo surgiu por demandas das múltiplas transformações econômicas, tecnológicas e sociais, levando às inovadoras buscas em produzir práticas docentes com posturas mais críticas, reflexivas e em constante produção de novos saberes, com apuradas pesquisas sobre como estar diante dos estudantes, valorizando seus saberes, não restringindo-se a vagos saberes orientados nos conteúdos curriculares.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente . São Paulo: Cortez,1999.
Aqui nos referimos a um ensinamento que não pode ser visto como aprendizado técnico-linguístico, assim como se fosse algo imparcial, também não é uma isolada construção intelectual e pessoal. Devem ser refletidos vários temas, relacionados aos aspectos relevantes como a técnica, a política, elementos lógico-intelectual, afetivos e socioculturais. De que ensinamento especificamente estamos falando?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Alfabetização na EJA.
	Resposta Correta:
	 
Alfabetização na EJA.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: refletindo sobre as práticas alfabetizadoras, na EJA, é indispensável abranger