Buscar

aula_1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PROF. LUIZ BELMIRO 
BEM-VINDO À DISCIPLINA
ANÁLISE FINANCEIRA 
AULA 1
*
*
ANÁLISE FINANCEIRA – AULA 1
AULA 1
Nesta aula será contextualizada a organização empresarial no seu ambiente, sendo abordada a visão sistêmica da empresa, a concorrência, o mercado e a função dos sistemas contábeis nesta conjuntura, bem como as principais estruturas organizacionais (societárias e individuais). 
*
*
ANÁLISE FINANCEIRA - INTRODUÇÃO
O homem constitui diversas organizações sociais: industriais, comerciais, financeiras, recreativas, desportivas, religiosas, familiares, estatais, etc. 
Os benefícios gerados tanto podem ser de natureza material (bens, serviços, riqueza), quanto não material (de ordem afetiva, intelectual, moral, religiosa, cultural, etc.), mas sempre revertem ao homem, o que as caracteriza como sociais.
AULA 1
*
*
Ao mesmo tempo, essas organizações podem ser consideradas entidades econômicas, adquirindo, consumindo, produzindo e distribuindo bens e serviços. 
São sistemas abertos, ou seja, conjuntos de partes inter-relacionadas com um fim comum e que interagem com o sistema econômico e social onde estão inseridas.
Estas organizações formam-se individualmente ou por grupos de pessoas (físicas ou jurídicas) que se unem e se estruturam com um fim comum. No regime capitalista esse fim, normalmente, é o lucro.
AULA 1
*
*
Dessa forma, para que haja circulação dos bens e serviços, as organizações interagem com complexas estruturas organizadas chamadas de Mercados.
Esses mercados, normalmente, comportam-se baseados em leis que variam em função da organização do sistema econômico e nos usos e costumes da comunidade social onde ocorrerão as transações. Quanto maior a estrutura social, maior o volume e a complexidade das estruturas de mercado, e maior será a competitividade entre os participantes desse mercado.
 
AULA 1
*
*
AULA 1
A Análise Financeira apresenta-se como um importante elo do processo decisório, buscando respostas, através dos modelos analíticos dos relatórios contábeis obrigatórios e não obrigatórios, aos seguintes questionamentos:
Como a organização está em relação ao seu mercado setorial?
Como a organização está realizando seus investimentos?
Como está captando recursos e qual o seu nível de endividamento?
Quais os riscos envolvidos no desenvolvimento dessas atividades e qual no seu grau de liquidez?
*
*
A rentabilidade e lucratividade são adequadas à manutenção da atratividade dos investidores, à garantia de sua continuidade e ao seu crescimento econômico?
Com relação à gestão do capital de giro: que volume de recursos e timing de fluxos de caixa, a organização deve manter para saldar suas obrigações e aplicação de recursos?
Quais são as expectativas futuras da organização?
AULA 1
*
*
ANÁLISE FINANCEIRA – DIAGRAMA DE VISÃO EMPRESARIAL
AULA 1
EFICÁCIA
CONTINUIDADE
EFICIÊNCIA
*
*
ANÁLISE FINANCEIRA – CONCORRÊNCIA E CONTINUIDADE
A Análise Financeira é um importante elo do processo decisório, buscando respostas, através dos modelos analíticos dos relatórios contábeis obrigatórios e não obrigatórios;
A condição para que uma organização mantenha-se viva e saudável é a que o valor econômico (de troca) dos produtos e serviços gerados (receitas) seja suficiente para repor, no mínimo, o valor dos recursos consumidos para obtenção destes produtos e serviços – o lucro é imprescindível a sobrevivência organizacional.
AULA 1
*
*
Os resultados econômicos e financeiros determinam condições de continuidade, refletindo níveis de eficácia, que se referem ao cumprimento da missão, num ambiente dinâmico, que interfere em seu estado e funcionamento.
A concorrência, o desenvolvimento tecnológico, as influências governamentais, as condições setoriais e macroeconômicas (inflação, taxas de juros etc.), o comportamento dos consumidores e fornecedores, bem como a cultura das pessoas que interagem com a empresa, são exemplos de fatores que influenciam permanentemente a situação empresarial, em seus aspectos físicos, financeiros, mercadológicos, patrimoniais e outros. Esses fatores podem constituir oportunidades ou ameaças à sua sobrevivência .
AULA 1
*
*
ANÁLISE FINANCEIRA – MERCADO
MERCADO: é qualquer local onde se efetuem transações de compra e venda ou troca de ativos. Entretanto, nas concepções mais modernas os mercados transcendem o aspecto geográfico, tendo em vista as facilidades oferecidas pelos recursos tecnológicos.
AULA 1
*
*
ANÁLISE FINANCEIRA – ECONOMIA E CONTABILIDADE
A Economia é a Ciência que estuda todas as atividades e sistemas de troca, enquanto a Contabilidade é a responsável pela organização, controle e evidenciação das transações realizadas nestes sistemas. Juntas, Contabilidade e Economia, formam o arcabouço das decisões nas organizações empresariais.
AULA 1
*
*
ANÁLISE FINANCEIRA – MERCADO E CONTABILIDADE
AULA 1
*
*
ANÁLISE FINANCEIRA – ÓTICA ECONÔMICA
Define o tipo de atividade que a organização desenvolve no sistema econômico, divididas em quatro setores: 
Setor Primário – atividades relacionadas o cultivo e exploração do solo e de extração mineral; 
Setor Secundário – atividades relacionadas à transformação de produtos, ou seja, industrial; 
AULA 1
*
*
AULA 1
Setor Terciário – atividades relacionadas à atividade de comércio e prestação de serviços; 
 Setor Quaternário – atividades relacionadas à robótica, cibernética e telemática, com ênfase na informação que vem crescendo de importância a cada dia, sendo prioritário para o desenvolvimento estratégico e sustentado das organizações. 
*
*
SÍNTESE DA AULA 1
Os objetivos de uma organização empresarial são econômicos, sociais e próprios relacionados a cada tipo organizacional e perfil gerencial dos administradores. 
Os objetivos econômicos e sociais incorporam a adequada seleção e administração de fatores da produção que minimizem seus custos e maximizem seus resultados .
AULA 1
*
*
AULA 1
Os objetivos próprios incluem-se os que têm uma dependência maior do perfil dos administradores do negócio, como por exemplo: níveis de crescimento a serem perseguidos e ampliação dos segmentos de mercado nos quais a empresa atua.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais