Buscar

Intermediação Financeira

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE DADOS: ADEMARIO ARAÚJO
INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
 o papel dos conhecidos bancos comerciais e de outros envolvidos no processo de levar os recursos excedentes em poupança para investidores em potencial, por meio de operações de empréstimos e financiamentos.
Há ainda os participantes que se limitam a intermediar a compra e a venda de títulos de renda fixa ou variável, sejam eles de origem pública ou privada.
No Brasil, grandes bancos comerciais estão presentes, sendo dois deles de controle estatal: Banco do Brasil e Caixa Econômica, este é citado aqui como banco devido às suas atividades, que em muito se assemelha a eles. Entre as instituições de controle privado nacional, temos como destaques o Bradesco e o Itaú, cuja concorrência direta de bancos estrangeiros ocorre mediante os bancos Santander e HSBC, além da tradicional presença do Citibank no Brasil.
Essas instituições atuam como bancos múltiplos, cuja organização baseia-se em atuar em várias frentes de produtos financeiros, tais como contas-correntes, serviços de cartões de crédito, débito e saque, cadernetas de poupança e fundos de investimento, além de uma variada gama de produtos de crédito. As características dos bancos múltiplos serão estudadas futuramente.
Em alguns casos, a poupança é diretamente confiada ao investidor ou transforma-se em investimento no momento da transação. Isso ocorre quando investimos em ações de uma empresa ou dela adquirimos títulos de dívida, como debêntures. Tais transações são sempre intermediadas por instituições, como corretoras e distribuidoras de valores mobiliários.
Em ambos os casos, a instituição financeira intermediária é remunerada por seu trabalho. No caso das operações de crédito, tal remuneração ocorre na forma do ganho que ela obtém por tomar os recursos remunerando-os com uma taxa inferior à de quem os empresta, a qual deve proporcionar uma margem bruta que cubra também custos administrativos, impostos e inadimplência prevista. Quando ocorre apenas a junção de compradores e vendedores de ações ou títulos de dívida, a remuneração dá-se usualmente na forma de corretagem, calculada com base em um percentual sobre os valores transacionados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes