Buscar

Paleontologia archossauro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segunda Avaliação de Paleontologia
Aluno: Alisson Pereira Vanzela
TEMA DA REDAÇÃO: ARCHOSAURIA - HISTÓRICO EVOLUTIVO, CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS, GRUPOS RELEVANTES, IMPORTÂNCIA NAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS E GRUPOS QUE PERSISTEM VIVOS.
Podemos observar durante a evolução um grupo muito importante, os Archossauros. Esse grupo permeou durante o período Triássico e foram considerados os tetrápodes mais bem sucedidos na Era Mesozoica, pois eles conseguiram divergir suas espécies e passaram a viver em todos os habitats existentes, desde animais voadores, aquáticos e terrestres. Além de terem sobrevivido à grande catástrofe de extinção em massa tornando-se animais dominantes da era Mesozóica.
O nome Archossauro tem seu significado em base de répteis dominantes, eles são um grupo monofilético de diápsidos que acabou se divergindo em grandes grupos que persistem até os dias de hoje. Eles se dividem em crocodilianos, dinossauros, pterossauros e aves, porém os únicos grupos que ainda persistem até os dias de hoje são os pseudosuchia ou crocodilianos e os ornithodira que seriam as aves, grupos que possuem uma vasta diversidade de espécies na atualidade e que podem medir cerca de centímetros como os beija-flores e até metros como os avestruzes. Além disso, os crocodilianos possuem uma vasta gama de espécies com meio de vida semi-aquático, que na evolução dominou tanto a terra, quanto os mares e rios existentes. Vemos a importância desses grupos atuais sendo considerados verdadeiros fósseis vivos para a paleontologia.
A grande diversidade de Archossauros se diverge tanto em habitat quanto em sua alimentação, que começou como grandes predadores carnívoros e foi evoluindo até espécies herbívoras. Podemos observar essas características presentes inclusive nos grupos que persistiram até hoje, sendo considerados grandes carnívoros como os crocodilianos, além de apresentarem grupos herbívoros importantes para a fauna e flora como as aves, além de muitos dinossauros extintos possuírem essa diversidade na alimentação sendo predadores importantes como o grande dinossauro Spinosaurus aegyptiacuse e alguns outros herbívoros notáveis como o Brachiosaurus. É importante ressaltar, também, que os Archossauros foram os primeiros tetrápodes que dominaram os céus e tiveram representantes voadores como nos grupos das aves e dos pterossauros.
Com isso, analisamos durante a evolução deste grupo características marcantes durante os estudos paleontológicos de seus fósseis que distingue esse grupo dos outros, como a presença de uma fenestra anterorbital entre as narinas e o orbital que é sua característica marcante, além de um terceiro dígito maior, observamos, também, dentes tecodontes serrilhados que podiam ser trocados com o tempo de acordo com estudos, analisamos suas fenestras mandibulares que exerciam uma força muito grande junto aos músculos presentes transformando-os em grandes predadores. Pode-se ressaltar como uma característica importante que determinava a postura das espécies as articulações que podiam ser intratarsal ou mesotarsal. Além disso, vemos a presença de um fêmur sigmoide e 4 trocânters onde fixavam suas musculaturas, e também a presença de osteodermos que caracterizavam suas placas ósseas como as que encontramos presentes em muitos crocodilianos atuais.
Com isso, concluímos que os Arcossauros foram um grupo de répteis extremamente importante na linha evolutiva que proporcionou aos organismos habitarem diferentes nichos ecológicos, principalmente por terem sido os primeiros tetrápodes com a habilidade de voar, e é nesse grupo que encontramos importantes fósseis vivos que ajudam os paleontólogos a relacionar os modos de vida desses animais com os animais já extintos, além de analises tanto morfologicas, quanto anatomicas. Além de terem sido vertebrados dominantes da era Mesozóica e terem proporcionado uma vasta gama de fósseis para estudos, até porque os crocodilianos viviam em um habitat propicio para ocorrer uma excelente fossilização de seus ossos.

Outros materiais