Buscar

Aula 6 - 05-09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Blog: Brazilchinarelations.blogspot.com.br
G1: todo o material. 3 questões para responder 2 – conhecer o pano fundo histórico, análise, não respostas descritivas. – interpretar um fato ou pequeno texto específico.
lista de textos obrigatórios para a prova. Ter noção das eras e pensar sobre a relevância dessas temáticas para as RI. 
- A Grande Marcha e Ver. Cultural: eventos de grande peso cultural e político. –
A Grande Marcha na verdade, consistiu em várias marchas, as forças comunistas estavam geograficamente espalhadas pela china, a medida que o exército de Chiang kai-shek ia implementando a política de extermínio dos comunistas eles foram se espalhando. Parte dos comunistas vai optar pelo confronto direto com as tropas de Chiang kai-shek (desastre total- exército sofisticado e organizado – enfraquecido pela invasão japonesa, mas superior); outra parte dos comunistas: outra tática: atravessar todo o território chinês e resolvem se reunir em shanxi (montanha do oeste) onde tentam reestruturar as forças comunistas – se recompõem de forma a conseguir vencer várias batalhas contra o nacionalistas. A tática comunista foi uma mistura de estratégia de guerrilhas e foi produto de uma grande mobilização ideológica junto a população rural. Quando os comunistas atravessam o território, trazem uma mensagem de esperança revolucionária – a ideia de que o camponês poderia participar da Rev. em grande escala levou muitos chineses a, nessa marcha, aderirem a causa comunista. 
A principal Grande Marcha foi liderada por mao tsé-tung e Deng Xiaoping – levou cerca de 20.000 comunistas até shanxi – dos 80.000 apenas 20.000 conseguiram chegar – atravessaram cerca de 8000 km ao longo de um ano inteiro até shanxi. Com a vitória comunista que se segue, um episódio desses vai ocupar um espaço muito importante na construção da história e da identidade chinesa. – na produção da liderança do partido comunista não apenas desses 2 maiores líderes, mas também de outras figuras: Zhou Enlai: no final da Rev. Cultural, que representou o fechamento da China (perspectiva voltada para questões ideológicas isolacionistas), ele trabalhou pelo reestabelecimento das relações da rep. Pop. da China com outros países, principalmente países da África.
Durante a Grande Marcha, há um recrutamento de comunistas que vão aderir à causa comunista: é a chegada de uma grande nova ideia. É uma ideia revolucionária para o indivíduo - dá poder ao camponês isolado da época. Grande Marcha Consolidou a liderança do partido comunista – a chamada velha guarda – basicamente 7 indivíduos que vão elaborar o projeto de nação que vai durar cerca de 50 anos: sistema econômico, social e cultural totalmente diferente do que havia lá antes. 
A invasão japonesa, que começou pela Manchúria e se estendendo pelo Sul da China, tendo como auge o massacre de Nanqim. Os japoneses elaboraram políticas formais extremamente cruéis. Além desse massacre, há provas de que fizeram experimentos humanos com armamentos biológicos em fábricas ao norte de Pequim. Isso data de 37/38. – isso era grande desafio a liderança comunista. 
A entrada dos japoneses na Manchuria e sua vinda para o sul da china provoca grnades migrações internas na china – esse desequilíbrio vai facilitar também o fortalecimento das forças comunistas – que vão ganhando peso a medida que as pessoas veem suas vidas completamente transformadas.
Após a derrota dos japoneses durante a 2ª g.m., a frente de unificação entre nacionalistas e comunistas se dissolve e a guerra civil é detonada.
Os EUA tentaram negociar um acordo entre nacionalistas e comunistas – tentativa fracassa e é a semente de um antiamericanismo que floresce nos próximos anos. -> se “mete” em questão nacional.
A g. civil termina em 46 – comunistas derrotaram os nacionalistas em várias batalhas – principalmente na Manchúria após a saída do japão.
 Apesar da afinidade ideológica entre os comunistas e a URSS, a URSS já se preocupava com a política de Détente com os EUA – deu apoio aos nacionalistas e ao comunistas: reconheceu o gov. nacionalista e tentando facilitar as ambições comunistas. Após a proclamação da Rep. Pop. da china , aí os soviéticos vão declarar seu apoio incondicional ao partido comunista. Durante a gf, apesar da afinidade ideológica, a relação da china com a URSS era bem mais complexa – a relação era muito tênue, e com Kruschev no poder, acabou se desintegrando. 
