Buscar

ATIVIDADE A 2 - DIREITO APLICADO A NEGÓCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO APLICADO A NEGÓCIOS
ATIVIDADE 2 (A2)
PERGUNTA 1
“A instituição da Contribuição de Melhoria tem como fato gerador a realização de obras públicas que ocasionam valorização nos imóveis dos contribuintes. Origina-se da máxima de “proibição ao enriquecimento sem causa”, evitando que o particular experimente aumento patrimonial às custas de receitas do Poder Público. O acréscimo de riqueza alcançado pela valorização do imóvel, em decorrência da obra pública, desenvolverá o dever de ressarcimento aos cofres públicos dos custos efetivados”.
NOVAIS, R. Direito Tributário . 3ª edição. São Paulo: Editora Método. 2018, p. 62.
 
Quanto a Contribuição de Melhoria configurada pelo artigo 81 do Código Tributário Nacional:
De acordo com o autor citado, a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
PERGUNTA 2
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também de competência da União, possui finalidade extrafiscal no que tange a atuação do poder público no cenário econômico do país com ações de estímulo ou proteção das atividades financeiras.
 
O Imposto sobre Operações Financeiras possui em seu fato gerador, EXCETO:
possibilita isenções tributárias ou eventuais benefícios de recuperação judicial ou extrajudicia / O registro da empresa tem como objetivo possibilitar isenções tributárias ou eventuais benefícios de recuperação judicial ou extrajudicial.
PERGUNTA 3
No Brasil, o IPI é um exemplo típico de tributo indireto, em que onera a circulação econômica de produtos industrializados. Como incide em sequência, ante a ocorrência de fato jurídico realizado, o constituinte originário estabeleceu o princípio da não cumulatividade no art. 153, § 3º, II da Constituição da República, que a compensação é permitida do que pelo acréscimo econômico for devido do montante já pago nas etapas anteriores.
No que se refere ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é correto o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. De acordo com art. 298, III do Código Civil, se houver morte de seus acionistas, que não importa o encerramento da pessoa jurídica. Pelo contrário, as ações passam a ser de titularidade de seus sucessores. E companhia dissolvida conserva a personalidade jurídica, até a extinção, com o fim de se proceder à liquidação, conforme artigo 207 do Código Civil
PERGUNTA 4
A extinção dos créditos tributários corresponde ao último elemento da relação jurídica, em que refere-se as hipóteses sua extinção, seu fim e seu término.
 
Conforme disposto no artigo 156 do Código Tributário Nacional, correspondem a essa hipótese, EXCETO:
I. as ações e bônus de subscrição.
II. as cédulas de debêntures.
III. as notas comerciais
Sim, de acordo com a lei 6.385/76 diz que as ações e bônus de subscrição, cédulas de debêntures e notas comercias são valores mobiliários considerados títulos de Sociedade Anônima.
Pergunta 5
“A sociedade em conta de participação é uma sociedade que só existe entre os sócios, sendo inexistente para terceiros, mas isso não impede que terceiros tomem conhecimento da sua existência, pois não é algo tido como um segredo absoluto. Mesmo assim, há quem a chame de sociedade em conta de participação de sociedade secreta”.
A partir do texto apresentado, no que tange à sociedade em conta de participação as afirmações, aponte a alternativa correta.
Esta espécie também possui o chamado “patrimônio especial”, que será consubstanciado pela contribuição do sócio participante com a do sócio ostensivo.
De acordo com o Código Civil, a sociedade em conta de participação também possui o “patrimônio especial”, ou seja, o patrimônio que será consubstanciado pela contribuição do sócio participante com a do sócio ostensivo.
PERGUNTA 6
O Sistema Tributário Nacional obedece à regra de recolher tributos para o financiamento do Estado para com a sociedade. Mas antes disso vale ressaltar que “a compreensão sobre a existência da relação jurídico tributária e o dever em arcar com suas prestações exige entendimentos que antecedem ao próprio ramo do direito tributário, requerendo compreensão de aspectos relacionados à atividade financeira do estado e ao direito financeiro”.
NOVAIS, R. Direito Tributário . 3ª edição. São Paulo: Editora Método. 2018, p. 25.
designar o objeto da sociedade. / De acordo com o artigo 1.158 do Código Civil, a sociedade limitada pode integrar ao nome a palavra “limitada” ou a abreviatura “Ltda”; deve sim designar o objeto da sociedade, sendo permitido nela figurar o nome de um ou mais sócios, contudo, desde que pessoas físicas.
PERGUNTA 7
“Em países como o Brasil, nos quais há a clara percepção de que a carga tributária imposta sobre as pessoas é desproporcional aos serviços prestados pelo Estado, os tributos, apesar de compulsórios, geram o senso comum de injustiça, o que poderia levar o cidadão a indagar o porquê de suportar tal ônus sem a devida contraprestação pública”.
CAPARROZ, R. Direito Tributário Esquematizado . 2ª edição. São Paulo: Editora Saraiva. 2018, p. 44.
 
