Buscar

Aula 8 - 12-09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 12/09/12 - China
Presença da China na África
Início do programa nuclear chinês que tem maior influência na entrada da China no CS.
- Pq Zhou Enlai foi para a África?
A partir dos anos 50, sob a direção de Zhou Enlai, o pai da pol. Ext. da RPC havia um descompasso entre a retorica da liderança do Partido Comunista e a prática do que Zhou Enlai fez na prática
Retórica: Fomentar a luta marxista /maoísta, alimentar focos de solidariedade para uma revolução que não teria fronteiras geográficas – revolução global nos moldes maoístas
Na verdade, Zhou chegou na África usando dois chapéus: um chapéu era o do diplomata – ir a África é um marco na diplomacia chinesa – primeira vez que a china buscou de forma sistemática apoio fora da esfera de influencia da URSS - foi o início de uma meta estratégica de fortalecer influencias em um 3º continente. – Busca por influ~encia e aliados foi se traduzindo dentro da ONU na questão do CS, em que Taiwan é quem tinha o apoio dos Eua – todo ano os eua tentava bloquear a entrada da RPC. Um dos principais fatores na mudança de direção do apoio americano foi a estratégia de Zhou Enlai bem sucedida. A liderança desse apoio a participação da China na ONU e do CS foi da Albânia – grande número de países africanos aderiram a esse movimento.
O segundo chapéu era o do guerrilheiro – apesar da retórica de apoio a ver. Marxista – o que ele foi fazer não tinha tanto haver com ver. Maoísta, era a luta contra o imperialismo, a favor da independência – viés muito menos ideológico do que no discurso. Um cálculo nos moldes realistas: muitos países que ainda estavam sob domínio europeu, se se tornassem independentes com apoio da China, a apoiariam no âmbito da ONu. China deu apoio a guerrilhas e lutas de independência – o objetivo era independência, claro, com simpatia ao regime chinês. Isso fazia parte dessa vontade de encontrar um 3º caminho. Não se deve superestimar essa estratégia: dada a falta de coerência da pol. Ext. da China, isso (3º caminho) foi um resultado, e não um objetivo.
Havia uma série de objetivos específicos – mas não exatamente um grande objetivo.
Artigo de “Haukerend”: analisa conjuntura naquela época. Não é uma análise de depois, é texto histórico. 
Na China, era um período de grandes experimentos sociais – a atenção da liderança estava muito voltada para questões domésticas. Zhou Enlai teve muita iniciativa, viu que a China precisava de uma atuação internacional. Nunca houve uma tentativa substantiva de fortalecer a ver. Maoísta em grande escala na áfrica – a china poderia ter investido isso, como fez a URSS, com postura muito mais agressiva. O discurso chinês era agressivo,mas na prática não foi o que aconteceu – era mais um jogo que tinha haver com o CS e dar continuidade a Conferência de Bandung: entre países africanos e asiáticos: 1955: percussor do movimento não-alinhado. Funda o movimento não-alinhado foi em 1961. Em Bandung, o grande objetivo explícito era fomentar a cooperação entre as duas regiões e fortalecer o movimento contra o colonialismo. 
Com esse movimento não-alinhado há o anúncio desse discurso explícito de se encontrar uma 3ª via que não tinha haver nem com EUA nem com URSS – tentativa de alterar cenário da GF através de multilateralismo. 
Quando houve o esfriamento das relações sino-soviéticas, Zhou Enlai fortaleceu o discurso que o maoísmo é um novo caminho, não o mesmo do marxismo. Diferença entre vertentes: Lenin pega a teoria de Marx e relaciona o imperialismo com o capitalismo – rompe as barreiras fronteiriças. Internacionaliza a revolução: entende capitalismo como criação de reservas de mão-de-obra barata – imperialismo como expansão necessária ao crescimento do capitalismo. Imperialismo: abertura forçada para beneficiar a metrópole – lenin tem esse viés internacional; o maoísmo é mais voltado para questões domésticas, tem enfoque também na figura de mao como líder revolucionário. Isso vai se traduzir um pouco na escolha da China de quem vai apoiar na África: apoia movimentos predominantemente rurais. – há diferenças ideológicas entre as 2 vertentes – com o esfriamento das relações, essas diferenças são magnificadas no discurso e na prática. Na china, o papel dos intelectuais no maoísmo é nenhum, é apenas o líder mao. Na URSS não, há espaço para intelectuais, mas com visão compatível. ;;; URSS com muito receio de revolução e independência – agregava muitos territórios étnicos, culturais e linguísticos diferentes.
A China, durante essa época, começa a se posicionar de uma maneira não muito coerente, como uma voz para os marginalizados – retórica que a china tenta retomar durante os anos 90, mas não tem boa receptividade, fica claro que a presença já tinha haver com busca de recursos naturais e preocupação geoestratégica.
Mao não tinha interesse internacional – deu muita liberdade para Zhou formular e conduzir essa política. A visão de Zhou Enlai foi, apesar dos interesses e retórica voltada pro doméstico, era fundamental pra China buscar aliados. – Foi uma 1ª tentativa de conseguir apoio no exterior sem alterar essa retórica maoísta que era basicamente doméstica, já com laços afrouxados com a URSS- isso foi antes da aproximação com os eua.
- Estratégia nuclear: China explodiu sua 1ª bomba em 64 na Manchúria – pegou a todos de surpresa – ninguém achava que a china tinha capacidade de processar uranio – achava que dependia do envio do protótipo pela urss – a URSS negou esse envio e isso marcou o rompimento das relações. Surpreendeu a todos. É difícil você avaliar o nível de avanço e sofisticação de um programa nuclear. Parte da razão pela qual a URSS retirou seus especialistas e o apoio a China, se deve ao apoio a Índia – o antagonismo se traduz depois pelo campo nuclear. 
Filme: team américa – dos criadores do South park.
PROVA: 
Algumas dicas de organização do material: temos estudado praticamente 3 períodos: pré-1911 (sistemas mundiais como marco teórico, perspectiva nos faz lembrar que a atual ascensão da china não é a 1ª vez que a china assume posição de protagonismo a nível global – na rota da seda a china estava interligada as grandes civilizações europeias através de rotas comerciais e culturais, ideias. O budismo foi da índia pra china. Intercambio – ascensão contemporânea da china (um dos 1os artigos: não é ascendência da china, é a reemergência da china) – preocupações históricas da china em termos de defesa, formação do território)
Para cada desses grandes períodos, se o nossos objetivo principal é entender não apenas a polç. Ext. da china mas o papel da china no cenário internacional – temos sempre que entender a articulação entre fatores domésticos e fatores exteriores. Visão realista: o cenário int. e os superpoderes vão estabelecendo os parâmetros geopolíticos e geoestratégicos dentro dos quais grupos chineses vão formulando a política externa. – é sempre uma interação. É importante essa base histórica.- Fatores internos e externos que contribuíram para grandes tradições.
Não quer lista de fatos e questões históricas, quer análises – tem várias formas de interpretação histórica. Um argumento requer que você conheça variáveis e que você explique pq acha dois fatores principais – resposta tem que ter elementos de análise.
Não há nada na prova que não tenha sido discutido em sala de aula. 
1 – até 1911 (final da china dinástica – dinastia qing acaba)
2- 1911 ~ 1949 (até fundação da RPC)
3- 1949 ~ 1978 (morte de mao e a disputa pela sucessão pelo poder) – em 78 dan xiao ping consegue manipular a gangue dos 4. 
- Importante mostrar que leu os materiais – saber o argumento/ tema geral de cada texto.

Outros materiais