Mao Tse Tung proclama a república no centro da cidade proibida – centro do poder imperial. Mao Tse Tung se torna uma espécie de imperador ideológico da china durante aquela era.
Chiang Kai-Shek leva os nacionalistas consigo, todo o ouro armazenado da China e também leva para Taiwan o que restava das forças aéreas chinesas.
O estado da china na proclamação da república: sem reservas, produção agrícola baixíssima, produção industrial estava aproximadamente metade dos níveis pré-2ª gm, instabilidade social extrema e novo antagonismo com os EUA. – EUA se intrometeu belicamente na região: fazendo bloqueio naval na ilha de Taiwan, cujo território a rep. Pop. queria retomar. China começou a ser vista como ameaça vermelha (era época do comunismo visto como ameaça); EUA começou a ser visto como opositor.
Há um início de um antagonismo muito forte que só será superado por um grande esforço diplomático de ambas as partes.
Rep. Popular começa com caos, fragilidade econômica e social e um desnorteamento cultural – grande ambição dos comunistas ao fundar a rep. Popular da china: acabar com o caos, ativar com a economia, acabar com as grandes disparidades sociais e sobretudo, querem implementar o comunismo. 
A grande preocupação do part. Comunista não é com as relações internacionais – o controle dos comunistas é tênue. – ainda há inteligência do partido nacionalista no território e ainda há também grupos com viés nacionalista, com ambição de fundar republica no modelo europeu. Todos os desafios dos anos 50 são em âmbito doméstico. Querem, de maneira geral, consolidar a unificação da China.
A fundação da Rep. Popular foi unir a China sob um governo. Estabelecem um controle ideológico muito rígido (controlar ideias revolucionárias) – surge porém, uma grande divisão dentro desses 7 líderes, divisão diz respeito à como líder com os líderes intelectuais, jovens e inteligência. – tradição de críticas: mao propõe uma grande campanha: a campanha das 100 flores – Mao Tse Tung convidou os estudantes e os intelectuais a criticarem o partido comunista, argumentando que essas críticas seriam construtivas. Ele, pessoalmente, incentivou os professores e alunos a pendurarem aqueles pôsteres de críticas - esse grande movimento acabou sendo uma estratégia de identificação dos focos de resistência. O que acabou acontecendo, - Ele temia a resistência dos intelectuais: ele convenceu o resto da liderança do partido comunista a não apenas identificar esses intelectuais e seus alunos, mas a rotular cerca de 300.000 intelectuais e alunos de LIBERAIS (opta pelo caminho capitalista – é um rótulo que estigmatiza e deixa vulnerável às políticas mais extremas) – Houve um extermínio indireto: foram enviados a campos de trabalho forçado (os que sobreviveram ficaram por cerca de 20 anos). Ele convidou a fazerem críticas políticas, literárias e artísticas.
Campanha de 100 flores é o 1º grande episódio de tentativa de censura – censura bastante violenta, não apenas aos intelectuais, mas também aos estudantes. 
No que diz respeito às políticas econômicas, era um desafio gigantesco: país continental, desigualdade extrema, fome endêmica em algumas regiões, os comunistas vão tentar dar alguns passos iniciais. Vão implementar a planificação da economia: primeiro passo: metas que serão estabelecidos : quem precisa do quê e pra quem deve ser alocada a produção e serviços – isso depende da coleta de dados. Para começar esse planejamento, começam a reorganizar a sociedade: estruturam vilarejos em comunas, política de extermínio dos latifundiários (para estabilizar estrutura social) - o 1º plano chinês é razoavelmente bem sucedido:como estava começando do 0 nas produções rural e urbana – houve um aumento da produção que deve-se não às políticas dos comunistas, mas pelo fato de haver acabado à guerra. O fator da ideologia entra com força: A china, muito voltada para si própria, começa a ter visões competitivas (urss, eua, europa - prosperidade) Começa a formular ambições nacionalistas econômicas. Mao Ste Tung: Grande Saldo adiante: política econômica extrema. A grande ambição, além de projetar a China, era resolver o amplo problema da china: fome. Esse movimento de criação de comunas foi implementado de uma maneira totalitária e de forma autoritária. Cada comuna informaria ao governo provincial suas necessidades – e o gov. estabeleceria as cotas de produção daquela comuna. A inspiração dessas políticas era soviética. 
