Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
Metodologia da história dar arte tema 1 atividades

Pré-visualização | Página 2 de 4

Carvalho, no artigo “Arte-Ciência, religação indispensável para a educação no século XXI”, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), ao promover os quatro pilares da educação para o século XXI em torno de quatro formas de aprendizagem: conhecer, fazer, viver junto e ser, estava imbuída da ideia de que a humanidade não pode ser concebida como um meio de obter lucros e vantagens para poucos, mas como um fim a ser construído por todos e para todos. Contudo, traduzir esses pilares para a sala de aula não constitui uma tarefa fácil. Marque a alternativa que NÃO apresenta obstáculos para que a ideia apregoada pela Unesco se efetive no campo da educação:
Fragmentação do ensino e condicionamento da educação às condições do mercado.
Separação da cultura científica da cultura das humanidades.
Manutenção de certezas reconhecidas pela ciência moderna.
Repetição de atividades para o adestramento do pensamento.
Conexão entre sociedade e indivíduo, consciente e inconsciente, Arte e Ciência.
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "E" está correta.
A busca pela educação que conecta o indivíduo às demandas da contemporaneidade deve se pautar na conexão entre sociedade e indivíduo.
Parte superior do formulário
1. Sobre as agências federais de fomento à pesquisa, assinale a alternativa que traz a associação correta entre agência e respectivo objetivo:
ANPAP − entidade de natureza científico¬-artístico-¬educativa, sem fins lucrativos, que congrega pesquisadores.
CAPES − desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
CNPq – associa professores e pesquisadores dedicados a estudos no campo da História da Arte brasileira e internacional.
CAPES − estimula, por meio de seus colóquios anuais, a divulgação das pesquisas realizadas no Brasil.
FAEB − lidera movimentos em prol das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro na educação brasileira.
Parte inferior do formulário
Comentário
A alternativa correta é "B".
Parte superior do formulário
2. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi fundada em 1808, quando o Príncipe Regente Dom João VI instituiu a Escola de Cirurgia da Bahia − primeiro curso universitário do Brasil. Ainda no século XIX, incorporou a Academia de Belas Artes, fundada em 17 de dezembro de 1877. Sobre o ensino e pesquisa em Artes Plásticas na UFBA podemos afirmar que:
Oferece duas opções de bacharelado (Artes Plásticas e Design) e uma opção em licenciatura (Desenho e Plástica).
Dentre os grupos de pesquisa ativos está o MAMETO, dedicado à pesquisa sobre processos criativos em Artes Visuais.
Em 1978, a instituição implantou o Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.
Em 1968, a Academia de Belas Artes se integrou ao sistema de Ensino Superior da Universidade por meio do Plano de Reestruturação da UFBA.
A Escola de Belas Artes agregou instituições particulares que existiam em Salvador, como o Conservatório de Música e a Escola de Belas Artes Dona Carmen Trápaga Simões.
Parte inferior do formulário
Comentário
A alternativa "B" está correta.
O curso está entre os mais antigos do Brasil e abriga grupos de pesquisa relacionados aos processos criativos. Essa é uma das premissas da Pesquisa em Artes, pois investiga-se não apenas o objeto em si, mas os processos que envolvem sua concepção e construção. É parte dos propósitos da pesquisa nessa área, que busca compreender a gramática das Artes Visuais, por meio de investigações sobre a criação e criatividade.
Parte superior do formulário
3. No Brasil, a institucionalização da pesquisa nas Artes teve seu início na década de 1970. Trata-se de um obstáculo para o trabalho dos(as) pesquisadores(as) nesse campo de conhecimento:
A pouca variedade de temas de pesquisa.
A implementação da Base Nacional Comum Curricular.
O diminuto reconhecimento da Arte como saber científico.
A impossibilidade de escrever sobre processos subjetivos.
A ausência de instituições de ensino em Arte no País.
Parte inferior do formulário
Comentário
A alternativa "C" está correta.