De acordo com o princípio da uniformidade, os tributos devem ser uniformes em todo o território nacional. Contudo à União tratamento diferenciado e personalizado em casa Estado.
De acordo com o princípio da uniformidade, os tributos devem ser uniformes em todo o território nacional. Contudo à União tratamento diferenciado e personalizado em casa Estado. PORQUE
 
Já o princípio da progressividade a alíquota cresce à medida que se eleva a quantidade ou valor da coisa tributada, em contraste com a relação constante dos impostos proporcionais.
Aquelas sociedades não registradas, despidas de personalidade jurídica
 / Considera – se sociedade Jurídica aquelas sociedades não registradas, despidas de personalidade jurídica.
PERGUNTA 8
A definição da competência no direito tributário tem respaldo constitucional (art. 6º do CTN), designando quais entes seriam os competentes para o disciplinamento das espécies tributárias. Essa atribuição genérica de competências será denominada de “competência em sentido amplo” (lato sensu), abarcando todas as funções necessárias ao exercício do poder de tributar concedido aos entes políticos.
 
Após a identificação do sujeito ativo, a relação tributária também é constituída pelo sujeito passivo que tem por características:
O comanditado é apto a administrar e responder ilimitadamente as obrigações da sociedade.
PERGUNTA 9
“O Supremo Tribunal Federal compreende que essas limitações constitucionais ao poder de tributar (princípios e regras) seriam verdadeiras cláusulas pétreas (art. 60, § 4º, IV, da CF), tratando de direitos e garantias individuais do contribuinte, não podendo ser livremente suprimidas (ADI 839-2/DF”
NOVAIS, R. Direito Tributário . 3ª edição. São Paulo: Editora Método. 2018, p. 98.
 
No que se refere aos impostos extrafiscais pode-se afirmar que:
I. Através da celebração do contrato social, os sócios se obrigam juridicamente a transferir para a sociedade os recursos ajustados, subscrevendo o capital social.
II. O capital da sociedade, pode compreender dinheiro ou espécie de bens ou serviços, desde que suscetíveis de avaliação pecuniária.
III. Os sócios apenas participam dos lucros na proporção da média do valor das quotas e é nula a estipulação contratual que exclua qualquer sócio de participar dos lucros e das perdas
É através da celebração do contrato social que subscreve o capital social, pode compreender dinheiro ou espécie de bens e serviços, suscetíveis a avaliação pecuniária e a participação nos lucros é proporcional as quotas e nula a estipulação contratual que exclua qualquer sócio.
PERGUNTA 10
Os impostos tem características, dentro dos sistemas tributários, da espécie mais importante, sendo responsável majoritariamente pela arrecadação dos recursos. Entretanto a Constituição não conceitua de forma específica quais seriam estes possíveis impostos. Mas traz no artigo 16 do Código Tributário Nacional “Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independentede qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”. Os impostos referem-se a tributos não vinculados, seja em razão da sua atividade estatal quanto no que se refere à distribuição dos recursos arrecadados.
 
PORQUE
 
Isso significa dizer que seu fato gerador é não vinculado, ou seja, tem como fato gerador uma situação ou um fato relativo ao particular, como por exemplo ser proprietário de um veículo automotor (IPVA) ou proprietário de um imóvel (IPTU).
 
Em conformidade com o texto proposto, assinale a opção correta em relação as asserções.
Ressalte-se que apesar da regra geral dizer respeito à união de pessoas para consecução das atividades empresariais, ou seja, pluralidade de sócios, exceções há em que uma sociedade empresária poderá ter como sócio uma única pessoa , como é o caso da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada; da continuidade de uma sociedade, por determinado prazo, em caso de redução de sócios a apenas um (hipótese chamada de unipessoalidade temporária); e da sociedade subsidiária integral, sociedade anônima com um único acionista.

Outros materiais