A mitologia da formação, a Grande Marcha, serviu para unir a população nessas comunas. É preciso convencer as pessoas de que elas passarão por grandes mudanças, mas que o resultado será bom. 
Fornos de fundos de quintal: cada família ou cada unidade de trabalho era encarregada de achar todo o material pra produção do aço que fosse possível. Famílias construíram forno de aço. Reforma agrária feita em todo nível nacional – não restou um latifundiário. 
Os soviéticos enviaram técnicos para ajudar na reorganização social – A inspiração era no modelo soviético. Em 1960, de repente, a URSS chama de volta todos os especialistas. – as relações entre a China e a URSS se deterioram. Outros fatores também: Kruschev era mais moderado, foi trabalhando uma aproximação/ coexistência pacífica com os eua. Mao Tse Tung não gostou dessa postura. A URSS havia prometido a china um protótipo de bomba nuclear: Soviéticos perceberam que apesar de muito frágil, a China tinha um potencial muito grande – por pressão também americana, os russos não entregaram o protótipo nuclear chinês. A China continua com seu programa nuclear, mesmo sem assistência soviética. – A china já estava bem mais avançada no programa nuclear do que havia demonstrado à união soviética. 
Resultados do Grande Salto Adiante: Fome – estimativas entre 30 e 60 milhões de chineses morreram de fome em 3 anos. – era muito ambicioso: a china não seria um dos principais produtores agrícolas e de aço em 5 anos; é muito difícil determinar quem precisa o quê (o sistema de alocação e distribuição era muito difícil de fazer em um território de maneira rápida); falta de capacidade de coletar dados e planejar políticas de distribuição que correspondessem às respectivas demandas. Não foi por falta de adesão: mobilização nacional muito grande – falta de capacidade e competência – china estava tentando implementar uma grande ficção de que iria do marco zero à uma grande potência de produção em tão pouco tempo. Turbulência muito grande: reforma agrária e necessidade de aumentar muito produção de alimentos. Outra consequência do grande salto adiante: composição e papel do partido comunista: mao tse tung perde demissão como chefe de E mas se mantém na chefia do partido comunista – corrosão do poder pessoal de mao tse tung -> reação dele será a Rev. Cultural. – acaba de provocar talvez 60 milhões de mortes, você é posto pra fora da chefia de facto e o que faz: culto a sua personalidade: lança livro vermelho – convenceu a juventude chinesa a exterminar o que sobrava dos intelectuais, fecharam e destruíram as escolas, universidades, templos e quase tudo que era histórico: os 4 contras: contra costumes antigos, hábitos antigos, cultura antiga e pensamento antigo. Objetivo era destruir todo o resquício material e ideológico das eras passadas – a China hoje em dia tem muito pouco do legado histórico arquitetônico : os grandes templos e monastérios foram destruídos, as grandes porcelanas, manuscritos, bibliotecas, etc. Crianças eram incentivadas a deixarem suas famílias, tinham passe livre no sistema ferroviário do país, objetivo era mobilizar as massas para ir destruindo todos esses focos de herança intelectual e ideológica. Geração perdida: não frequentou escola, universidade – só orientação ideológica. Muitos foram enviados para campos de trabalho forçado. Caos social como jamais visto. 
Líderes que se opunham a Mao conseguiram convencer os outros líderes da velha guarda, inclusive Zhou Elai, a colocar Mao para escanteio – não queriam manchar a imagem, era muito importante para a mitologia do partido comunista – No final da ver. Cultural, a gangue dos 4: a esposa de mao, o chefe das forças armadas, etc. Foram julgados pela Rev.Cultural: julgamento aberto: esse tipo de concentração de poder carismático não era mais aceitável.
Com a Rev. Cultural (início dos anos 60/64~69) que foi um movimento popular tão extremo, uma classe social foi exterminada.
Rev. Cultural: manipulação desse fator ideológico combinado com o grande carisma pessoal de Mao – um culto a personalidade que se traduziu em políticas muito extremas.
Com a morte de Mao, Deng Xiaoping vem ao poder. Não era uma figura carismática, tinha perfil mais tecnocrata. – partido comunista se deu conta de que o poder se tornava muito precário quando focava em figura carismática. – abertura para reformas, conduzido para um novo sentido. Sabia-se os perigos de se fomentar o poder em uma só pessoa.

Outros materiais