Ao contrário de outras áreas, a área de Artes ainda passa por dificuldades de reconhecimento e de fomento de recursos para o desenvolvimento de pesquisa. Isso se deve à ausência de divulgação, pela comunidade científica de um modo geral, da importância da Arte para a sociedade e, mais especificamente, para a formação do indivíduo. O conhecimento produzido sobre as Artes é tão importante quando outros conhecimentos, como os relacionados à saúde e às engenharias, pois se trata de memória, história, identidade na cultura material de um povo.
Parte superior do formulário
4. Conforme Oliveira e Charreu (2016, p. 372), a “investigação baseada nas artes” é um tipo de investigação de orientação qualitativa que utiliza procedimentos artísticos para revelar aspectos que não são visíveis em outro tipo de investigação, como as experiências de alteridade entre as figuras de pesquisador(a), leitor(a), colaborador(a), e suas próprias interpretações sobre essas experiências. Considerando essa breve conceituação, podemos afirmar que nesse tipo de investigação a Arte é:
O objeto de pesquisa.
O recorte.
Os próprios dados.
O método.
A conclusão.
Parte inferior do formulário
Comentário
A alternativa "D" está correta.
A Arte é o método, pois uma pesquisa em Artes resulta não apenas em procedimentos escritos como também na própria obra de arte. Isso é comum em investigações sobre a produção artística contemporânea, pois cabe, muitas vezes, ao próprio artista – associado a grupos de pesquisa e em programas de pós-graduações – pesquisar sobre sua poética visual.
Parte superior do formulário
5. FUNDEP − 2018 − Prefeitura de Santa Bárbara − MG − Professor – Artes (Adaptado)
“A busca de um ensino de Arte em perspectiva do futuro, contra toda forma de reprodução burguesa e alienante, deve propor um currículo consequente, que alcance a grande maioria da população. Essa ação pedagógica é a luz que enxergamos no fim do túnel – deve nascer do real, sempre de maneira crítica e criativa.”
AZEVÊDO. In: Som, gesto, forma e cor. Dimensões da Arte e seu ensino, 2003.
Considerando as concepções do autor, assinale a alternativa incorreta:
O ensino de Arte de qualidade não deve ser efetivado como um ato político.
O ensino de Arte deve garantir a todos o acesso a conteúdos vivos e concretos, ligados às realidades sociais e suas contradições.
Arte é linguagem de poder e de dizer coisas que não cabem simplesmente nas palavras.
Todas as linguagens artísticas podem dialogar com a política, as ideologias, as ciências, a filosofia e, ainda, com as guerras, as injustiças e, acima de tudo, com o amor.
O ensino em Arte, em sua contemporaneidade, busca englobar métodos formais e não formais.
Parte inferior do formulário
Comentário
A alternativa correta é "A".
Parte superior do formulário
6. Conforme Fortin e Gosselin (2014, p. 1), a pesquisa nas Artes engloba três tipos diferentes de abordagens: a pesquisa sobre Artes, para as Artes e em Artes. Assinale a alternativa que contém a relação correta entre o tipo de pesquisa e seu respectivo exemplo:
Pesquisa em Artes – compreensão de determinada técnica para desenvolvimento de estudos e treinos para aprimoramento de menor impacto.
Pesquisa sobre Artes – compreensão do impacto dos dispositivos eletrônicos entre dançarinos e iluminação.
Pesquisa em Artes – tem por resultado tanto um produto textual quanto uma obra de arte.
Pesquisa para Artes – compreensão da biografia de determinado artista para análise do contexto histórico social da época.
Pesquisa sobre Artes – exclusiva para doutorados, tem por resultado produtos textuais que fazem grande uso de imagens.
Parte inferior do formulário
Comentário
A alternativa "C" está correta.
No campo das Artes Visuais, diferentes abordagens contribuem para compreensão das obras de arte e objetos artísticos. No caso da pesquisa em Artes, cabe não apenas o trabalho escrito com reflexões, mas também o
Página1234